Munich Dunkel – Tons escuros nas Lagers alemãs

12/09/2020 - Estilos de Cerveja

101 visualizações

Munich Dunkel – Tons escuros nas Lagers alemãs

Fernando D'Aquino
Produtor de conteúdo apaixonado por tecnologia, games, esportes e, principalmente, cerveja de qualidade!

Uma cerveja escura, de perfil maltado, mas que deve ser equilibrada, leve e fácil de beber. Essa é a Munich Dunkel, que tem seu nome originado a partir do termo alemão “dark”, que significa “escuro” em português.

Assim como a Helles, estilo que exploramos na edição de fevereiro deste ano na revista, a Dunkel é uma breja tradicionalmente produzida em Munique, na Alemanha, mas que se popularizou por toda a Baviera.

Originariamente, ela era produzida pelos aldeões e camponeses dessa região, ganhando maior notoriedade e popularidade somente no século 19 com a descoberta e desenvolvimento de leveduras de baixa fermentação a partir de 1840, permitindo ressaltar as características dos maltes sem evidenciar tanto os aspectos defumados comuns entre as cervejas escuras da época.

Alguma relação entre essa data de 1840 e a baixa fermentação? Sim, a Dunkel é uma Lager que usa uma carga maior de maltes torrados – e por isso em guias de estilos é encontrada dentro das Dark Lagers.

Embora tenha semelhanças visuais com a Bock e a Schwarzbier, a Dunkel possui menor teor alcoólico, dulçor e final seco do que essas outras categorias. Ah, e pra quem gosta de cervas de trigo tem uma variação denominada Dunkel Weizen (ou Weiss) que merece ser experimentada.

A leveza da “escuridão”

Ao servir uma Dunkel você terá em seu copo uma breja de coloração cobre a marrom-escura, com algumas delas tendo tons avermelhados para deixar a apresentação ainda mais bonita. Esse visual a princípio meio sombrio é quebrado por sua espuma cremosa de cor bege, na maioria dos rótulos.

Os aromas e sabores que ganham destaque neste estilo, como era de se esperar, vêm dos maltes, trazendo principalmente notas de grãos e panificação. Sabe aquele cheirinho de pão com casca levemente tostada? É isso que você encontra numa Dunkel!

Podem surgir ainda outras combinações de gostos, como chocolate, nozes, caramelo e toffee – mas sempre em segundo plano. Em contrapartida, notas torradas mais agressivas a sensação de adstringência (quando a boca fica tão seca que dá vontade de tomar água em seguida) não são esperadas.

O lúpulo também não deve ser a estrela aqui, embora possa aparecer de maneira sutil com aromas florais e herbais, além de oferecer amargor baixo, muitos vezes até imperceptível. Aliados a tudo isso, o corpo médio, a carbonatação moderada e o final semi-seco fazem da Dunkel uma cerveja muito suave e que “desce redondo” até mesmo em dias quentes. Cheers!

Tá afim de experimentar uma Dunkel? Seguem indicações de rótulos clássicos e deliciosos dessa categoria, sendo que alguns deles você encontra no Clube:

  • Ayinger Altbairisch Dunkel
  • Hofbrau Dunkel
  • Paulaner Hefe Weiss Dunkel
  • Asgard Dunkel
  • Bamberg München

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O seu Blog da Cerveja Artesanal

O blog cervejeiro Cerveja de Todos os Jeitos foi criado por nós aqui do Clube do Malte com o objetivo de afunilar nosso vínculo com nossos leitores e trazer o melhor conteúdo sobre cervejas artesanais, estilos de cerveja, curiosidades, diferenças com a cerveja comum e notícias do mundo cervejeiro. Nosso objetivo é construir a maior e mais engajada comunidade de apaixonados por cerveja do Brasil, e acreditamos que o conhecimento é o primeiro passo para isso acontecer. Aqui é um espaço dedicado para falarmos sobre esta bebida milenar e nos aprofundarmos neste universo tão complexo, porém maravilhoso, que é o das cervejas especiais.
Com um leque tão grande de possibilidades entre os diferentes tipos de cerveja. Contudo, neste blog de cerveja você encontrará os mais variados assuntos e temas relacionados ao cenário cervejeiro do Brasil e do mundo. Aqui você encontrará conteúdos sobre harmonização com cerveja, roteiros cervejeiros, tudo sobre as mais famosas marcas de cerveja, entrevistas com cervejeiros e especialistas, homebrewing com dicas para cervejeiros caseiros, processo de produção de cerveja, entre vários outros no qual trabalhamos com toda dedicação e carinho para te deixar sempre bem informado e antenado. E tem mais, o que acha de ser nosso repórter cervejeiro e aparecer em nossa revista e aqui no Blog?
É simples, envie um e-mail para revista@clubedomalte.com.br com suas dúvidas sobre cervejas, ou dicas de conteúdos que gostaria de ver na revista e no blog. Ou ainda faça indicações de destinos cervejeiros que gostaria de compartilhar com os demais leitores, basta fazer um post em seu Facebook ou Instagram com a #meudestinocervejeiro contando sobre o seu destino preferido, ou se preferir, envie um e-mail para nós, que você poderá ser o repórter cervejeiro do mês. Cheers!