Cervejas de mesa: o que são as Table Beers?

24/10/2019 - Estilos de Cerveja

353 visualizações

Cervejas de mesa: o que são as Table Beers?

Fernanda Barzenski

Recentemente uma pauta sobre as Table Beers foi sugerida pela equipe de conteúdo aqui do Clube do Malte, e coincidentemente nós recebemos algumas garrafas da cervejaria gaúcha Seasons. E uma delas, uma agradável Golden Ale se chama The Cow Is On The Table. Mas por que esse nome?

Bem, além da brincadeira com a música The Book Is On The Table (quero ver quem lembra), e da carismática vaquinha que é a personagem principal da cervejaria, o nome faz menção às citadas “cervejas de mesa”.

Tudo começou lá na Bélgica, quando alguma cerveja era servida em grande quantidade e era fácil de tomar. Então aqui já podemos imaginar as principais características dessas cervejas: precisam ser leves, pouco alcoólicas e maltadas.

É importante frisar que Table Beer não é um estilo! E sim uma espécie de “tradição” que acabou virando referência para algumas cervejas. Vamos entender melhor como surgiu, então.

>> As diferenças entre Scottish Ale e Scotch Ale <<

Como surgiram as Table Beers

Há muito tempo na Europa Medieval, essas cervejas com baixo teor alcoólico e fáceis de tomar foram denominadas como “cervejas de mesa”, pois eram consumidas durante as refeições e por pessoas de diferentes idades, imagina-se que as crianças também estavam presentes com seus copos.

Um bom tempo depois, ainda na Europa, a Inglaterra classificou algumas cervejas para cobrar diferentes taxas por elas, e aí também entraram as cervejas de mesa, como cervejas de baixo ABV.

Entre as diferentes classificações estavam as Strongs e as “Small” e cada definição afetou o valor da comercialização dessas cervejas. Podemos entender que as cervejas de mesa, são um “meio termo” na complexidade delas, muito provavelmente por conta do caráter maltado que elas têm.

Hoje em dia esse termo não é mais tão utilizado, mas podemos dizer que são as cervejas Session atuais. Como chegamos ao nome cervejas de mesa? Na Bélgica elas eram chamadas de tafelbier e aí foram para o francês bière de table, e de lá, para a tradução em inglês: table beers, que é como conhecemos e traduzimos para cervejas de mesa.

Você já tomou alguma? Conta pra gente a sua experiência nos comentários.

Cheers!


Kit The Cow Is On The Table

Compre 6, LEVE 10

R$ 89,40

Comprar

* Ao clicar em comprar você será redirecionado para a página do produto em nossa loja.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O seu Blog da Cerveja Artesanal

O blog cervejeiro Cerveja de Todos os Jeitos foi criado por nós aqui do Clube do Malte com o objetivo de afunilar nosso vínculo com nossos leitores e trazer o melhor conteúdo sobre cervejas artesanais, estilos de cerveja, curiosidades, diferenças com a cerveja comum e notícias do mundo cervejeiro. Nosso objetivo é construir a maior e mais engajada comunidade de apaixonados por cerveja do Brasil, e acreditamos que o conhecimento é o primeiro passo para isso acontecer. Aqui é um espaço dedicado para falarmos sobre esta bebida milenar e nos aprofundarmos neste universo tão complexo, porém maravilhoso, que é o das cervejas especiais.
Com um leque tão grande de possibilidades entre os diferentes tipos de cerveja. Contudo, neste blog de cerveja você encontrará os mais variados assuntos e temas relacionados ao cenário cervejeiro do Brasil e do mundo. Aqui você encontrará conteúdos sobre harmonização com cerveja, roteiros cervejeiros, tudo sobre as mais famosas marcas de cerveja, entrevistas com cervejeiros e especialistas, homebrewing com dicas para cervejeiros caseiros, processo de produção de cerveja, entre vários outros no qual trabalhamos com toda dedicação e carinho para te deixar sempre bem informado e antenado. E tem mais, o que acha de ser nosso repórter cervejeiro e aparecer em nossa revista e aqui no Blog?
É simples, envie um e-mail para revista@clubedomalte.com.br com suas dúvidas sobre cervejas, ou dicas de conteúdos que gostaria de ver na revista e no blog. Ou ainda faça indicações de destinos cervejeiros que gostaria de compartilhar com os demais leitores, basta fazer um post em seu Facebook ou Instagram com a #meudestinocervejeiro contando sobre o seu destino preferido, ou se preferir, envie um e-mail para nós, que você poderá ser o repórter cervejeiro do mês. Cheers!