Em 1871 surgia a Duvel, a cerveja do diabo

03/06/2016 - Cervejarias

4.077 visualizações

Em 1871 surgia a Duvel, a cerveja do diabo

Ana Paula Komar
Jornalista, apaixonada por história, curiosa por culturas e apreciadora de boas cervejas!

A cerveja Duvel é uma das cervejas belgas mais famosas do mundo. Referência em estilo ela bateu de frente e reinou em tempos em que apenas as cervejas lagers tinham mercado de consumo. Com produção superior a 265.000 hectolitros, atualmente a ela é comercializada em mais de 60 países, sendo a mais importante do grupo.

Sua história começou em 12 de setembro de 1871, quando Jan-Léonard Moortgat, descendente de uma família de cervejeiros, construiu junto com sua mulher a cervejaria Moortgat no centro de Breendonck, uma pequena aldeia flamenca ao norte da cidade de Bruxelas. No inicio sua distribuição era somente ali pela região. Aproximadamente na virada do século os filhos Albert e Victor, assumiram a cervejaria.

Mas foi só em 1923 que surgiu o  nome Duvel, que em idioma flamenco significa diabo. Lançada com o nome de Victory Ale, com uma graduação alcóolica um tanto quanto elevada, 8,5%, diz a lenda que o nome Duvel surgiu quando Van De Wouwer, um sapateiro e amigo de Albert, soltou a frase “que diabo de cerveja”.

cerveja-duvel-a-cerveja-do-diaboProduzida com malte do tipo Pilsener, levedura derivada das cervejas tipo ale escocesa, e lúpulos vindos do leste europeu, seu processo de fabricação leva cerca de 90 dias. Ela é fermentada em altas temperaturas, após isso passa pela maturação. Posteriormente é adicionada uma pequena quantidade de açúcar para a refermentação na garrafa funcionar perfeitamente, conferindo maior carbonatação à bebida. Trata-se de uma cerveja do estilo Gold Strong Ale, limpa, alcoólica e seca, com aromas de mel e leve floral do lúpulo.

Atualmente a Moortgat é proprietária de várias cervejarias na Bélgica e também no exterior. O sucesso da cerveja Duvel é tanto que a cervejaria passou a se chamar Brouwerij Duvel Moortgat.  E Como se já não bastasse todo o sucesso da Duvel a cervejaria lançou uma edição lupulada em 2007. A série Duvel Tripel Hop emplacou e desde então todo ano é lançada com uma lupulagem diferente. Sempre utiliza três tipos de lúpulos em sua receita e passa pelo processo de dry hop para conferir maior aroma a cerveja. Também em 2007 a marca lançou a Duvel Collection uma incrível coleção de taças customizadas por artistas de diversos segmentos.

Curiosidades da marca Duvel:

cerveja-duvel-curiosidades

Uma marca como a Duvel, com mais de 140 anos de história, com certeza tem muita coisa pra contar. Algumas curiosidades da Duvel são:

  • Para servi-la você deve seguir um ritual. A temperatura deve estar entre 8 e 10°C e a cerveja deve ser servida em taça tulipa, cuidadosamente para não misturar a levedura que está no fundo. Isso garante uma cerveja límpida e transparente, com uma bela formação de espuma.
  • A Duvel não é comercializada em barris devido a alta utilização de CO2 em sua receita.
  • Sua validade é sempre de três anos.
  • A marca tem sua famosa taça como uma grande ferramenta de marketing e forte elo com o consumidor.
  • Sua propaganda mais famosa é uma bela imagem da taça cheia até a borda com a icônica cerveja dourada.

Promoção exclusiva Duvel Tripel Hop:

promocao-cerveja-duvel

E agora uma promoção exclusiva para os leitores do nosso blog: o pack Duvel Tripel Hop 2015 com abridor grátis e mais 5% de desconto para os clientes do Blog. Basta adicionar o produto no carrinho e inserir o cupom ofertablog. Pra quem ainda tem dúvida, a Duvel Tripel Hop é uma cerveja forte e marcante, mais lupulada e alcoólica que a Duvel tradicional e portante bastante aromática e complexa.

Acesse o produto e insira o cupom! Basta clicar aqui.

  • Ótima cerveja. Muito saborosa. Porém com um detalhe que ao menos para mim também pesa: – Custa 2.000% a mais que uma cerveja de marca popular.

  • Bravo! Degustador falou e disse, que pagar pouco toma suco de milho com gás. Cerveja boa é outro nível. Em 2009 estive em Phaga e conheci a fabrica da cerveja Pilsner Urquel. Demais. Vale muiiito a pena provar. Abraços a todos os cervejeiros. Eliab Lira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O seu Blog da Cerveja Artesanal

O blog cervejeiro Cerveja de Todos os Jeitos foi criado por nós aqui do Clube do Malte com o objetivo de afunilar nosso vínculo com nossos leitores e trazer o melhor conteúdo sobre cervejas artesanais, estilos de cerveja, curiosidades, diferenças com a cerveja comum e notícias do mundo cervejeiro. Nosso objetivo é construir a maior e mais engajada comunidade de apaixonados por cerveja do Brasil, e acreditamos que o conhecimento é o primeiro passo para isso acontecer. Aqui é um espaço dedicado para falarmos sobre esta bebida milenar e nos aprofundarmos neste universo tão complexo, porém maravilhoso, que é o das cervejas especiais.
Com um leque tão grande de possibilidades entre os diferentes tipos de cerveja. Contudo, neste blog de cerveja você encontrará os mais variados assuntos e temas relacionados ao cenário cervejeiro do Brasil e do mundo. Aqui você encontrará conteúdos sobre harmonização com cerveja, roteiros cervejeiros, tudo sobre as mais famosas marcas de cerveja, entrevistas com cervejeiros e especialistas, homebrewing com dicas para cervejeiros caseiros, processo de produção de cerveja, entre vários outros no qual trabalhamos com toda dedicação e carinho para te deixar sempre bem informado e antenado. E tem mais, o que acha de ser nosso repórter cervejeiro e aparecer em nossa revista e aqui no Blog?
É simples, envie um e-mail para revista@clubedomalte.com.br com suas dúvidas sobre cervejas, ou dicas de conteúdos que gostaria de ver na revista e no blog. Ou ainda faça indicações de destinos cervejeiros que gostaria de compartilhar com os demais leitores, basta fazer um post em seu Facebook ou Instagram com a #meudestinocervejeiro contando sobre o seu destino preferido, ou se preferir, envie um e-mail para nós, que você poderá ser o repórter cervejeiro do mês. Cheers!