Garrafas de cerveja de 1880 são encontradas na Inglaterra

02/05/2020 - Curiosidades

1.118 visualizações

Garrafas de cerveja de 1880 são encontradas na Inglaterra

Ana Paula Komar
Jornalista, apaixonada por história, curiosa por culturas e apreciadora de boas cervejas!

Em busca de adegas georgianas e vitorianas, arqueólogos descobriram mais de 600 garrafas de cerveja no local de uma antiga pousada, em Leeds, na Inglaterra. As garrafas foram encontradas no que sobrou do Scarborough Castle Inn, no porão da antiga Tetley Brewery. A cervejaria é do período vitoriano, porém o local em si remonta à era medieval da Inglaterra.

As garrafas, encontradas em fevereiro, provavelmente datam da década de 1880, disse David Williams, gerente sênior de projetos dos Serviços Arqueológicos WYAS, ao The Drinks Business.

Muitas delas ainda continham líquido, que os arqueólogos afirmaram inicialmente ser ginger beer (uma espécie de bebida fermentada feita de suco de gengibre). Amostras do líquido foram enviadas à West Yorkshire Joint Services para análise, a qual descobriu que líquido não era ginger beer, como se supunha, mas cerveja de verdade. E perturbadoramente, verificou-se que a cerveja continha altos níveis de chumbo.

Cronograma para estudar cerveja durante a quarentena – Todo o material é grátis!

O teste encontrou um pH de 5,07 (indicando acidez), um teor de álcool de 3% (que cerveja leve!) e “nenhum vestígio de metal pesado, com exceção de chumbo!”, de acordo com o grupo. A concentração de chumbo foi medida em 0,13 mg/l, muito acima do nível máximo aceitável de 0,01 mg/l estabelecido pela Organização Mundial da Saúde.

“Esta cerveja teria sido prejudicial à saúde”. “Suspeitamos que isso seja resultado da água proveniente dos canos de chumbo”. Escreveu o grupo dos pesquisadores nas mídias sociais

Os canos de chumbo foram certamente usados ​​na Inglaterra durante a era vitoriana (e também nos Estados Unidos), mas foi nessa época que as pessoas finalmente começaram a perceber os perigos do excesso de chumbo na água potável. Provavelmente a agua usada para fazer a cerveja passaram por esses canos

Devido a essa concentração de chumbo não será possível experimentá-las, pois é um componente muito agressivo a saúde.  As centenas de garrafas descobertas no local, serão exibidas no mesmo lugar onde era a antiga Tetley’s Brewerno.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O seu Blog da Cerveja Artesanal

O blog cervejeiro Cerveja de Todos os Jeitos foi criado por nós aqui do Clube do Malte com o objetivo de afunilar nosso vínculo com nossos leitores e trazer o melhor conteúdo sobre cervejas artesanais, estilos de cerveja, curiosidades, diferenças com a cerveja comum e notícias do mundo cervejeiro. Nosso objetivo é construir a maior e mais engajada comunidade de apaixonados por cerveja do Brasil, e acreditamos que o conhecimento é o primeiro passo para isso acontecer. Aqui é um espaço dedicado para falarmos sobre esta bebida milenar e nos aprofundarmos neste universo tão complexo, porém maravilhoso, que é o das cervejas especiais.
Com um leque tão grande de possibilidades entre os diferentes tipos de cerveja. Contudo, neste blog de cerveja você encontrará os mais variados assuntos e temas relacionados ao cenário cervejeiro do Brasil e do mundo. Aqui você encontrará conteúdos sobre harmonização com cerveja, roteiros cervejeiros, tudo sobre as mais famosas marcas de cerveja, entrevistas com cervejeiros e especialistas, homebrewing com dicas para cervejeiros caseiros, processo de produção de cerveja, entre vários outros no qual trabalhamos com toda dedicação e carinho para te deixar sempre bem informado e antenado. E tem mais, o que acha de ser nosso repórter cervejeiro e aparecer em nossa revista e aqui no Blog?
É simples, envie um e-mail para revista@clubedomalte.com.br com suas dúvidas sobre cervejas, ou dicas de conteúdos que gostaria de ver na revista e no blog. Ou ainda faça indicações de destinos cervejeiros que gostaria de compartilhar com os demais leitores, basta fazer um post em seu Facebook ou Instagram com a #meudestinocervejeiro contando sobre o seu destino preferido, ou se preferir, envie um e-mail para nós, que você poderá ser o repórter cervejeiro do mês. Cheers!