A icônica cerveja Newcastle Brown Ale

06/09/2020 - Cervejarias

151 visualizações

A icônica cerveja Newcastle Brown Ale

Ana Paula Komar
Jornalista, apaixonada por história, curiosa por culturas e apreciadora de boas cervejas!

Depois de três anos aperfeiçoando a sua receita, o coronel Jim Porter lançou, em 1927, a cerveja Newcastle Brown Ale, em Newcastle upon Tyne, cidade da Inglaterra. Logo depois, tornou-se firmemente conhecida como a cerveja preferida do nordeste da Inglaterra e seu status icônico continuou a se espalhar por todo o Reino Unido. 

Timmermans – a icônica cervejaria belga

Em 1928, a cerveja ganhou a medalha de ouro no International Brewery Awards, em Londres.  Desde então a marca não parou de crescer. Inicialmente sua receita foi projetada para atender a demanda dos trabalhadores, porém com o diferencial de ser límpida e brilhante – o que naquela época era incomum, pois a maioria das suas irmãs e primas inglesas eram turvas, escuras e sem brilho. Entre as décadas de 1930 e 1960, ela fez muito sucesso principalmente entre os trabalhadores das minas de carvão.

Além disso, essa cerveja foi responsável por satisfazer a sede de muitos estudantes em todo o Reino Unido, que ascendeu rapidamente de “posição social”, passando de cerveja dos operários para uma cerveja “chique” que hoje, inclusive, aparece em alguns filmes e seriados americanos. 

A estrela azul de 5 pontas

cerveja new castle

Originalmente, a garrafa de Newcastle Brown Ale ostentava um rótulo unicamente oval. Mais tarde, outro arco foi anexado ao topo do rótulo para exibir detalhes triunfantes. O logotipo da estrela azul foi introduzido em 1928, um ano após o lançamento da cerveja e, desde então, foi atualizado para refletir a mudança na geografia de Newcastle. As cinco pontas da estrela representam as cinco cervejarias que fundaram a Newcastle.

Cerveja Newcastle

Esta cerveja especial é uma Brown Ale com 4,7% de teor alcoólico, coloração cobre-escura com reflexos avermelhados e tem espuma bege de boa formação. Conta com aroma floral de lúpulo, caramelo e maltes torrados. Já o seu sabor conta com nuances de caramelo, leve amargor de lúpulo e maltes. A sensação de boca é marcada pela alta carbonatação e final levemente amargo. Harmoniza bem com caldos, sopas, queijos e carnes.

Hoje a cerveja é comercializada em mais de 40 países e está entre as mais vendidas do Reino Unido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O seu Blog da Cerveja Artesanal

O blog cervejeiro Cerveja de Todos os Jeitos foi criado por nós aqui do Clube do Malte com o objetivo de afunilar nosso vínculo com nossos leitores e trazer o melhor conteúdo sobre cervejas artesanais, estilos de cerveja, curiosidades, diferenças com a cerveja comum e notícias do mundo cervejeiro. Nosso objetivo é construir a maior e mais engajada comunidade de apaixonados por cerveja do Brasil, e acreditamos que o conhecimento é o primeiro passo para isso acontecer. Aqui é um espaço dedicado para falarmos sobre esta bebida milenar e nos aprofundarmos neste universo tão complexo, porém maravilhoso, que é o das cervejas especiais.
Com um leque tão grande de possibilidades entre os diferentes tipos de cerveja. Contudo, neste blog de cerveja você encontrará os mais variados assuntos e temas relacionados ao cenário cervejeiro do Brasil e do mundo. Aqui você encontrará conteúdos sobre harmonização com cerveja, roteiros cervejeiros, tudo sobre as mais famosas marcas de cerveja, entrevistas com cervejeiros e especialistas, homebrewing com dicas para cervejeiros caseiros, processo de produção de cerveja, entre vários outros no qual trabalhamos com toda dedicação e carinho para te deixar sempre bem informado e antenado. E tem mais, o que acha de ser nosso repórter cervejeiro e aparecer em nossa revista e aqui no Blog?
É simples, envie um e-mail para revista@clubedomalte.com.br com suas dúvidas sobre cervejas, ou dicas de conteúdos que gostaria de ver na revista e no blog. Ou ainda faça indicações de destinos cervejeiros que gostaria de compartilhar com os demais leitores, basta fazer um post em seu Facebook ou Instagram com a #meudestinocervejeiro contando sobre o seu destino preferido, ou se preferir, envie um e-mail para nós, que você poderá ser o repórter cervejeiro do mês. Cheers!