American IPA: conheça mais sobre o estilo que também já foi chamado de APA

14/03/2019 - Estilos de Cerveja

21.575 visualizações

American IPA: conheça mais sobre o estilo que também já foi chamado de APA

Henrique Cruz
Sommelier de Cervejas; Professor e Consultor; Cervejeiro Caseiro; Juiz BJCP;

Essa é uma típica cerveja americana, acredita-se que os americanos já vinham produzindo a American IPA porém nunca com essa denominação. Muitas vezes as American Pale Ale já tinham amargor e corpo suficiente para ser uma India Pale Ale, porém esse tipo de cerveja não existia. O carácter de malte e principalmente os lúpulos utilizados diferencia as IPAS Americanas das Inglesas.

A primeira cervejaria a lançar o estilo de cerveja American IPA foi a Anchor com a sua Anchor Liberty Ale. Produzida em 1975, utiliza uma carga pesada de lúpulos Cascade. Outras cervejas American IPA famosas são as Brooklyn American Ale, Flying Monkeys Hoptical Illusion e Morada Hop Arabica, que inclusive foi ganhadora da medalha de ouro no Festival Brasileiro da Cerveja (categoria Coffe-Flavored Beer) e considerada a melhor Ale Nacional na Enquete do Bob 2015.

Características do estilo American IPA

American-IPA

Impressão geral: Certamente cerveja é lupulada e amarga, considerada como uma Strong Pale Ale, a presença de lúpulos do novo mundo e americanos é evidente, tanto no aroma quanto no sabor. Uma Ale limpa, pode apresentar caráter frutado da fermentação e uma leve presença de malte que ajuda a balancear a cerveja.

Aroma: intenso aroma de lúpulos do novo mundo e/ou variações americanas, versões com dry hop podem apresentar um leve gramíneo, que quando em excesso é considerada uma falha no estilo. Leve frutado da fermentação pode estar presente, a qualidade e perfil dos maltes devem estar em segundo plano, apenas dando suporte para a alta lupulagem.

Aparência: coloração varia de dourado a cobre, sempre brilhante e límpida, versões com dry hop ou não filtradas podem apresentar turbidez. Média formação e retenção de espuma de cor quase branca.

Sabor: sabor de lúpulo varia de médio alto a alto, seguindo o perfil dos aromas, lúpulos americanos que oferecem qualidades cítricas, frutadas e resinosas. A presença do malte é de média a baixa, apenas dando suporte para o lúpulo, um leve aroma de biscoito ou caramelo pode ser aceito, de final seco. Retrogosto deve se manter amargo, sem dulçor residual.

O Clube do Malte possui uma área exclusiva para as cervejas American Pale Ale, além de um e-book sobre os segredos do lúpulo e diversos posts destrinchando e explicando sobre as variações do estilo IPA.

7 American IPAs que você precisa conhecer

Anchor Liberty Ale – Com o nome e o tom de Liberdade, essa foi primeira produção de cerveja American Ipa fabricada após o período de lei seca americana, no qual não era permitido fabricar, consumir e transportar qualquer tipo de bebida alcóolica. Com teor alcoólico de 5,9%, a Anchor Liberty é produzida com os melhores insumos, malte pale e lúpulos frescos em flor. Na boca apresenta boa carbonatação com bolhas que parecem de champanhe devido a um processo chamado de “bunging”. Sua produção conta também com um dry-hop de lúpulo cascade.

 

Tupiniquim Efeito Mosaic  – Essa cerveja é aromática e refrescante. Para a produção desse American IPA  sua receita leva somente o lúpulo americano Mosaic. Seus aromas e sabores remetem a notas cítricas e frutadas como blueberry, tangerina e papaya.

 

Underground IPA – Primeiro rótulo produzido pelo Clube do Malte a Underground não é uma cerveja comum. Pensando em deixar a degustação ainda mais completa essa cerveja junta duas paixões: música e cerveja. É uma típica cerveja IPA americana – aromática, seca e refrescante. Essa cerveja é produzida com sete lúpulos: Columbus, Cascade e Citra na fervura e Ekuanot, Centennial, Citra e Mosaic no Dry-hop. Apresenta uma bela coloração amarelo ouro, aroma cítrico e floral e, apesar do seu teor alcoólico de 6,8% e 52 IBUs, é extremamente equilibrada.Uma IPA coo toda IPA deve ser.

