Carakele – a primeira cervejaria artesanal da Jordânia

30/07/2019 - Cervejarias

207 visualizações

Carakele – a primeira cervejaria artesanal da Jordânia

Avelar Júnior
Sommelier de cervejas direto da terra do Tio Sam

Algumas pessoas escolhem o caminho mais difícil. O jordaniano Yazan Karadsheh deu um passo acima e criou a Carakale Brewing Company.

Depois de morar no estado do Colorado, o jovem engenheiro se apaixonou pelas cervejas artesanais e resolveu voltar ao seu país natal para montar sua própria cervejaria. Um sonho normal de qualquer cervejeiro, mas com dificuldades extras.

A população da Jordânia é 95% muçulmana e a religião do Islã proíbe o consumo de álcool. Yazan Karadsheh faz parte de uma minoria cristã. Influenciada pela religião, a burocracia estatal  atuou com todas as forças para evitar a abertura da primeira cervejaria artesanal no país.

A licença para abrir a empresa levou dois anos para sair. Prestadores de serviço, como encanadores e pedreiros, se recusavam a trabalhar quando descobriam que estavam construindo uma cervejaria. E foi preciso até convencer agentes alfandegários de que lúpulo não era droga. O nome da planta em árabe (hashish al dinar) não ajuda.

Depois de anos de muita dificuldade, Yazan Karadsheh conseguiu abrir a Carakale Brewing Company, primeira cervejaria artesanal da Jordânia.

Atuar em um mercado tão restrito, onde uma minoria da população consome bebidas alcoólicas, não é fácil. A busca pelo mercado internacional foi um caminho natural e levou Yazan de volta aos Estados Unidos.

Os distribuidores americanos, a princípio, não se interessaram em investir em uma marca internacional num mercado saturado de produtos locais. A Carakale buscou, então,  uma parceira com a Arizona Wilderness Brewing para facilitar a entrada no mercado americano.

As duas cervejarias lançaram a Dead Sea-rious, uma Gose feita com toranja do Vale do Jordão e sal do Mar Morto. Uma ótima cerveja, bem balanceada e refrescante, boa pedida para o verão. O nome é um trocadilho entre dead sea (mar morto) e a expressão dead serious (absolutamente sério).

>>> Resilience IPA – a cerveja criada para ajudar as vitimas do Camp Fire <<<

As outras cervejas da Carakale pegaram carona na Dead-Searious e já é possível encontrá-las em alguns bares e lojas de Nova York.

As escolas cervejeiras mais conhecidas são a belga, a alemã, a britânica e, mais recentemente, a americana. Mas a cerveja  nasceu mesmo foi no Oriente Médio, mais especificamente na região conhecida como Crescente Fértil. Muito bom ver as cervejas artesanais voltando para a sua terra natal.

Cheers 😉

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O seu Blog da Cerveja Artesanal

O blog cervejeiro Cerveja de Todos os Jeitos foi criado por nós aqui do Clube do Malte com o objetivo de afunilar nosso vínculo com nossos leitores e trazer o melhor conteúdo sobre cervejas artesanais, estilos de cerveja, curiosidades, diferenças com a cerveja comum e notícias do mundo cervejeiro. Nosso objetivo é construir a maior e mais engajada comunidade de apaixonados por cerveja do Brasil, e acreditamos que o conhecimento é o primeiro passo para isso acontecer. Aqui é um espaço dedicado para falarmos sobre esta bebida milenar e nos aprofundarmos neste universo tão complexo, porém maravilhoso, que é o das cervejas especiais.
Com um leque tão grande de possibilidades entre os diferentes tipos de cerveja. Contudo, neste blog de cerveja você encontrará os mais variados assuntos e temas relacionados ao cenário cervejeiro do Brasil e do mundo. Aqui você encontrará conteúdos sobre harmonização com cerveja, roteiros cervejeiros, tudo sobre as mais famosas marcas de cerveja, entrevistas com cervejeiros e especialistas, homebrewing com dicas para cervejeiros caseiros, processo de produção de cerveja, entre vários outros no qual trabalhamos com toda dedicação e carinho para te deixar sempre bem informado e antenado. E tem mais, o que acha de ser nosso repórter cervejeiro e aparecer em nossa revista e aqui no Blog?
É simples, envie um e-mail para revista@clubedomalte.com.br com suas dúvidas sobre cervejas, ou dicas de conteúdos que gostaria de ver na revista e no blog. Ou ainda faça indicações de destinos cervejeiros que gostaria de compartilhar com os demais leitores, basta fazer um post em seu Facebook ou Instagram com a #meudestinocervejeiro contando sobre o seu destino preferido, ou se preferir, envie um e-mail para nós, que você poderá ser o repórter cervejeiro do mês. Cheers!