American IPA: conheça mais sobre o estilo que também já foi chamado de APA

14/03/2019 - Estilos de Cerveja

25.334 visualizações

American IPA: conheça mais sobre o estilo que também já foi chamado de APA

Henrique Cruz
Sommelier de Cervejas; Professor e Consultor; Cervejeiro Caseiro; Juiz BJCP;

Essa é uma típica cerveja americana, acredita-se que os americanos já vinham produzindo a American IPA porém nunca com essa denominação. Muitas vezes as American Pale Ale já tinham amargor e corpo suficiente para ser uma India Pale Ale, porém esse tipo de cerveja não existia. O carácter de malte e principalmente os lúpulos utilizados diferencia as IPAS Americanas das Inglesas.

A primeira cervejaria a lançar o estilo de cerveja American IPA foi a Anchor com a sua Anchor Liberty Ale. Produzida em 1975, utiliza uma carga pesada de lúpulos Cascade. Outras cervejas American IPA famosas são as Brooklyn American Ale, Flying Monkeys Hoptical Illusion e Morada Hop Arabica, que inclusive foi ganhadora da medalha de ouro no Festival Brasileiro da Cerveja (categoria Coffe-Flavored Beer) e considerada a melhor Ale Nacional na Enquete do Bob 2015.

Características do estilo American IPA

American-IPA

Impressão geral: Certamente a cerveja é lupulada e amarga, considerada como uma Strong Pale Ale, a presença de lúpulos do novo mundo e americanos é evidente, tanto no aroma quanto no sabor. Uma Ale limpa, pode apresentar caráter frutado da fermentação e uma leve presença de malte que ajuda a balancear a cerveja.

Aroma: intenso aroma de lúpulos do novo mundo e/ou variações americanas, versões com dry hop podem apresentar um leve gramíneo, que quando em excesso é considerada uma falha no estilo. Leve frutado da fermentação pode estar presente, a qualidade e perfil dos maltes devem estar em segundo plano, apenas dando suporte para a alta lupulagem.

Aparência: coloração varia de dourado a cobre, sempre brilhante e límpida, versões com dry hop ou não filtradas podem apresentar turbidez. Média formação e retenção de espuma de cor quase branca.

Sabor: sabor de lúpulo varia de médio alto a alto, seguindo o perfil dos aromas, lúpulos americanos que oferecem qualidades cítricas, frutadas e resinosas. A presença do malte é de média a baixa, apenas dando suporte para o lúpulo, um leve aroma de biscoito ou caramelo pode ser aceito, de final seco. Retrogosto deve se manter amargo, sem dulçor residual.

O Clube do Malte possui uma área exclusiva para as cervejas American Pale Ale, além de um e-book sobre os segredos do lúpulo e diversos posts destrinchando e explicando sobre as variações do estilo IPA.

7 American IPAs que você precisa conhecer

Anchor Liberty Ale – Com o nome e o tom de Liberdade, essa foi primeira produção de cerveja American IPA fabricada após o período de lei seca americana, no qual não era permitido fabricar, consumir e transportar qualquer tipo de bebida alcóolica. Com teor alcoólico de 5,9%, a Anchor Liberty é produzida com os melhores insumos, malte pale e lúpulos frescos em flor. Na boca apresenta boa carbonatação com bolhas que parecem de champanhe devido a um processo chamado de “bunging”. Sua produção conta também com um dry-hop de lúpulo cascade.

 

Tupiniquim Efeito Mosaic  – Essa cerveja é aromática e refrescante. Para a produção desta American IPA  sua receita leva somente o lúpulo americano Mosaic. Seus aromas e sabores remetem a notas cítricas e frutadas como blueberry, tangerina e papaya.

 

Underground IPAPrimeiro rótulo produzido pelo Clube do Malte a Underground não é uma cerveja comum. Pensando em deixar a degustação ainda mais completa essa cerveja junta duas paixões: música e cerveja. É uma típica cerveja IPA americana – aromática, seca e refrescante. Essa cerveja é produzida com sete lúpulos: Columbus, Cascade e Citra na fervura e Ekuanot, Centennial, Citra e Mosaic no Dry-hop. Apresenta uma bela coloração amarelo ouro, aroma cítrico e floral e, apesar do seu teor alcoólico de 6,8% e 52 IBUs, é extremamente equilibrada.Uma IPA como toda IPA deve ser.

 

Morada Hop Arabica – Essa cerveja é uma versão aromaticamente cafeinada e lupuladamente refrescante. Uma colaborativa, da Morada Cia. Etílica com o Lucca Cafés Especiais que une as duas bebidas mais consumidas e amadas dos brasileiros: a cerveja  e o café. Ganhadora da medalha de ouro no Festival Brasileiro da Cerveja na categoria Coffe-Flavored Beer e considerada a melhor Ale Nacional na Enquete do Bob 2015.

