Degustação de cerveja: aprenda como fazer

24/05/2018 - Degustações e Reviews, Momento Cervejeiro

2.106 visualizações

Degustação de cerveja: aprenda como fazer

Fred Banionis
Homebrewer, sommelier de cerveja e produtor audiovisual. Amante de harmonizações e caçador de novas experiencias.

É muito comum no meio da enologia se falar sobre degustação, porém para cervejas esse ainda é um conceito novo. Apesar disso, ambos os universos caminham lado a lado. Já dizia Garrett Oliver “O leque de sabores e aromas da cerveja é vasto, intenso e amplo, ultrapassando facilmente o alcance do vinho” pois lidamos com maior variedade de ingredientes. São diversos lúpulos, maltes, cepas de leveduras e ainda temos opções de especiarias! Levando isso em conta, vamos te mostrar em detalhes como fazer degustação de cerveja.

Degustação de cerveja vertical e horizontal

Existem dois tipos de degustação muito comuns, conhecidos como degustação vertical e degustação horizontal.

A degustação vertical consiste em analisar uma mesma cerveja, porém de lotes diferentes. Isso é muito comum em cervejas de guarda como Barleywine, Imperial Stout ou Geuze. Nesse método, é possível notar como a cerveja muda ao longo do tempo, ela pode ficar mais forte ao longo dos anos, perder alguns aromas mais voláteis como de lúpulos frescos e ganhar notas mais complexas como de maltes especiais ou do envelhecimento em barris de madeira.

Já na degustação horizontal utilizamos um elemento de semelhança entre as cervejas. Você pode por exemplo, degustar somente cervejas de um determinado estilo, mas de marcas diferentes, produzidas todas em uma determinada região, contendo um ingrediente em comum ou a mesma receita, porém com alguma diferença entre cada garrafa, como é o caso do Beer Pack desse mês! A Chicago Blues é uma receita de Robust Porter, recriada agora com diferencial na maturação. Cada parte do lote foi maturado com distintos carvalhos nobres. Aqui você poderá notar a diferença entre o carvalho francês, o carvalho de barril de vinho do porto, de Whisky trufado e de cognac, proporcionada pela maturação da bebida e como cada um deles confere notas distintas ao aroma e sabor da cerveja.

Quer mais dicas? Temos outro post aqui >> Como degustar uma cerveja artesanal – confira o passo-a-passo

 

Ficou curioso? Que tal começar com essa seleção e dar seus primeiros passos no mundo da degustação “mais a sério”?

Kits com copo GRÁTIS!

A partir de

R$ 30,00

Comprar

* Ao clicar em comprar você será redirecionado para a página do produto em nossa loja.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O seu Blog da Cerveja Artesanal

O blog cervejeiro Cerveja de Todos os Jeitos foi criado por nós aqui do Clube do Malte com o objetivo de afunilar nosso vínculo com nossos leitores e trazer o melhor conteúdo sobre cervejas artesanais, estilos de cerveja, curiosidades, diferenças com a cerveja comum e notícias do mundo cervejeiro. Nosso objetivo é construir a maior e mais engajada comunidade de apaixonados por cerveja do Brasil, e acreditamos que o conhecimento é o primeiro passo para isso acontecer. Aqui é um espaço dedicado para falarmos sobre esta bebida milenar e nos aprofundarmos neste universo tão complexo, porém maravilhoso, que é o das cervejas especiais.
Com um leque tão grande de possibilidades entre os diferentes tipos de cerveja. Contudo, neste blog de cerveja você encontrará os mais variados assuntos e temas relacionados ao cenário cervejeiro do Brasil e do mundo. Aqui você encontrará conteúdos sobre harmonização com cerveja, roteiros cervejeiros, tudo sobre as mais famosas marcas de cerveja, entrevistas com cervejeiros e especialistas, homebrewing com dicas para cervejeiros caseiros, processo de produção de cerveja, entre vários outros no qual trabalhamos com toda dedicação e carinho para te deixar sempre bem informado e antenado. E tem mais, o que acha de ser nosso repórter cervejeiro e aparecer em nossa revista e aqui no Blog?
É simples, envie um e-mail para revista@clubedomalte.com.br com suas dúvidas sobre cervejas, ou dicas de conteúdos que gostaria de ver na revista e no blog. Ou ainda faça indicações de destinos cervejeiros que gostaria de compartilhar com os demais leitores, basta fazer um post em seu Facebook ou Instagram com a #meudestinocervejeiro contando sobre o seu destino preferido, ou se preferir, envie um e-mail para nós, que você poderá ser o repórter cervejeiro do mês. Cheers!