Estrella Galicia – conheça o seu conceito de cervejaria Big Craft

31/08/2020 - Cervejarias

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Estrella Galicia – conheça o seu conceito de cervejaria Big Craft

Ana Paula Komar
Jornalista, apaixonada por história, curiosa por culturas e apreciadora de boas cervejas!

Você já ouviu falar sobre o termo Big Craft? A Estrella Galicia, uma das marcas mais tradicionais e respeitadas da Espanha, adotou esse termo como uma filosofia cervejeira particular ao seu negócio, não competindo diretamente com os grandes grupos cervejeiros e produzindo cervejas artesanais com prioridade em qualidade e valores, antes de volume.

Afinal, o que é cerveja artesanal?

Muitos classificam cervejarias artesanais como aquelas que produzem pequenas quantidades da bebida, geralmente muito menores que as cervejarias corporativas de grande escala, e que são de propriedade independente. 

A Brewers Association, organização sem fins lucrativos que representa as cervejarias artesanais pequenas e independentes dos EUA, considera como uma cervejaria artesanal americana aquela que produz até 6 milhões de barris por ano e que seja independente.

Essa classificação pode deixar de fora marcas de grande volume, mas que também preenchem os demais requisitos de qualidade de produção: cervejas feitas com os melhores insumos e respeitando o tempo necessário de todo o processo produtivo, além de equipamentos e profissionais qualificados, que garantem a qualidade técnica da bebida.

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No Brasil, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) não possui uma legislação definindo o que é uma cerveja artesanal. Já a Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva), assim como a Brewers Association, classifica como cervejaria artesanal aquela com produção de até 5 milhões de litros por ano.

Sem uma definição clara, algumas características distinguem as cervejas artesanais das industriais, como a produção focada na experiência sensorial do apreciador, levando em conta a grande variedade de cores, aromas e sabores que pode obter através da utilização de técnicas e receitas tradicionais, além do extremo cuidado desde a escolha das melhores matérias-primas até a entrega, prezando pela qualidade com que a bebida chegará no copo do consumidor, além da preocupação com a disseminação da cultura cervejeira.

O conceito Big Craft da Estrella Galicia

O termo Big Craft não é usado no mercado cervejeiro, essa é uma denominação criada pela Estrella Galicia. A intenção é, mesmo com um volume maior de produção e com o uso de tecnologias avançadas disponíveis, continuar prezando pela qualidade do produto final, com a utilização de insumos criteriosamente selecionados, respeitando o tempo de produção necessário para uma boa cerveja e entregando experiências sensoriais distintas ao consumidor.

A Estrella Galicia, que está impulsionando e expandindo suas atividades comerciais no Brasil, é uma cervejaria que representa também a resistência cervejeira. Criada em 1906, ela está há 5 gerações nas mãos da mesma família resistindo a guerras, banalização do jeito de fazer cerveja e adversidades do mercado.

Para entender melhor sobre seus conceitos, conversamos com o gerente de cultura da cerveja da Estrella Galicia, Fernando Iglesias Quiroga, que nos conta mais sobre o termo Big Craft criado pela marca e por que se autodefine assim, e também sobre o jeito Estrella Galicia de fazer cerveja.  

O que define uma cervejaria como Big Craft?

O conceito Big Craft é uma filosofia muito particular nossa, muito pessoal da Estrella Galicia. Se algum outro cervejeiro independente, familiar, que viva por e para a cerveja se sente representado, ficaremos encantados com isso. Esta maneira de entender a cerveja nos une a fabricantes como Carlow Brewing Company (O´Hara´s) ou Fábrica de Cervejas Portuense (Nortada), com os que mantemos uma relação cervejeira e empresarial.

O que é o conceito Big Craft e por que a Estrella Galicia se define como uma cervejaria Big Craft?

É como nós nos definimos no mercado de cervejas versus as categorias e concorrentes. Significa que ainda mantemos nossos princípios e métodos de produção de uma cervejaria artesanal, mas com habilidade de produção para competir globalmente. Continuamos como uma empresa independente, 100% familiar, que elabora cervejas há 114 anos. 

Amamos a cerveja sobre todas as coisas e por isso a respeitamos ao máximo. Continuamos elaborando nossas cervejas seguindo critérios tradicionais, “a fogo lento”, com matérias-primas próprias, mais tempo de maturação que a média do mercado, porém aproveitando as melhores tecnologias disponíveis e com uma visão de inovação. Isto é para nós ser um Big Craft.

Quais as diferenças entre uma Big Craft, comparada aos grandes grupos cervejeiros e também comparada aos artesanais pequenos?

É certo que elaboramos mais cervejas que os fabricantes menores –  e isso nos diferencia –, porém o que nos une é o máximo de respeito que sentimos por esta bebida e a paixão que nos move em elaborar cerveja. Respeitamos nossas receitas, empregamos somente ingredientes de máxima qualidade, vigiamos com atenção a pureza dos nossos processos de elaboração, porém não temos medo de inovar. 

Por exemplo, através da marca Fábrica de Cervezas Estrella Galicia, elaboramos receitas com ingredientes locais da região da Galícia com elementos que incorporam terra, mar e ar. Nesta linha, desenvolvemos receitas sensorialmente surpreendentes, como uma cerveja de Perceves (um típico fruto do mar), uma cerveja de pimentas de Padron ou a cerveja exclusiva para o Brasil, com Jabuticaba em sua receita.

Muitos classificam a cervejaria como artesanal pelo seu volume de produção. A Brewers Association, entidade que representa as cervejarias pequenas e independentes dos EUA, classifica uma cervejaria artesanal americana como aquela que produz até 6 milhões de barris por ano. Para vocês, o que é ser uma cerveja artesanal? 

Sim. É um critério quantificável que respeitamos ao máximo. Em outros países existem critérios nessa mesma linha, ainda que com quantidades diferentes. Independentemente da quantidade, também estão os valores. Entre eles destacaríamos a independência da cervejaria; o respeito pela cerveja e por suas tradições; a inovação e a experimentação como motor; e a busca de perfis sensoriais que sempre nos destacam para os consumidores.

Quais são os diferenciais da marca? 

As receitas cervejeiras que elaboramos se sustentam em três grandes partes: as matérias-primas, o processo de elaboração e o serviço.

Todas as nossas receitas são elaboradas com no mínimo dois maltes, além disso temos nosso próprio cultivo de lúpulo (na Galícia) e de uma cepa exclusiva de levedura Lager.

Todas as nossas cervejas se elaboram a partir de um mosto cervejeiro independente (não realizamos high gravity) e os tempos de maturação são muito longos, buscando um perfil sensorial mais refinado. Acreditamos que a cerveja não termina quando sai da fábrica, mas sim quando ela é servida ao consumidor.

Como os consumidores podem perceber os seus diferenciais?

Todos estes critérios se traduzem em um perfil sensorial de cervejas muito equilibrado e feitas com muito cuidado. Elaboramos cervejas Lager nas quais se pode perceber a participação de todas as matérias-primas. São cervejas Lager com personalidade e um excelente equilíbrio entre intensidade e drinkability.

E para fechar, qual é a essência da cervejaria Estrella Galicia?

Além do que já mencionei nas perguntas anteriores, podemos dizer ainda que, acima de tudo, somos apaixonados por cerveja. Sempre fomos, e sempre seremos. Estamos na quinta geração da mesma família que faz questão de transmitir uma mensagem bem clara que nos define, e que permeia em o que todo e cada funcionário da empresa faz: Ser a cerveja mais amada ao invés de ser a mais vendida.

 

 

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