Homem produz cerveja em seu próprio corpo

25/10/2019 - Curiosidades

364 visualizações

Homem produz cerveja em seu próprio corpo

Ana Paula Komar
Jornalista, apaixonada por história, curiosa por culturas e apreciadora de boas cervejas!

Já pensou em produzir sua própria cerveja? Mas não como cervejeiro caseiro e sim em seu próprio corpo?  Essa não é uma notícia nova, mas vira e mexe ela está circulando novamente pela internet e impactando a todos, afinal este é um caso muito curioso e raro, não é mesmo? Como pode um homem produzir cerveja em seu próprio corpo?

Ao primeiro impacto, muitos pensam se isso é um privilégio ou um problema. Com certeza é um problema. Na verdade, essa é uma doença, chamada de Síndrome do Auto-Cervejeiro, um caso raríssimo que basicamente deixa a pessoa em estado de embriaguez sem ter consumido bebida alcoólica alguma.

Mas como isso é possível?

A tal síndrome veio a conhecimento público ainda em 2013 com uma ocorrência registrada no estado americanos do Texas, registrada pelo International Jornal of Clinical Medicine, relatado pelo médico gastroenterologista Justin McCarthy e pela especialista em enfermagem Barabara Cordell de Panola College.

O paciente, um homem de 61 anos, deu entrada no hospital com queixa de tontura. Como procedimento padrão foi realizado nele o teste do bafômetro e esse acusou 0,37% de concentração de álcool no sangue, quase cinco vezes o limite legal para dirigir no Texas. Mas esse não era mais um mero caso de embriaguez, pois o homem afirmava não ter consumido nenhuma bebida alcoólica.

>> Cervejas de mesa: o que são as Table Beers? <<

Para estudar o problema, os médicos isolaram por 24h o paciente em um quarto do hospital. Durante todo o período ele consumiu alimentos ricos em carboidrato e no decorrer a taxa de álcool no sangue subiu. Após exames, os médicos conseguiram avaliar de fato o que estava acontecendo e chegaram ao diagnóstico da doença: Síndrome do Auto-Cervejeiro.

O que ocorreu com esse homem foi que ele estava com excesso de levedura de cerveja em seu intestino. Mais especificamente seu intestino foi colonizado pelo chamado Saccharomyces cerevisiae, que é a mais conhecida e usada levedura (fermento) para a produção de cerveja, usada também para o crescimento de pães.

O paciente ficava embriagado, mesmo sem o consumo de álcool, por que esse fungo converte o açúcar em álcool. Logo, alimentos ricos em açúcares e carboidratos deixavam ele bêbado. Basicamente, ele estava produzindo cerveja em seu próprio intestino.

A doença

Os pesquisadores examinaram a escassa literatura sobre a Síndrome do Auto-Cervejeiro e descobriram alguns casos semelhantes a esse do Texas. Alguns relatos no Japão datam da década de 1970. Na maioria dos casos, as infecções ocorreram depois que a pessoa tomou antibióticos — que podem acabar com as bactérias no intestino, abrindo espaço para o surgimento de fungos como leveduras — ou tiveram outra doença que suprime seu sistema imunológico.


Use o cupom de desconto BLOGDACERVEJA em compras acima de R$ 150,00, no site do Clube do Malte, e ganhe uma cerveja de  brinde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O seu Blog da Cerveja Artesanal

O blog cervejeiro Cerveja de Todos os Jeitos foi criado por nós aqui do Clube do Malte com o objetivo de afunilar nosso vínculo com nossos leitores e trazer o melhor conteúdo sobre cervejas artesanais, estilos de cerveja, curiosidades, diferenças com a cerveja comum e notícias do mundo cervejeiro. Nosso objetivo é construir a maior e mais engajada comunidade de apaixonados por cerveja do Brasil, e acreditamos que o conhecimento é o primeiro passo para isso acontecer. Aqui é um espaço dedicado para falarmos sobre esta bebida milenar e nos aprofundarmos neste universo tão complexo, porém maravilhoso, que é o das cervejas especiais.
Com um leque tão grande de possibilidades entre os diferentes tipos de cerveja. Contudo, neste blog de cerveja você encontrará os mais variados assuntos e temas relacionados ao cenário cervejeiro do Brasil e do mundo. Aqui você encontrará conteúdos sobre harmonização com cerveja, roteiros cervejeiros, tudo sobre as mais famosas marcas de cerveja, entrevistas com cervejeiros e especialistas, homebrewing com dicas para cervejeiros caseiros, processo de produção de cerveja, entre vários outros no qual trabalhamos com toda dedicação e carinho para te deixar sempre bem informado e antenado. E tem mais, o que acha de ser nosso repórter cervejeiro e aparecer em nossa revista e aqui no Blog?
É simples, envie um e-mail para revista@clubedomalte.com.br com suas dúvidas sobre cervejas, ou dicas de conteúdos que gostaria de ver na revista e no blog. Ou ainda faça indicações de destinos cervejeiros que gostaria de compartilhar com os demais leitores, basta fazer um post em seu Facebook ou Instagram com a #meudestinocervejeiro contando sobre o seu destino preferido, ou se preferir, envie um e-mail para nós, que você poderá ser o repórter cervejeiro do mês. Cheers!