New England IPA – A cerveja que conquistou nosso paladar

01/12/2019 - Estilos de Cerveja

128 visualizações

New England IPA – A cerveja que conquistou nosso paladar

Fred Banionis
Homebrewer, sommelier de cerveja e produtor audiovisual. Amante de harmonizações e caçador de novas experiencias.

New England IPA, também conhecida como East Coast IPA, Vermont IPA, Hazy IPA, Juicy IPA… Tantos nomes, uma só proposta: uma cerveja turva, com alto teor alcoólico, lupulada, mas que não seja um tapa na cara e com drinkability acima da média de uma IPA tradicional.

Esse estilo muito controverso foi tema de vários debates durante um bom tempo. O termo New England IPA começou a ser utilizado por meados de 2011, quando a cervejaria The Alchemist lançou a Head Topper e o nome se popularizou por conta da localização da cervejaria. Seu criador, John Kimmich, sempre disse que nunca criou um novo estilo, ele apenas queria produzir uma IPA que ele próprio gostasse de beber, mas acabou criando uma moda que, em 2015, levou o BJCP a inaugurar uma categoria nova trazendo à tona o estilo 21B: Specialty IPA e, em fevereiro de 2018, o apêndice 21B: Specialty IPA: New England IPA.

Esse estilo que rapidamente caiu no gosto popular tem como principal característica uma forte pegada de lúpulos de aromas frutados, puxando para frutas tropicais e o amargor disfarçado no açúcar residual, geralmente dextrina, o dry hop é praticamente obrigatório e o frescor do lúpulo essencial para extrair o máximo de aroma possível, além de uma turbidez não vista nas IPAs tradicionais. No caso da Head Topper é utilizado uma levedura especial chamada Conan que depois foi replicada pelo mundo e hoje é utilizada inclusive em muitas receitas nacionais.

No Brasil, o começo desse estilo se deu por volta de 2016 com a Dogma Rizoma (“francamente inspirada na Heady Topper”, segundo Bruno de Brito, um dos sócios da Dogma) e a Hocus Pocus Overdrive (primeira nacional com a levedura Conan), mas se popularizou mesmo em 2017. Hoje já se tornou um estilo bem popular com muitos fãs ao redor do mundo e também no Brasil, principalmente pelo fato de ser uma IPA muito mais fácil de beber pelo público iniciante e o que até pouco tempo atrás era um bicho de sete cabeças, tem hoje um lugar especial nas prateleiras dos empórios e no coração de muito hoplover.

 

Roleta Russa New England IPA

de R$
por R$

13,90

Comprar

* Ao clicar em comprar você será redirecionado para a página do produto em nossa loja.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O seu Blog da Cerveja Artesanal

O blog cervejeiro Cerveja de Todos os Jeitos foi criado por nós aqui do Clube do Malte com o objetivo de afunilar nosso vínculo com nossos leitores e trazer o melhor conteúdo sobre cervejas artesanais, estilos de cerveja, curiosidades, diferenças com a cerveja comum e notícias do mundo cervejeiro. Nosso objetivo é construir a maior e mais engajada comunidade de apaixonados por cerveja do Brasil, e acreditamos que o conhecimento é o primeiro passo para isso acontecer. Aqui é um espaço dedicado para falarmos sobre esta bebida milenar e nos aprofundarmos neste universo tão complexo, porém maravilhoso, que é o das cervejas especiais.
Com um leque tão grande de possibilidades entre os diferentes tipos de cerveja. Contudo, neste blog de cerveja você encontrará os mais variados assuntos e temas relacionados ao cenário cervejeiro do Brasil e do mundo. Aqui você encontrará conteúdos sobre harmonização com cerveja, roteiros cervejeiros, tudo sobre as mais famosas marcas de cerveja, entrevistas com cervejeiros e especialistas, homebrewing com dicas para cervejeiros caseiros, processo de produção de cerveja, entre vários outros no qual trabalhamos com toda dedicação e carinho para te deixar sempre bem informado e antenado. E tem mais, o que acha de ser nosso repórter cervejeiro e aparecer em nossa revista e aqui no Blog?
É simples, envie um e-mail para revista@clubedomalte.com.br com suas dúvidas sobre cervejas, ou dicas de conteúdos que gostaria de ver na revista e no blog. Ou ainda faça indicações de destinos cervejeiros que gostaria de compartilhar com os demais leitores, basta fazer um post em seu Facebook ou Instagram com a #meudestinocervejeiro contando sobre o seu destino preferido, ou se preferir, envie um e-mail para nós, que você poderá ser o repórter cervejeiro do mês. Cheers!