Você sabe o que é uma cerveja Fruit Beer?

14/08/2017 - Estilos de Cerveja

6.133 visualizações

Você sabe o que é uma cerveja Fruit Beer?

Ana Paula Komar
Jornalista, apaixonada por história, curiosa por culturas e apreciadora de boas cervejas!

Os ingredientes de uma cerveja podem variar muito e a cervejaria pode escolher entre uma série de adjuntos, aditivos, ervas aromáticas e, até mesmo, frutas, para a composição de sua receita. A escolha desses ingredientes têm o poder de alterar o sabor final da bebida, transformando a cerveja em vários aspectos, desde seu corpo e cor, até seu aroma e sabor. Entre os aditivos mais comuns está o açúcar , responsável pela fermentação da bebida, capaz também de aumentar seu teor alcoólico. Esse açúcar pode ser obtido de diversas formas e, inclusive, ser substituído por frutas (inteiras ou apenas o suco), que cumprem bem seu papel na fermentação e garantem novos sabores à bebida. As receitas que levam fruta em sua produção são chamadas de cerveja Fruit Beer.

Tenha cuidado para não confundir uma cerveja Fruit Beer com uma cerveja Lambic. A cerveja Fruit Beer são receitas com adição de frutas, sua criação parte de um estilo base ao qual se acrescenta uma fruta, que lhe confere aroma e sabor com o objetivo de obter um bebida diferente. Aqui a fruta não deve se sobrepor ao estilo original da cerveja, mas sim enriquecê-lo. Já as Lambics são cervejas de fermentação espontânea, que podem ou não ter a fruta adicionada a receita, feitas em tanques abertos e normalmente maturadas em barricas de madeira.

As cervejas do estilo Fruit Beer geralmente trazem cereja, framboesa, pêssego, maçã e laranja. Porém, é possível encontrar rótulos com frutas de todos os tipos, como cranberry, amora, damasco, açaí e até banana, como é o caso da já consagrada Wells Banana. As cervejas desse estilo identificam, em seus rótulos, o estilo base da receita e as frutas utilizadas.

O estilo tem tido ótima aceitação no mercado Europeu, principalmente por sua refrescância e drinkability. Elas chegaram tímidas ao mercado brasileiro, mas já fazem a cabeça dos degustadores mais experientes. E agora que você já sabe tudo sobre as Fruit Beers, é hora de partir para a degustação. Confira as melhores aqui no Clube do Malte.

Mas não para por aí, para te ajudar na escolha, preparamos um post com 5 cervejas Fruit Beer que você deve conhecer. Basta clicar aqui e conferir!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O seu Blog da Cerveja Artesanal

O blog cervejeiro Cerveja de Todos os Jeitos foi criado por nós aqui do Clube do Malte com o objetivo de afunilar nosso vínculo com nossos leitores e trazer o melhor conteúdo sobre cervejas artesanais, estilos de cerveja, curiosidades, diferenças com a cerveja comum e notícias do mundo cervejeiro. Nosso objetivo é construir a maior e mais engajada comunidade de apaixonados por cerveja do Brasil, e acreditamos que o conhecimento é o primeiro passo para isso acontecer. Aqui é um espaço dedicado para falarmos sobre esta bebida milenar e nos aprofundarmos neste universo tão complexo, porém maravilhoso, que é o das cervejas especiais.
Com um leque tão grande de possibilidades entre os diferentes tipos de cerveja. Contudo, neste blog de cerveja você encontrará os mais variados assuntos e temas relacionados ao cenário cervejeiro do Brasil e do mundo. Aqui você encontrará conteúdos sobre harmonização com cerveja, roteiros cervejeiros, tudo sobre as mais famosas marcas de cerveja, entrevistas com cervejeiros e especialistas, homebrewing com dicas para cervejeiros caseiros, processo de produção de cerveja, entre vários outros no qual trabalhamos com toda dedicação e carinho para te deixar sempre bem informado e antenado. E tem mais, o que acha de ser nosso repórter cervejeiro e aparecer em nossa revista e aqui no Blog?
É simples, envie um e-mail para revista@clubedomalte.com.br com suas dúvidas sobre cervejas, ou dicas de conteúdos que gostaria de ver na revista e no blog. Ou ainda faça indicações de destinos cervejeiros que gostaria de compartilhar com os demais leitores, basta fazer um post em seu Facebook ou Instagram com a #meudestinocervejeiro contando sobre o seu destino preferido, ou se preferir, envie um e-mail para nós, que você poderá ser o repórter cervejeiro do mês. Cheers!