A primeira cerveja Saison da América

27/11/2019 - Estilos de Cerveja

165 visualizações

A primeira cerveja Saison da América

Avelar Júnior
Sommelier de cervejas direto da terra do Tio Sam

Me tira do sério quando alguém diz que não gosta de cervejas do estilo belga (infelizmente já ouvi isso algumas vezes). Primeiro, porque algumas das melhores cervejas do mundo são feitas na Bélgica. Segundo, porque não existe nada mais vago do que “cerveja de estilo belga”. Quadrupel, Lambic, Witbier, ou cerveja Saison não cabem em uma generalização tão simplista.

O americano Donald Feinberg provavelmente pensa como eu, apesar de não ser tão rude. No longínquo ano de 1982, Don abriu uma importadora especializada em cervejas belgas. Sua esposa Wendy Littlefield ingressou no negócio anos depois.

O casal abriu trilha em um mercado dominado por Light Lagers. Eles trouxeram marcas, até então, inéditas para o consumidor americano, como Duvel, Rodenbach, Kwak, Affligem, Dupont e outras mais.

Foi um esforço árduo de educar o público e pavimentar o caminho para o surgimento, anos depois, de algumas cervejarias americanas mais focadas em cervejas belgas, como: New Belgium (1991), Allagash (1995) e a própria cervejaria do casal Don e Wendy: a Brewery Ommegang (1997).

A Brewery Ommegang foi resultado de uma parceria de Don e Wendy com a Duvel Moortgat. Posteriormente, em 2003, a Duvel adquiriu a parte do casal e se tornou a única proprietária. A cervejaria belga tem investido fortemente no mercado americano: além da Brewery Ommegang, eles adquiriram também a Boulevard Brewing (em 2014) e a Firestone Walker (em 2015).

A Brewery Ommegang tem uma grande reputação no mercado, famosa na rota de turismo cervejeiro no estado de Nova York. Em 2013 eles lançaram uma de suas linhas de maior sucesso, a Game of Thrones, que são várias cervejas diferentes com nomes baseados na série da HBO.

A minha Brewery Ommegang preferida é a tradicional Hennepin. Lançada em 1998, essa foi a primeira cerveja Saison fabricada nos Estados Unidos e também a mais popular no site Beer Advocate, com mais de 6 mil avaliações. Uma ótima cerveja, com boa carbonatação, médio amargor, leves notas condimentadas e final bem seco. Uma cerveja que chega aos seus 21 anos de mercado em plena forma.

Cheers 😉

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O seu Blog da Cerveja Artesanal

O blog cervejeiro Cerveja de Todos os Jeitos foi criado por nós aqui do Clube do Malte com o objetivo de afunilar nosso vínculo com nossos leitores e trazer o melhor conteúdo sobre cervejas artesanais, estilos de cerveja, curiosidades, diferenças com a cerveja comum e notícias do mundo cervejeiro. Nosso objetivo é construir a maior e mais engajada comunidade de apaixonados por cerveja do Brasil, e acreditamos que o conhecimento é o primeiro passo para isso acontecer. Aqui é um espaço dedicado para falarmos sobre esta bebida milenar e nos aprofundarmos neste universo tão complexo, porém maravilhoso, que é o das cervejas especiais.
Com um leque tão grande de possibilidades entre os diferentes tipos de cerveja. Contudo, neste blog de cerveja você encontrará os mais variados assuntos e temas relacionados ao cenário cervejeiro do Brasil e do mundo. Aqui você encontrará conteúdos sobre harmonização com cerveja, roteiros cervejeiros, tudo sobre as mais famosas marcas de cerveja, entrevistas com cervejeiros e especialistas, homebrewing com dicas para cervejeiros caseiros, processo de produção de cerveja, entre vários outros no qual trabalhamos com toda dedicação e carinho para te deixar sempre bem informado e antenado. E tem mais, o que acha de ser nosso repórter cervejeiro e aparecer em nossa revista e aqui no Blog?
É simples, envie um e-mail para revista@clubedomalte.com.br com suas dúvidas sobre cervejas, ou dicas de conteúdos que gostaria de ver na revista e no blog. Ou ainda faça indicações de destinos cervejeiros que gostaria de compartilhar com os demais leitores, basta fazer um post em seu Facebook ou Instagram com a #meudestinocervejeiro contando sobre o seu destino preferido, ou se preferir, envie um e-mail para nós, que você poderá ser o repórter cervejeiro do mês. Cheers!