Beer Hunter: conheça a Brut IPA de São Francisco

23/09/2019 - Estilos de Cerveja

121 visualizações

Beer Hunter: conheça a Brut IPA de São Francisco

Avelar Júnior
Sommelier de cervejas direto da terra do Tio Sam

A temperatura amena durante boa parte do ano e a regular garoa não fazem jus a umas das cidades mais efervescentes nos Estados Unidos. São Francisco é tudo menos amena. Antigo ponto de encontro dos beatniks e um dos polos da contracultura dos anos 60, a cidade é sinônimo de vanguarda e inovação.

E foi lá, entre os barris e tanques da Social Kitchen & Brewery, que nasceu, em dezembro de 2018, um novo subgênero da American IPA: a Brut IPA.

A nova IPA, que já se espalhou pelos quatro cantos do país e do mundo, foi criação do mestre-cervejeiro Kim Sturdavant.

Aroma pra dar e vender

Basicamente, a Brut IPA é uma cerveja de coloração bem clara, um pouco hazy (bem menos que as New England IPAs), efervescente, seca, de baixo amargor e extremamente aromática. O malte usado geralmente é o Pilsner, mas também não é raro a adição de outros cereais como arroz e milho. O objetivo é uma cerveja bem leve e fácil de beber.

Mas o pulo do gato está na utilização da enzima amilase glucosidase. Até então essa enzima era utilizada somente em cervejas mais fortes, como a Imperial Stout, auxiliando na fermentação e proporcionando uma cerveja menos adocicada.

Na IPA, com menor graduação alcoólica, a amilase resultou numa cerveja mais efervescente e paladar mais seco. Daí o nome Brut, em referência à champagne.

Concorrente pra NEIPA?

Se a Brut IPA vai alcançar a popularidade da New England IPA e se tornar oficialmente um novo estilo, só o tempo dirá. Mas tem grande potencial.

Várias cervejarias estão fazendo suas versões dessa nova IPA, mas bem longe de atender a demanda. Depois de muito procurar eu finalmente encontrei um exemplar.

A boa Feeling Good Louis, da Fair State Brewing Cooperative, uma Brut Fruit IPA com adição de kiwi. Algumas cervejarias brasileiras, como a Bodebrown, já lançaram sua versão da estilo, a Brut IPA Galaxy, mas muito mais ainda está por vir. Fiquem de olho.

Cheers!

 

Fonte imagem destaque: Cervejaria Bodebrown.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O seu Blog da Cerveja Artesanal

O blog cervejeiro Cerveja de Todos os Jeitos foi criado por nós aqui do Clube do Malte com o objetivo de afunilar nosso vínculo com nossos leitores e trazer o melhor conteúdo sobre cervejas artesanais, estilos de cerveja, curiosidades, diferenças com a cerveja comum e notícias do mundo cervejeiro. Nosso objetivo é construir a maior e mais engajada comunidade de apaixonados por cerveja do Brasil, e acreditamos que o conhecimento é o primeiro passo para isso acontecer. Aqui é um espaço dedicado para falarmos sobre esta bebida milenar e nos aprofundarmos neste universo tão complexo, porém maravilhoso, que é o das cervejas especiais.
Com um leque tão grande de possibilidades entre os diferentes tipos de cerveja. Contudo, neste blog de cerveja você encontrará os mais variados assuntos e temas relacionados ao cenário cervejeiro do Brasil e do mundo. Aqui você encontrará conteúdos sobre harmonização com cerveja, roteiros cervejeiros, tudo sobre as mais famosas marcas de cerveja, entrevistas com cervejeiros e especialistas, homebrewing com dicas para cervejeiros caseiros, processo de produção de cerveja, entre vários outros no qual trabalhamos com toda dedicação e carinho para te deixar sempre bem informado e antenado. E tem mais, o que acha de ser nosso repórter cervejeiro e aparecer em nossa revista e aqui no Blog?
É simples, envie um e-mail para revista@clubedomalte.com.br com suas dúvidas sobre cervejas, ou dicas de conteúdos que gostaria de ver na revista e no blog. Ou ainda faça indicações de destinos cervejeiros que gostaria de compartilhar com os demais leitores, basta fazer um post em seu Facebook ou Instagram com a #meudestinocervejeiro contando sobre o seu destino preferido, ou se preferir, envie um e-mail para nós, que você poderá ser o repórter cervejeiro do mês. Cheers!