Cervejas do outono na América do Norte

06/12/2016 - Cervejarias

1.327 visualizações

Cervejas do outono na América do Norte

Avelar Júnior
Sommelier de cervejas direto da terra do Tio Sam

Impossível não se apaixonar pelo outono na América do Norte. A coloração das folhas de carvalho e bordo servem de pano de fundo para várias festividades e aventuras culinárias. A estação tem início em setembro, começo da temporada de futebol americano, o ápice no Halloween e se encerra, triunfalmente, no final de novembro, com o jantar de Thanksgiving (dia de Ação de Graças). Tecnicamente se estende até pouco antes do Natal, mas até lá já estaremos atolados de neve aqui em Boston. E por falar em outono, é impossível também não se apaixonar pelas cervejas do outono na América do Norte.

O outono também é conhecido como a época da colheita e as feiras de fazendeiros espalham-se pela cidade. Frutas, verduras e legumes diversos, principalmente o símbolo principal da estação: a abóbora, do Jack O’Latern.

sem-titulo-2Os lúpulos também são colhidos nesta época e é justamente quando algumas cervejarias lançam as famosas cervejas com wet-hops (lúpulos frescos, antes de serem processados). Um exemplo excelente é a Estate Homegrown Wet Hop Ale, da Sierra Nevada. Mas, voltemos às abóboras.

A Pumpkin Ale é a sazonal mais comum nesta época, seguida de perto pela Märzen/Oktoberfest. Quase todas as cervejarias artesanais produzem pelo menos um desses dois estilos típicos do outono.

Eu confesso que não sou um fã ardoroso das pumpkin ales, mas existem honrosas exceções que me fazem questionar. Uma delas é a Imperial Pumpkin Ale da Weyerbacher. Essa cerveja é o que se espera de uma boa ale de abóbora. Hop heads, esqueçam os lúpulos. O malte caramelizado é o carro-chefe, mas, bem balanceado pelos aromas e sabores de abóbora e especiarias, como canela, noz-moscada e cravo-da-índia. Um cerveja forte (8% ABV), de sabores vigorosos, mas bem distribuídos.

A Weyerbacher é uma cervejaria da Pensilvânia muito interessante que, inexplicavelmente, está fora do radar de muitos. A produção tem crescido bastante nos últimos anos, com uma distribuição bem concentrada na costa leste. Na próxima viagem, fique de olho. Não importa se você vai visitar a Disney, a Casa Branca ou a Estátua da Liberdade, sempre haverá a oportunidade de experimentar uma boa cerveja da Weyerbacher .

Cheers 😉

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O seu Blog da Cerveja Artesanal

O blog cervejeiro Cerveja de Todos os Jeitos foi criado por nós aqui do Clube do Malte com o objetivo de afunilar nosso vínculo com nossos leitores e trazer o melhor conteúdo sobre cervejas artesanais, estilos de cerveja, curiosidades, diferenças com a cerveja comum e notícias do mundo cervejeiro. Nosso objetivo é construir a maior e mais engajada comunidade de apaixonados por cerveja do Brasil, e acreditamos que o conhecimento é o primeiro passo para isso acontecer. Aqui é um espaço dedicado para falarmos sobre esta bebida milenar e nos aprofundarmos neste universo tão complexo, porém maravilhoso, que é o das cervejas especiais.
Com um leque tão grande de possibilidades entre os diferentes tipos de cerveja. Contudo, neste blog de cerveja você encontrará os mais variados assuntos e temas relacionados ao cenário cervejeiro do Brasil e do mundo. Aqui você encontrará conteúdos sobre harmonização com cerveja, roteiros cervejeiros, tudo sobre as mais famosas marcas de cerveja, entrevistas com cervejeiros e especialistas, homebrewing com dicas para cervejeiros caseiros, processo de produção de cerveja, entre vários outros no qual trabalhamos com toda dedicação e carinho para te deixar sempre bem informado e antenado. E tem mais, o que acha de ser nosso repórter cervejeiro e aparecer em nossa revista e aqui no Blog?
É simples, envie um e-mail para revista@clubedomalte.com.br com suas dúvidas sobre cervejas, ou dicas de conteúdos que gostaria de ver na revista e no blog. Ou ainda faça indicações de destinos cervejeiros que gostaria de compartilhar com os demais leitores, basta fazer um post em seu Facebook ou Instagram com a #meudestinocervejeiro contando sobre o seu destino preferido, ou se preferir, envie um e-mail para nós, que você poderá ser o repórter cervejeiro do mês. Cheers!