Nada de Ales! Conheça a Jack’s Abby, a cervejaria das Lagers exóticas

20/06/2016 - Cervejarias, Estilos de Cerveja

1.863 visualizações

Nada de Ales! Conheça a Jack’s Abby, a cervejaria das Lagers exóticas

Avelar Júnior
Sommelier de cervejas direto da terra do Tio Sam

Eu tenho um grande respeito por empreendedores. Pessoas que desafiam as dificuldades inerentes do mundo dos negócios e saem à rua para venderem seus produtos e serviços. Quem tem, ou já teve, um negócio próprio, sabe o que é uma batalha diária. No entanto, eu tenho ainda mais respeito e uma grande dose de admiração, por quem, além de empreender, navega contra a maré e desafia o senso comum.

Qual seria o caminho natural para quem quer abrir uma pequena cervejaria?  A princípio, o normal seria produzir IPA, Brown Ale, Porter ou Stout. As ales tradicionais do mercado cervejeiro. Para atingir um público, digamos assim, mais beer geek, você até poderia produzir umas sours. Se quiser atingir um público maior, quem sabe uma lager, de preferência uma Pilsner.

A Jack’s Abby resolveu contrariar essa fórmula (seguida pela maioria das cervejarias artesanais) e resolveu fabricar somente lagers. Mas não pensem que eles focaram na tradicional Pilsner, para tingir as grandes massas. A Jack’s Abby Craft Lagers resolveu explorar o mundo das lagers muito além das fronteiras normalmente conhecidas.

cervejaria-jack's-abbyA decisão de fabricar somente lagers é muito mais audaciosa do que se imagina. Primeiro porque a cervejaria não produzirá a tradicional IPA, carro-chefe de uma em cada dez cervejarias artesanais americanas. O outro motivo é que as lagers demandam um tempo de fermentação muito maior do que as ales e isso gera um enorme custo financeiro. Capacidade de produção é um dos desafios das pequenas cervejarias e as ales permitem um volume de produção muito maior no mesmo espaço de tempo.

Mesmo com todas as dificuldades, os irmãos Hendler resolveram encarar os desafios e em 2011 fundaram a cervejaria Jack’s Abby, na cidade de Framingham, no estado de Massachusetts. A cervejaria é uma história de grande sucesso que tem se expandido para além das fronteiras do estado. O carro-chefe é a Hoponius Union, uma pale lager bem lupulada, mais conhecida como IPL (Indian Pale Lager).  Essa cerveja é uma versão lager da IPA.

Jack’s Abby Cranberry Berline

Para ilustrar esse texto eu resolvi degustar a Jack’s Abby Cranberry Berliner (eu disse que eles queriam expandir as fronteiras das cervejas lagers). Uma cerveja baseada na ale alemã Berliner Weiss. Nessa cerveja, além da levedura lager, resolveram adicionar cranberries. Essa fruta, típica de regiões de clima frio, é muito cultivada nos Estados Unidos e faz parte da culinária local. A Cranberry também tem grandes propriedades antioxidantes (para quem precisava de uma desculpa para beber a cerveja).

jack's-abby-Cranberry-BerlinerO resultado é uma cerveja com baixo amargor, refrescância e principalmente acidez, mas nada muito forte. A Cranberry Berliner é bem saborosa e desce fácil pela garganta, mesmo para quem não esteja muito acostumado com as sours. Uma excelente pedida.

Quem quiser experimentar as cervejas da Jack’s Abby vai ter que encarar algumas horas de avião. As suas cervejas podem ser encontradas nas melhores lojas e bares dos estados da região nordeste dos EUA (chegaram em Nova York recentemente), mas o melhor lugar para degusta-las é sem dúvida no Beer Hall da própria cervejaria, que tem todas as cervejas na torneira e uma elogiadíssima cozinha. Está esperando o que para comprar a passagem?

Cheers! 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O seu Blog da Cerveja Artesanal

O blog cervejeiro Cerveja de Todos os Jeitos foi criado por nós aqui do Clube do Malte com o objetivo de afunilar nosso vínculo com nossos leitores e trazer o melhor conteúdo sobre cervejas artesanais, estilos de cerveja, curiosidades, diferenças com a cerveja comum e notícias do mundo cervejeiro. Nosso objetivo é construir a maior e mais engajada comunidade de apaixonados por cerveja do Brasil, e acreditamos que o conhecimento é o primeiro passo para isso acontecer. Aqui é um espaço dedicado para falarmos sobre esta bebida milenar e nos aprofundarmos neste universo tão complexo, porém maravilhoso, que é o das cervejas especiais.
Com um leque tão grande de possibilidades entre os diferentes tipos de cerveja. Contudo, neste blog de cerveja você encontrará os mais variados assuntos e temas relacionados ao cenário cervejeiro do Brasil e do mundo. Aqui você encontrará conteúdos sobre harmonização com cerveja, roteiros cervejeiros, tudo sobre as mais famosas marcas de cerveja, entrevistas com cervejeiros e especialistas, homebrewing com dicas para cervejeiros caseiros, processo de produção de cerveja, entre vários outros no qual trabalhamos com toda dedicação e carinho para te deixar sempre bem informado e antenado. E tem mais, o que acha de ser nosso repórter cervejeiro e aparecer em nossa revista e aqui no Blog?
É simples, envie um e-mail para revista@clubedomalte.com.br com suas dúvidas sobre cervejas, ou dicas de conteúdos que gostaria de ver na revista e no blog. Ou ainda faça indicações de destinos cervejeiros que gostaria de compartilhar com os demais leitores, basta fazer um post em seu Facebook ou Instagram com a #meudestinocervejeiro contando sobre o seu destino preferido, ou se preferir, envie um e-mail para nós, que você poderá ser o repórter cervejeiro do mês. Cheers!