Shepherd Neame – a mais antiga cervejaria da Grã-Bretanha

21/04/2020 - Cervejarias

266 visualizações

Shepherd Neame – a mais antiga cervejaria da Grã-Bretanha

Ana Paula Komar
Jornalista, apaixonada por história, curiosa por culturas e apreciadora de boas cervejas!

Fundada em 1698 sobre um poço artesiano, a Shepherd Neame hoje é considerada a cervejaria mais antiga ainda em operação do Reino Unido. Se mais de 90% da cerveja é água, não demorou muito até que os fabricantes percebessem a diferença que a água do poço trazia para a bebida. Assim, seus rótulos passaram a ganhar destaque por seu sabor mais agradável e marcante.

Um verdadeiro clássico, a Spitfire Amber é o chefe da família Spitfire. Foi lançada em comemoração aos 50 anos da Batalha da Grã-Bretanha, com a proposta de levantar dinheiro para o fundo de caridade da Força Aérea.

Algum tempo depois, tornou-se a primeira cervejaria da história a ser aceita como um parceiro da RAF – Royal Air Force. A cervejaria já ganhou diversos prêmios desde sua criação, conquistando um mandado real e um status protegido de cerveja Kentish Ale.

Suas exportações já atingem mais de 35 países. Somente no Reino Unido, ela é pedida obrigatória em mais de 350 pubs.

Curiosidades da Shepherd Neame

  • Aos curiosos de plantão, Spitfire é o nome de uma aeronave lendária nas batalhas da Segunda Guerra Mundial, projetada por RJ Mitchell, que ajudou a defender os ares da Inglaterra contra os ataques alemães.
  • A Faversham Brewery é o lar de Shepherd Neame, a mais antiga fábrica de cerveja da Grã-Bretanha. Está localizada na cidade medieval de Faversham, no Kent, produzindo cervejas há séculos.
  • A Shepherd Neame ainda utiliza alguns de seus equipamentos originais, fabricados em madeira nobre russa e que foram instalados na fábrica em 1914.
  • A marca administra mais de 300 bares por toda Londres e Sudeste da Inglaterra. “Desde o coração histórico da cidade até a costa de Kent, existe um pub Shepherd Neame para todos os gostos”, trecho do site oficial da marca.

Descubra os segredos da cerveja Shepherd Neame

Você pode conhecer de perto todo o processo de produção da Shepherd Neame. Através de um tour guiado, o visitante pode provar a tal água mineral do poço da cervejaria, experimentar um pouco de cevada maltada e sentir o delicioso aroma do lúpulo Kentish, cultivado localmente.

O passeio, de 80 minutos, inclui ainda uma visita à Old Brewery Store e termina no Centro de Visitantes com uma degustação de cervejas da marca. A visita deve ser agendada no site da cervejaria: www.shepherdneame.co.uk.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O seu Blog da Cerveja Artesanal

O blog cervejeiro Cerveja de Todos os Jeitos foi criado por nós aqui do Clube do Malte com o objetivo de afunilar nosso vínculo com nossos leitores e trazer o melhor conteúdo sobre cervejas artesanais, estilos de cerveja, curiosidades, diferenças com a cerveja comum e notícias do mundo cervejeiro. Nosso objetivo é construir a maior e mais engajada comunidade de apaixonados por cerveja do Brasil, e acreditamos que o conhecimento é o primeiro passo para isso acontecer. Aqui é um espaço dedicado para falarmos sobre esta bebida milenar e nos aprofundarmos neste universo tão complexo, porém maravilhoso, que é o das cervejas especiais.
Com um leque tão grande de possibilidades entre os diferentes tipos de cerveja. Contudo, neste blog de cerveja você encontrará os mais variados assuntos e temas relacionados ao cenário cervejeiro do Brasil e do mundo. Aqui você encontrará conteúdos sobre harmonização com cerveja, roteiros cervejeiros, tudo sobre as mais famosas marcas de cerveja, entrevistas com cervejeiros e especialistas, homebrewing com dicas para cervejeiros caseiros, processo de produção de cerveja, entre vários outros no qual trabalhamos com toda dedicação e carinho para te deixar sempre bem informado e antenado. E tem mais, o que acha de ser nosso repórter cervejeiro e aparecer em nossa revista e aqui no Blog?
É simples, envie um e-mail para revista@clubedomalte.com.br com suas dúvidas sobre cervejas, ou dicas de conteúdos que gostaria de ver na revista e no blog. Ou ainda faça indicações de destinos cervejeiros que gostaria de compartilhar com os demais leitores, basta fazer um post em seu Facebook ou Instagram com a #meudestinocervejeiro contando sobre o seu destino preferido, ou se preferir, envie um e-mail para nós, que você poderá ser o repórter cervejeiro do mês. Cheers!