American Ale e suas diferenças em três variações do estilo

14/06/2017 - Estilos de Cerveja

3.579 visualizações

American Ale e suas diferenças em três variações do estilo

Ana Paula Komar
Jornalista, apaixonada por história, curiosa por culturas e apreciadora de boas cervejas!

American Ale é uma junção de três estilos de uma nova geração de Ales, surgidos na costa oeste dos Estados Unidos a partir do movimento homebrew. Esse estilo americano possui diferenças em três variações e as características que os distinguem entre si são: a cor, que vai do levemente dourado ao marrom; o aroma; que pode variar entre um forte aroma floral a notas de caramelo; e o paladar; mais cítrico e, às vezes, condimentado. Fazem parte deste grupo as: American Pale Ales, American Amber Ales e American Brown Ales.

Conheça cada variação da American Ale

cerveja Anchor Pale AleAmerican Pale Ale – A história do estilo American Pale Ale resume um pouco o renascimento da cerveja (Craft Beer Revolution), um movimento iniciado nos Estados Unidos nos anos 80. Buscou-se retomar toda a rica história da bebida usando todas as técnicas e insumos disponíveis para produzir a melhor cerveja possível. Este estilo é considerado uma adaptação do estilo English Pale Ale, utilizando, porém, ingredientes locais. Comparado ao estilo tradicional inglês, este é bem mais amargo e alcoólico. A cor dessas cervejas varia do amarelo claro ao âmbar e os melhores exemplos são considerados refrescantes, com aroma de lúpulo levemente cítrico e espuma branca com boa retenção.

Acerveja Brooklyn Brown Alemerican Brown Ale –  pode ser chamada de versão americana da Northern English Brown Ale, porém utiliza ingredientes locais, criando um estilo mais maltado e amargo, quanto como a versão mais escura da American Amber Ale. O aroma tem traços de nozes, caramelo e chocolate, com notas cítricas do lúpulo. O forte caráter maltado contrabalança o amargor que, junto com a boa carbonatação e o teor alcoólico, confere uma sensação seca ao final da degustação.

Acerveja Rogue Amber Alemerican Amber Ale – um estilo americano, também chamado em algumas regiões de Red Ale, foi popularizado na região norte da Califórnia e na região Noroeste Pacífico nos Estados Unidos. É um estilo bastante semelhante ao American Pale Ale, só que com mais corpo e a presença marcante do caramelo, proveniente do malte. Habitualmente, a diferença entre uma Amber/Red Ale de qualidade e uma American Pale Ale é realmente pela característica mais escura devido ao malte utilizado, tendo em contrapartida menos lúpulo. Costumam ser bem carbonatadas, com espuma de coloração palha de boa formação e persistência.

  • Sou novato no mundo cervejeiro.Não sou especialista.E ainda tenho muitas para provar.Mas trago um paladar apurado dos vinhos e da gastronomia.Muito bom aprender com vocês.

    • Que bom poder lhe ajudar Marcos 😉 Continue conosco, temos muitos conteúdos bacanas sobre o universo cervejeiro e atualizações constantes no Blog.
      Grande abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O seu Blog da Cerveja Artesanal

O blog cervejeiro Cerveja de Todos os Jeitos foi criado por nós aqui do Clube do Malte com o objetivo de afunilar nosso vínculo com nossos leitores e trazer o melhor conteúdo sobre cervejas artesanais, estilos de cerveja, curiosidades, diferenças com a cerveja comum e notícias do mundo cervejeiro. Nosso objetivo é construir a maior e mais engajada comunidade de apaixonados por cerveja do Brasil, e acreditamos que o conhecimento é o primeiro passo para isso acontecer. Aqui é um espaço dedicado para falarmos sobre esta bebida milenar e nos aprofundarmos neste universo tão complexo, porém maravilhoso, que é o das cervejas especiais.
Com um leque tão grande de possibilidades entre os diferentes tipos de cerveja. Contudo, neste blog de cerveja você encontrará os mais variados assuntos e temas relacionados ao cenário cervejeiro do Brasil e do mundo. Aqui você encontrará conteúdos sobre harmonização com cerveja, roteiros cervejeiros, tudo sobre as mais famosas marcas de cerveja, entrevistas com cervejeiros e especialistas, homebrewing com dicas para cervejeiros caseiros, processo de produção de cerveja, entre vários outros no qual trabalhamos com toda dedicação e carinho para te deixar sempre bem informado e antenado. E tem mais, o que acha de ser nosso repórter cervejeiro e aparecer em nossa revista e aqui no Blog?
É simples, envie um e-mail para revista@clubedomalte.com.br com suas dúvidas sobre cervejas, ou dicas de conteúdos que gostaria de ver na revista e no blog. Ou ainda faça indicações de destinos cervejeiros que gostaria de compartilhar com os demais leitores, basta fazer um post em seu Facebook ou Instagram com a #meudestinocervejeiro contando sobre o seu destino preferido, ou se preferir, envie um e-mail para nós, que você poderá ser o repórter cervejeiro do mês. Cheers!