Como criar uma régua de degustação de cerveja?

11/07/2020 - Degustações e Reviews

375 visualizações

Como criar uma régua de degustação de cerveja?

Bruna Luiza Ribeiro
Personal chef, sommeliére de cerveja, dona do blog e confeitaria chefbrunaluiza

Salve cervejeiros e cervejeiras, muitos de nós têm passado mais tempo em casa do que o costume, mas isso não vai nos impedir de degustar aquela cerveja artesanal que tanto amamos! E já que estamos com tempo de sobra… Hoje eu trouxe algumas dicas para você montar uma régua de degustação de cerveja em casa e aproveitar cada gole dessa experiência.

Primeiros passos 

Primeira dica: sempre comece com os rótulos menos complexos e mais suaves. Começar a régua com uma Strong Ale te impedirá de sentir as suaves notas de malte de uma Bohemian Pilsner, por exemplo. 

Segunda dica: cada cerveja tem seu copo, isso nós já sabemos. Mas se não for usar um copo específico para cada estilo, você pode optar por um modelo mais versátil como a taça ISO, Pint ou Caldereta.

Terceira dica: defina o “tema” da sua régua, isso te ajudará a escolher as cervejas. Por exemplo, você pode optar por vários estilos que destacam o malte, o lúpulo ou a levedura, estilos Ale ou Lager, escolas cervejeiras ou por complexidade. Enfim, a criatividade é quem manda!

Quarta e última dica: pão francês e biscoito água e sal ajudam a limpar o paladar para a próxima degustação. Água com gás também. Procure ter esses itens ou algum deles a disposição para alternar entre uma cerveja e outra. 

Minha régua de degustação

Agora que já estamos prontos, trouxe uma régua de degustação de cerveja Ale com seis opções de bons rótulos que você encontra no clubedomalte.com.br – lembrando que o Clube entrega diretamente na sua casa. 

1 – WEISS: PAULANER HEFE WEISS

2 – DUNKEL WEISS: PAULANER HEFE WEISS DUNKEL

3 – BELGIAN BLOND ALE: SF FEUILLIEN GRAND CRU

4 – ENGLISH PALE ALE: COOPERS ORIGINAL PALE ALE

5 – STRONG DARK ALE: KASTEEL CUVÉE DU CHATEAU

6 – EXTRA STOUT: COOPERS BEST EXTRA STOUT

Cheers!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O seu Blog da Cerveja Artesanal

O blog cervejeiro Cerveja de Todos os Jeitos foi criado por nós aqui do Clube do Malte com o objetivo de afunilar nosso vínculo com nossos leitores e trazer o melhor conteúdo sobre cervejas artesanais, estilos de cerveja, curiosidades, diferenças com a cerveja comum e notícias do mundo cervejeiro. Nosso objetivo é construir a maior e mais engajada comunidade de apaixonados por cerveja do Brasil, e acreditamos que o conhecimento é o primeiro passo para isso acontecer. Aqui é um espaço dedicado para falarmos sobre esta bebida milenar e nos aprofundarmos neste universo tão complexo, porém maravilhoso, que é o das cervejas especiais.
Com um leque tão grande de possibilidades entre os diferentes tipos de cerveja. Contudo, neste blog de cerveja você encontrará os mais variados assuntos e temas relacionados ao cenário cervejeiro do Brasil e do mundo. Aqui você encontrará conteúdos sobre harmonização com cerveja, roteiros cervejeiros, tudo sobre as mais famosas marcas de cerveja, entrevistas com cervejeiros e especialistas, homebrewing com dicas para cervejeiros caseiros, processo de produção de cerveja, entre vários outros no qual trabalhamos com toda dedicação e carinho para te deixar sempre bem informado e antenado. E tem mais, o que acha de ser nosso repórter cervejeiro e aparecer em nossa revista e aqui no Blog?
É simples, envie um e-mail para revista@clubedomalte.com.br com suas dúvidas sobre cervejas, ou dicas de conteúdos que gostaria de ver na revista e no blog. Ou ainda faça indicações de destinos cervejeiros que gostaria de compartilhar com os demais leitores, basta fazer um post em seu Facebook ou Instagram com a #meudestinocervejeiro contando sobre o seu destino preferido, ou se preferir, envie um e-mail para nós, que você poderá ser o repórter cervejeiro do mês. Cheers!