 

Hocus Pocus Interstellar – lançada em 2015 no Mondial de La Bière Rio e considerada o segundo melhor rótulo do festival, entre as 800 cervejas artesanais, essa é a primeira IPA produzida pela Hocus Pocus. Apresenta coloração amarela, espuma de boa formação e sua receita leva o dobro de lúpulos da APA Cadabra, trazendo intensos sabores de frutas amarelas como manga e maracujá e amargor presente.

 

Fumacônica Kunk IPA – A Kunk é uma American IPA que nasceu para celebrar os bons momentos da vida. Produzida para os admiradores de boas cervejas, é lupulada na medida certa. Possui teor alcoólico de 7,1%, 70 IBU’s e destaca-se pela alta drinkability. A combinação de lúpulos americanos resulta em toques cítricos e frutados. Apresenta coloração bronze, corpo médio e macia. A Funk IPA foi feita para te proporcionar uma experiência única. Beba, relaxe, divirta-se e “Enjoy the breeze”!

 

Dogma Boreas –  Essa cerveja é uma American IPA com Cryo Hops – um processo que deixa a cerveja ainda mais fresca, intensa e saborosa. Apresenta coloração amarela, corpo médio, a é carbonatação moderada e a espuma é de média formação. Traz no aroma e sabores motas frutados de melão, abacaxi e maracujá, com leves toques florais e um pouco de acidez. É uma versão de American IPA extremamente saborosa e aromática.
Founders All Day IpaUma criação brilhante! É desta forma que podemos classificar a Founders All Day Ipa, uma cerveja que possui a potência de uma American IPA com a leveza de uma session beer. Possui ainda amargor marcante ao final do gole. Essa cerveja é a recompensa perfeita para um dia de trabalho honesto e o melhor companheiro para celebrar os prazeres simples da vida.
  • ”American IPA: conheça mais sobre o estilo também chamado de APA”, pessoal, há um equívoco nessa informação, correto? American IPA não é chamado de APA, ou se é, qual fonte vocês usam? 

    • Lívia, obrigado pela mensagem. Realmente existiu um equívoco, já estamos atualizando as informações. O correto é ”American IPA: conheça mais sobre o estilo que também FOI chamado de APA”. Isso porque antigamente antes de existirem as IPAS os americanos já produziam cervejas amargas, no perfil das IPAS, porém sem utilizar a nomenclatura.

    • Olá, Rogério! Ambos os estilos possuem origem próxima, mas são diferentes sim. Apesar de terem características sensoriais parecidas, tanto no aroma quanto no sabor, alguns tipos de ingredientes são diferentes, principalmente os lúpulos, dando perfis de amargor e corpo distintos. Em resumo, a IPA tende a ter amargor mais evidente e com aspectos mais frutados e cítricos. A APA por sua vez possuem um dulçor mais aparente. Além disso, a IPA também geralmente possui um aspecto mais denso, ou seja, possui corpo mais alto, e sua coloração normalmente é um pouco mais escura puxando para âmbar. Vale reforçar que tais características não são regras absolutas, então existem rótulos que podem transitar entre os dois estilos. As diferenças muitas vezes são tênues e confusões são comuns mesmo. Espero ter colaborado! Abraço e continue nos acompanhando!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O seu Blog da Cerveja Artesanal

O blog cervejeiro Cerveja de Todos os Jeitos foi criado por nós aqui do Clube do Malte com o objetivo de afunilar nosso vínculo com nossos leitores e trazer o melhor conteúdo sobre cervejas artesanais, estilos de cerveja, curiosidades, diferenças com a cerveja comum e notícias do mundo cervejeiro. Nosso objetivo é construir a maior e mais engajada comunidade de apaixonados por cerveja do Brasil, e acreditamos que o conhecimento é o primeiro passo para isso acontecer. Aqui é um espaço dedicado para falarmos sobre esta bebida milenar e nos aprofundarmos neste universo tão complexo, porém maravilhoso, que é o das cervejas especiais.
Com um leque tão grande de possibilidades entre os diferentes tipos de cerveja. Contudo, neste blog de cerveja você encontrará os mais variados assuntos e temas relacionados ao cenário cervejeiro do Brasil e do mundo. Aqui você encontrará conteúdos sobre harmonização com cerveja, roteiros cervejeiros, tudo sobre as mais famosas marcas de cerveja, entrevistas com cervejeiros e especialistas, homebrewing com dicas para cervejeiros caseiros, processo de produção de cerveja, entre vários outros no qual trabalhamos com toda dedicação e carinho para te deixar sempre bem informado e antenado. E tem mais, o que acha de ser nosso repórter cervejeiro e aparecer em nossa revista e aqui no Blog?
É simples, envie um e-mail para revista@clubedomalte.com.br com suas dúvidas sobre cervejas, ou dicas de conteúdos que gostaria de ver na revista e no blog. Ou ainda faça indicações de destinos cervejeiros que gostaria de compartilhar com os demais leitores, basta fazer um post em seu Facebook ou Instagram com a #meudestinocervejeiro contando sobre o seu destino preferido, ou se preferir, envie um e-mail para nós, que você poderá ser o repórter cervejeiro do mês. Cheers!