Tá a fim de amargor? A cerveja artesanal IPA é para você!

03/03/2019 - Estilos de Cerveja

4.772 visualizações

Tá a fim de amargor? A cerveja artesanal IPA é para você!

Henrique Cruz
Sommelier de Cervejas; Professor e Consultor; Cervejeiro Caseiro; Juiz BJCP;

A cerveja artesanal IPA está na moda, isso não podemos negar, mas você sabe a diferença entre os mais variados estilos de IPAs? Bom, tudo começou com a primeira IPA, as cervejas Inglesas, na sequência vieram as American IPAs, mais amargas e lupuladas e por fim suas variações com o uso de outros ingredientes especiais, como Black IPAs, Imperial IPAs e White IPAs.

A história começou no século XVIII, quando as cervejas eram fabricadas especialmente para os oficiais do Exército Britânico residentes na Índia, onde eles enfrentavam um calor insuportável e ausência de água potável. Assim, para que as cervejas suportassem a longa viagem da Inglaterra até a Índia, a bebida era produzida com uma quantidade maior de lúpulo e malte para dar mais potência. O que as dava um sabor frutado e maior teor alcoólico, além de aumentar a sua conservação pelo elevado teor alcoólico.

Vale ressaltar que existem diferentes regiões produtoras de lúpulos, cada região tem um terroir característico. Lúpulos americanos são mais cítricos, frutados e resinosos, já os lúpulos ingleses tem um perfil florar/terroso que combina muito bem com cervejas mais maltadas. Os lúpulos da Europa em geral oferecem um perfil mais condimentado como pimenta e especiarias e por fim os lúpulos australianos que são bem frutados, praticamente passam aroma de frutas bem maduras para as cervejas.

Conheça derivações da cerveja artesanal IPA

india-pale-ale

Sabendo que a cerveja artesanal IPA é um tipo de cerveja bem lupulada e que existem as diferenças entre os perfis de lúpulos, temos agora a missão de entender melhor cada estilo e o que cada um deles oferece na sua degustação. Escrevemos um guia bem legal sobre cada um dos estilos, que você pode conferir nos links abaixo:

Uma sugestão é fazer a comparação entre duas IPAs de estilos diferentes. Isso ajuda a entender o perfil do lúpulo e as características de fermentação ou especiarias utilizadas.

O Clube do Malte possui uma área exclusiva para a cerveja artesanal IPA, além de um e-book sobre os segredos do lúpulo e diversos posts destrinchando e explicando sobre as variações do estilo IPA.

  • Discordo que as American IPAs sejam mais amargas, até porque lúpulos americanos são mais frutados, e lúpulos não acrescentam teor alcoólico nas cervejas como dito na história do século XVII.

    • Niltons, os lúpulos americanos oferecem aromas cítricos, frutados e resinosos. As cervejas americanas são mais secas e menos maltadas do que as inglesas, com isso a percepção de amargor aumenta.
      Sobre a questão do lúpulo aumentar o teor alcoólico, realmente isso não acontece. A frase será corrigida, “com bastante lúpulo” para “com mais malte e lúpulo”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O seu Blog da Cerveja Artesanal

O blog cervejeiro Cerveja de Todos os Jeitos foi criado por nós aqui do Clube do Malte com o objetivo de afunilar nosso vínculo com nossos leitores e trazer o melhor conteúdo sobre cervejas artesanais, estilos de cerveja, curiosidades, diferenças com a cerveja comum e notícias do mundo cervejeiro. Nosso objetivo é construir a maior e mais engajada comunidade de apaixonados por cerveja do Brasil, e acreditamos que o conhecimento é o primeiro passo para isso acontecer. Aqui é um espaço dedicado para falarmos sobre esta bebida milenar e nos aprofundarmos neste universo tão complexo, porém maravilhoso, que é o das cervejas especiais.
Com um leque tão grande de possibilidades entre os diferentes tipos de cerveja. Contudo, neste blog de cerveja você encontrará os mais variados assuntos e temas relacionados ao cenário cervejeiro do Brasil e do mundo. Aqui você encontrará conteúdos sobre harmonização com cerveja, roteiros cervejeiros, tudo sobre as mais famosas marcas de cerveja, entrevistas com cervejeiros e especialistas, homebrewing com dicas para cervejeiros caseiros, processo de produção de cerveja, entre vários outros no qual trabalhamos com toda dedicação e carinho para te deixar sempre bem informado e antenado. E tem mais, o que acha de ser nosso repórter cervejeiro e aparecer em nossa revista e aqui no Blog?
É simples, envie um e-mail para revista@clubedomalte.com.br com suas dúvidas sobre cervejas, ou dicas de conteúdos que gostaria de ver na revista e no blog. Ou ainda faça indicações de destinos cervejeiros que gostaria de compartilhar com os demais leitores, basta fazer um post em seu Facebook ou Instagram com a #meudestinocervejeiro contando sobre o seu destino preferido, ou se preferir, envie um e-mail para nós, que você poderá ser o repórter cervejeiro do mês. Cheers!