Beerpedia: A cerveja Schwarzbier

31/12/2019 - Estilos de Cerveja

569 visualizações

Beerpedia: A cerveja Schwarzbier

Fred Banionis
Homebrewer, sommelier de cerveja e produtor audiovisual. Amante de harmonizações e caçador de novas experiencias.

Lá nos meus primórdios da bebedeira, sempre tive uma certa aversão por cervejas escuras, em sua maior parte devido à má impressão causada pelas famosas Malzbier nacionais. Após muitos anos e uma viagem a Blumenau, tive o prazer de conhecer a cervejaria Eisenbahn e lá tomei, direto da fonte, um copo de Dunkel que me fez mudar a perspectiva sobre cervejas escuras (origado Patrick por quase me obrigar a provar essa Dunkel!).

Hoje em dia cervejas escuras já estão bem consagradas no meio da cerveja especial graças a estilos como Stout e Black IPA, mas acredito que o mais icônico estilo seja a cerveja Schwarzbier (Cerveja Preta, traduzido do alemão) ou, para facilitar a pronúncia: Dark Lager.

Como é a cerveja Schwarzbier?

Essa cerveja escura de espuma bege, paladar suave, baixo teor alcoólico com notas de café, leve chocolate e quase sem presença de lúpulo vem sendo produzida na região da Bavária e República Tcheca desde antes do século IX, segundo alguns arqueólogos da região. Claro que nessa época não se conhecia as leveduras de baixa fermentação, portanto era uma versão rudimentar do estilo atual. O primeiro relato documentado sobre o estilo data de 1390 na cidade de Braunschweig, pertencente à Liga Hanseática. Todas as cidades da Liga tinham um forte comércio da cerveja conhecida como Braunschweiger, que depois se tornou Kulmbacher e finalmente Schwarzbier.

Porém a primeira Schwarzbier moderna provavelmente foi produzida pela Köstritzer Schwarzbierbrauerei, fundada em 1543. Hoje a Köstritzer é a mais antiga cervejaria ativa da Alemanha e a maior produtora de Dark Lagers do mundo!

Schwarzbiers dignas de nota: a já citada e lendária Köstritzer Schwarzbier, que é sem dúvida alguma a principal referência ao estilo. Templárské Dark (que inclusive fez parte do Pack de julho). As nacionais Bamberg Schwarzbier (vencedora de diversos prêmios) e a Eisenbahn Dunkel, que me abriu os olhos para esse maravilhoso estilo. Todas elas podem ser encontradas no Clube do Malte!

Então se você tinha algum preconceito com cervejas escuras assim como eu já tive, está esperando o quê para mudar seu pensamento?

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O seu Blog da Cerveja Artesanal

O blog cervejeiro Cerveja de Todos os Jeitos foi criado por nós aqui do Clube do Malte com o objetivo de afunilar nosso vínculo com nossos leitores e trazer o melhor conteúdo sobre cervejas artesanais, estilos de cerveja, curiosidades, diferenças com a cerveja comum e notícias do mundo cervejeiro. Nosso objetivo é construir a maior e mais engajada comunidade de apaixonados por cerveja do Brasil, e acreditamos que o conhecimento é o primeiro passo para isso acontecer. Aqui é um espaço dedicado para falarmos sobre esta bebida milenar e nos aprofundarmos neste universo tão complexo, porém maravilhoso, que é o das cervejas especiais.
Com um leque tão grande de possibilidades entre os diferentes tipos de cerveja. Contudo, neste blog de cerveja você encontrará os mais variados assuntos e temas relacionados ao cenário cervejeiro do Brasil e do mundo. Aqui você encontrará conteúdos sobre harmonização com cerveja, roteiros cervejeiros, tudo sobre as mais famosas marcas de cerveja, entrevistas com cervejeiros e especialistas, homebrewing com dicas para cervejeiros caseiros, processo de produção de cerveja, entre vários outros no qual trabalhamos com toda dedicação e carinho para te deixar sempre bem informado e antenado. E tem mais, o que acha de ser nosso repórter cervejeiro e aparecer em nossa revista e aqui no Blog?
É simples, envie um e-mail para revista@clubedomalte.com.br com suas dúvidas sobre cervejas, ou dicas de conteúdos que gostaria de ver na revista e no blog. Ou ainda faça indicações de destinos cervejeiros que gostaria de compartilhar com os demais leitores, basta fazer um post em seu Facebook ou Instagram com a #meudestinocervejeiro contando sobre o seu destino preferido, ou se preferir, envie um e-mail para nós, que você poderá ser o repórter cervejeiro do mês. Cheers!