Você sabe o que é Dry Hopping?

04/05/2017 - Curiosidades

31.142 visualizações

Você sabe o que é Dry Hopping?

Ana Paula Komar
Jornalista, apaixonada por história, curiosa por culturas e apreciadora de boas cervejas!

Provavelmente você já ouvi alguém falar essa palavra, ou já tenha lido em muitos rótulos ou reviews de cerveja, mas afinal você sabe o que é Dry Hopping? O Dry hopping é uma técnica de utilização do lúpulo, na produção de cerveja. Essa técnica consiste em adicionar o lúpulo nas etapas após o resfriamento da cerveja, ou seja, durante a fermentação ou maturação da bebida.

O processo de Dry Hopping, tem como objetivo extrair os óleos essenciais do lúpulo, que quando adicionado em grandes quantidades, durante a fervura, acaba se perdendo. O Dry Hopping tem sido muito usado na produção de cervejas especiais, principalmente em estilo de cerveja que buscam ressaltar os sabores e especialmente os aromas de lúpulo fresco.

O lúpulo possui dois 2 componentes básicos: são as resinas e os óleos essenciais. As resinas são também chamadas de alfa ácidos que
quando fervidos resultam em iso-alfa-ácidos, que são os responsáveis em proporcionar o amargor na cerveja final.  Já os óleos essenciais são os responsáveis pelo aroma do lúpulo na cerveja final.

De maneira geral, o lúpulo adicionado ainda no processo de fervura irá trazer aromas, mas principalmente o amargor para a cerveja. Quando é utilizada essa técnica de infusão a frio do lúpulo, já nas etapas de fermentação ou maturação, traz para a cerveja, principalmente, ainda mais aromas do lúpulo, usado no Dry Hopping.

Não podemos dizer que um ou outro tipo de lúpulo não pode ou não deve ser usado no Dry Hopping, mas há aqueles que são os mais indicado e os mais utilizados.  Alguns exemplos incluem Saaz, Tettnanger, Hallertauer, Goldings, Fuggles, Cascades e Willamette.

Se você está curioso para conhecer uma cerveja feita com essa técnica de Dry Hopping, nós temos logo quatro para lhe indicar. O mais novo projeto da Gauden Bier, o Moon Hops, traz uma linha com quatro cervejas inspiradas nas quatro fases da lua. Todas as cervejas são produzidas com o lúpulo Equinox, a mesma lupulagem (quantidade de lúpulo na receita) e com dry hopping desse lúpulo, mas com cores, aromas e sabores completamente diferentes. Se você ficou curioso por saber como o mesmo lúpulo se comporta em 4 receitas diferentes, essa linha está com exclusividade no Beer Pack, o clube de assinaturas do Clube do Malte. Garanta já o seu pack!

Beer Pack 4 Cervejas e 1 Copo (Assinatura)

No mês de maio o Beer Pack traz o Moon Hops, a nova linha de cervejas da Gauden Bier.

de R$ 95,88
por R$

79,90

Comprar

* Ao clicar em comprar você será redirecionado para a página do produto em nossa loja.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O seu Blog da Cerveja Artesanal

O blog cervejeiro Cerveja de Todos os Jeitos foi criado por nós aqui do Clube do Malte com o objetivo de afunilar nosso vínculo com nossos leitores e trazer o melhor conteúdo sobre cervejas artesanais, estilos de cerveja, curiosidades, diferenças com a cerveja comum e notícias do mundo cervejeiro. Nosso objetivo é construir a maior e mais engajada comunidade de apaixonados por cerveja do Brasil, e acreditamos que o conhecimento é o primeiro passo para isso acontecer. Aqui é um espaço dedicado para falarmos sobre esta bebida milenar e nos aprofundarmos neste universo tão complexo, porém maravilhoso, que é o das cervejas especiais.
Com um leque tão grande de possibilidades entre os diferentes tipos de cerveja. Contudo, neste blog de cerveja você encontrará os mais variados assuntos e temas relacionados ao cenário cervejeiro do Brasil e do mundo. Aqui você encontrará conteúdos sobre harmonização com cerveja, roteiros cervejeiros, tudo sobre as mais famosas marcas de cerveja, entrevistas com cervejeiros e especialistas, homebrewing com dicas para cervejeiros caseiros, processo de produção de cerveja, entre vários outros no qual trabalhamos com toda dedicação e carinho para te deixar sempre bem informado e antenado. E tem mais, o que acha de ser nosso repórter cervejeiro e aparecer em nossa revista e aqui no Blog?
É simples, envie um e-mail para revista@clubedomalte.com.br com suas dúvidas sobre cervejas, ou dicas de conteúdos que gostaria de ver na revista e no blog. Ou ainda faça indicações de destinos cervejeiros que gostaria de compartilhar com os demais leitores, basta fazer um post em seu Facebook ou Instagram com a #meudestinocervejeiro contando sobre o seu destino preferido, ou se preferir, envie um e-mail para nós, que você poderá ser o repórter cervejeiro do mês. Cheers!