Cervejas americanas – tudo sobre essa lupulada escola cervejeira

03/11/2019 - Estilos de Cerveja

145 visualizações

Cervejas americanas – tudo sobre essa lupulada escola cervejeira

Fred Banionis
Homebrewer, sommelier de cerveja e produtor audiovisual. Amante de harmonizações e caçador de novas experiencias.

Para fechar nossa série sobre escolas cervejeiras vamos saber um pouco mais daquela conhecida como a Nova Escola Cervejeira, as cervejas americanas.

O mercado cervejeiro dos Estados Unidos sofreu muito durante a Lei Seca (1920 a 1933). Produtores de cerveja e whisky sofreram bastante durante esse período, muitos fecharam as portas esperando reabrir um dia, outros migraram para a produção de refrigerantes e extratos de malte, mas uma coisa é certa: a nação não parou de beber.

Foi um período de caos, onde mafiosos dominavam a venda de bebidas, bares clandestinos eram pontos de encontro e o alcoolismo cresceu absurdamente. Nessa época, fora as bebidas vendidas clandestinamente, cresceu muito a cultura homebrew. Era possível comprar extrato de malte, levá-lo para casa e fermentá-lo, seja para produzir cerveja ou destilar moonshine.

Quando a lei foi revogada em 1933, havia restrições sobre o nível alcoólico das cervejas, o que ocasionou o crescimento da famosa cerveja de massa, a American Standard Lager.

Quer saber mais sobre a Lei Seca? Existe um documentário chamado Prohibition no Netflix que conta de forma bem detalhada esse trecho da história.

Forte cultura homebrew

Porém a cultura homebrew já estava enraizada e aqueles que produziam suas próprias bebidas não sentiam prazer na cerveja massificada, tínhamos um gigante adormecido. Em 1942 é fundado o Small Brewers Committee (Comitê de Microcervejarias), que mais tarde viria a se tornar a Brewers Association, de Charles Papazian.

Em 1976 a Brewers Association conseguiu negociar um diferencial de impostos para pequenos produtores, então o gigante acordou e começou a explosão das microcervejarias nos EUA. Nessa época existiam cerca de 100 microcervejarias, em 1988 já passavam de 200, dobrando novamente em 1993. Hoje existem mais de 3 mil microcervejarias e brewpubs espalhados pelos EUA.

Características da escola cervejeira americana

A Escola Americana é conhecida por suas releituras de estilos clássicos porém com maiores cargas de lúpulo e teor alcoólico. Saiba então que se encontrar alguma cerveja onde o estilo é precedido de “American”, pode esperar uma cerveja com lúpulos muito aromáticos e provavelmente ABV e IBU mais altos que o habitual.

>> Cerveja inglesa – conheça essa tradicional escola cervejeira <<

  • Estilos clássicos de cervejas americanas incluem: American Pale Ale, American IPA, American Wheat, Double IPA e California Common.  
  • Alguns rótulos dignos de honra: Brooklyn Brown Ale, Sierra Nevada Torpedo, Stone IPA e Founders Dirty Bastard.

Corre agora para o Clube do Malte e garanta já as suas cervejas lupuladas!

Cheers!


Kit Anchor

Compre 6 Cervejas e Ganhe Copo da Marca!

de R$
por R$

79,90

Comprar

* Ao clicar em comprar você será redirecionado para a página do produto em nossa loja.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O seu Blog da Cerveja Artesanal

O blog cervejeiro Cerveja de Todos os Jeitos foi criado por nós aqui do Clube do Malte com o objetivo de afunilar nosso vínculo com nossos leitores e trazer o melhor conteúdo sobre cervejas artesanais, estilos de cerveja, curiosidades, diferenças com a cerveja comum e notícias do mundo cervejeiro. Nosso objetivo é construir a maior e mais engajada comunidade de apaixonados por cerveja do Brasil, e acreditamos que o conhecimento é o primeiro passo para isso acontecer. Aqui é um espaço dedicado para falarmos sobre esta bebida milenar e nos aprofundarmos neste universo tão complexo, porém maravilhoso, que é o das cervejas especiais.
Com um leque tão grande de possibilidades entre os diferentes tipos de cerveja. Contudo, neste blog de cerveja você encontrará os mais variados assuntos e temas relacionados ao cenário cervejeiro do Brasil e do mundo. Aqui você encontrará conteúdos sobre harmonização com cerveja, roteiros cervejeiros, tudo sobre as mais famosas marcas de cerveja, entrevistas com cervejeiros e especialistas, homebrewing com dicas para cervejeiros caseiros, processo de produção de cerveja, entre vários outros no qual trabalhamos com toda dedicação e carinho para te deixar sempre bem informado e antenado. E tem mais, o que acha de ser nosso repórter cervejeiro e aparecer em nossa revista e aqui no Blog?
É simples, envie um e-mail para revista@clubedomalte.com.br com suas dúvidas sobre cervejas, ou dicas de conteúdos que gostaria de ver na revista e no blog. Ou ainda faça indicações de destinos cervejeiros que gostaria de compartilhar com os demais leitores, basta fazer um post em seu Facebook ou Instagram com a #meudestinocervejeiro contando sobre o seu destino preferido, ou se preferir, envie um e-mail para nós, que você poderá ser o repórter cervejeiro do mês. Cheers!