Por que não cerveja sem álcool?

20/10/2016 - Curiosidades

11.996 visualizações

Por que não cerveja sem álcool?

Clube do Malte
Beba menos, beba melhor!

Até pouco tempo atrás, oferecer uma cerveja sem álcool era considerado ofensa, um absurdo mexer na fórmula da bebida, tão preciosa e cobiçada pelo brasileiro. Mas isso está mudando e tem se tornado uma boa opção, não só para quem está proibido de consumir bebidas alcoólicas, mas também para quem quer aproveitar os prazeres da cerveja zero álcool.

Segundo dados do anuário 2015 da Associação Brasileira da Indústria da Cerveja (CervBrasil), as vendas do segmente de cerveja sem álcool aumentaram 5% nos últimos cinco anos. Em comparação, no mesmo período, outros tipos tiveram um crescimento de 3%.

cerveja-sem-alcoolEsse aumento perde o mistério se olharmos para o exterior, uma vez que a categoria já é bem consolidada na Europa. Na Espanha, maior consumidora da categoria em todo o mundo, cerca de 15% da cerveja vendida é sem álcool. Comparativamente, o share no Brasil ainda não chega à 1%. Um dos motivos da adesão ao produto lá fora são os ‘mixes de cerveja sem álcool’, apostas das cervejarias em misturas da cerveja sem álcool com sabores diversos, produzindo uma espécie de refresco.

Outro problema que a cerveja não alcoólica enfrentava no passado eram as poucas opções disponíveis no mercado. Eram, basicamente, genéricas das Pilsen e American Light Lagers. Hoje, as cervejarias europeias têm diversificado seu portfólio e é possível encontrar Weiss, India Pale Ales, German Pilsners e Fruit Beers. Na Alemanha, por exemplo, as Weizenbiers não alcoólicas se tornaram sucesso.

Na Alemanha, inclusive, o consumo de cerveja per capita tem diminuído, porém, o consumo de cerveja sem álcool tem aumentado com os anos. Referente a 2015, na Alemanha, o share de mercado da categoria NABLAB (non alcoholic beer-low alcool) representou 43%, com taxa composta de crescimento de 6,6%.

Saiba como são feitas as cervejas sem álcool

Dentre os processos de fabricação da cerveja sem álcool destacam-se dois: fermentação interrompida e destilação a vácuo.

Fermentação interrompida: O processo de fermentação é interrompido logo no início, tempo suficiente para que a bebida adquira algumas características da cerveja, sem que uma grande quantidade de álcool seja formada.

Este processo não é 100% eficaz, uma vez que uma certa quantidade de álcool é formada, porém, inferior a 0,5% o que – segundocerveja-sem-alcool a legislação brasileira – as classifica como cervejas sem álcool. Por ainda formar uma quantidade de álcool na fabricação este processo caiu em desuso no Brasil.

Destilação a vácuo: Neste processo a cerveja é produzida normalmente (como uma tradicional cerveja alcoólica), porém, ao final, o álcool é retirado da bebida por destilação. Dessa forma, as cervejas produzidas com esse método têm realmente 0% de valor alcoólico.

Benefícios da cerveja sem álcool

Sempre vista como o ‘primo pobre’ da bebida maltada, o que pouca gente sabe é que a cerveja sem álcool tem muitos benefícios e nutrientes, como vitaminas do complexo B e ácido fólico, além de ter fator isotônico e quantidade de açúcar relativamente baixa. Outra vantagem da categoria é o seu valor calórico. Enquanto, uma cerveja com álcool tradicional possui cerca de 160 calorias, a versão sem álcool carrega por volta de 90.

Como é uma bebida sem álcool e produzida com ingredientes naturais (diferente de sucos industrializados e refrigerantes, por exemplo), é uma boa opção para ser consumida após a atividade física. A associação da cerveja sem álcool com exercício físico é tão grande na Europa, que o produto é vendido em academias, ao lado de água e isotônicos, por exemplo.

Outro fator é o benefício emocional: para quem gosta de tomar uma cervejinha, mas se sente culpado por causa do valor calórico, pode beber sem tanto peso na consciência.

Fonte: Texto de Somos Todos Cervejeiros

Cerveja Erdinger sem álcool

Se você não pode consumir bebida alcoólica, é atleta e não quer beber ou qualquer que seja o motivo, a Erdinger sem álcool é uma das melhores cervejas sem álcool do mercado. Por conter diversas vitaminas, em especial a B12, a Erdinger Alkohofrei é patrocinadora de diversos atletas e uma ótima opção saudável para o seu dia a dia. Seus sabores e aromas também lembram muito as tradicionais weiss. Ou seja, uma cerveja sem álcool, saudável e com gosto de cerveja. Confira!

erdinger-sem-alcool-lata

Erdinger Sem Álcool Lata

Cerveja Erdinger Sem Álcool com 500 ml de volume. Possui coloração amarela, amargor leve e aromas de mosto cervejeiro e cereal.

de R$ 22,90
por R$

16,90

Comprar

* Ao clicar em comprar você será redirecionado para a página do produto em nossa loja.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O seu Blog da Cerveja Artesanal

O blog cervejeiro Cerveja de Todos os Jeitos foi criado por nós aqui do Clube do Malte com o objetivo de afunilar nosso vínculo com nossos leitores e trazer o melhor conteúdo sobre cervejas artesanais, estilos de cerveja, curiosidades, diferenças com a cerveja comum e notícias do mundo cervejeiro. Nosso objetivo é construir a maior e mais engajada comunidade de apaixonados por cerveja do Brasil, e acreditamos que o conhecimento é o primeiro passo para isso acontecer. Aqui é um espaço dedicado para falarmos sobre esta bebida milenar e nos aprofundarmos neste universo tão complexo, porém maravilhoso, que é o das cervejas especiais.
Com um leque tão grande de possibilidades entre os diferentes tipos de cerveja. Contudo, neste blog de cerveja você encontrará os mais variados assuntos e temas relacionados ao cenário cervejeiro do Brasil e do mundo. Aqui você encontrará conteúdos sobre harmonização com cerveja, roteiros cervejeiros, tudo sobre as mais famosas marcas de cerveja, entrevistas com cervejeiros e especialistas, homebrewing com dicas para cervejeiros caseiros, processo de produção de cerveja, entre vários outros no qual trabalhamos com toda dedicação e carinho para te deixar sempre bem informado e antenado. E tem mais, o que acha de ser nosso repórter cervejeiro e aparecer em nossa revista e aqui no Blog?
É simples, envie um e-mail para revista@clubedomalte.com.br com suas dúvidas sobre cervejas, ou dicas de conteúdos que gostaria de ver na revista e no blog. Ou ainda faça indicações de destinos cervejeiros que gostaria de compartilhar com os demais leitores, basta fazer um post em seu Facebook ou Instagram com a #meudestinocervejeiro contando sobre o seu destino preferido, ou se preferir, envie um e-mail para nós, que você poderá ser o repórter cervejeiro do mês. Cheers!