 

Morada Hop Arabica – Essa cerveja é uma versão aromaticamente cafeinada e lupuladamente refrescante. Uma colaborativa, da Morada Cia. Etílica com o Lucca Cafés Especiais que une as duas bebidas mais consumidas e amadas dos brasileiros: a cerveja  e o café. Ganhadora da medalha de ouro no Festival Brasileiro da Cerveja na categoria Coffe-Flavored Beer e considerada a melhor Ale Nacional na Enquete do Bob 2015.

 

Hocus Pocus Interstellar – lançada em 2015 no Mondial de La Bière Rio e considerada o segundo melhor rótulo do festival, entre as 800 cervejas artesanais, essa é a primeira IPA produzida pela Hocus Pocus. Apresenta coloração amarela, espuma de boa formação e sua receita leva o dobro de lúpulos da APA Cadabra, trazendo intensos sabores de frutas amarelas como manga e maracujá e amargor presente.

 

Fumacônica Kunk IPA – A Kunk é uma American IPA que nasceu para celebrar os bons momentos da vida. Produzida para os admiradores de boas cervejas, é lupulada na medida certa. Possui teor alcoólico de 7,1%, 70 IBU’s e destaca-se pela alta drinkability. A combinação de lúpulos americanos resulta em toques cítricos e frutados. Apresenta coloração bronze, corpo médio e macia. A Funk IPA foi feita para te proporcionar uma experiência única. Beba, relaxe, divirta-se e “Enjoy the breeze”!

 

Dogma Boreas –  Essa cerveja é uma American IPA com Cryo Hops – um processo que deixa a cerveja ainda mais fresca, intensa e saborosa. Apresenta coloração amarela, corpo médio, a é carbonatação moderada e a espuma é de média formação. Traz no aroma e sabores motas frutados de melão, abacaxi e maracujá, com leves toques florais e um pouco de acidez. É uma versão de American IPA extremamente saborosa e aromática.
Founders All Day Ipa – Uma criação brilhante! É desta forma que podemos classificar a Founders All Day Ipa, uma cerveja que possui a potência de uma American IPA com a leveza de uma session beer. Possui ainda amargor marcante ao final do gole. Essa cerveja é a recompensa perfeita para um dia de trabalho honesto e o melhor companheiro para celebrar os prazeres simples da vida.
  • ”American IPA: conheça mais sobre o estilo também chamado de APA”, pessoal, há um equívoco nessa informação, correto? American IPA não é chamado de APA, ou se é, qual fonte vocês usam? 

    • Lívia, obrigado pela mensagem. Realmente existiu um equívoco, já estamos atualizando as informações. O correto é ”American IPA: conheça mais sobre o estilo que também FOI chamado de APA”. Isso porque antigamente antes de existirem as IPAS os americanos já produziam cervejas amargas, no perfil das IPAS, porém sem utilizar a nomenclatura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O seu Blog da Cerveja Artesanal

O blog cervejeiro Cerveja de Todos os Jeitos foi criado por nós aqui do Clube do Malte com o objetivo de afunilar nosso vínculo com nossos leitores e trazer o melhor conteúdo sobre cervejas artesanais, estilos de cerveja, curiosidades, diferenças com a cerveja comum e notícias do mundo cervejeiro. Nosso objetivo é construir a maior e mais engajada comunidade de apaixonados por cerveja do Brasil, e acreditamos que o conhecimento é o primeiro passo para isso acontecer. Aqui é um espaço dedicado para falarmos sobre esta bebida milenar e nos aprofundarmos neste universo tão complexo, porém maravilhoso, que é o das cervejas especiais.
Com um leque tão grande de possibilidades entre os diferentes tipos de cerveja. Contudo, neste blog de cerveja você encontrará os mais variados assuntos e temas relacionados ao cenário cervejeiro do Brasil e do mundo. Aqui você encontrará conteúdos sobre harmonização com cerveja, roteiros cervejeiros, tudo sobre as mais famosas marcas de cerveja, entrevistas com cervejeiros e especialistas, homebrewing com dicas para cervejeiros caseiros, processo de produção de cerveja, entre vários outros no qual trabalhamos com toda dedicação e carinho para te deixar sempre bem informado e antenado. E tem mais, o que acha de ser nosso repórter cervejeiro e aparecer em nossa revista e aqui no Blog?
É simples, envie um e-mail para revista@clubedomalte.com.br com suas dúvidas sobre cervejas, ou dicas de conteúdos que gostaria de ver na revista e no blog. Ou ainda faça indicações de destinos cervejeiros que gostaria de compartilhar com os demais leitores, basta fazer um post em seu Facebook ou Instagram com a #meudestinocervejeiro contando sobre o seu destino preferido, ou se preferir, envie um e-mail para nós, que você poderá ser o repórter cervejeiro do mês. Cheers!