O que aconteceu com a West Coast IPA?

22/02/2020 - Estilos de Cerveja

1.676 visualizações

O que aconteceu com a West Coast IPA?

Avelar Júnior
Sommelier de cervejas direto da terra do Tio Sam

What the Hell Happened to the West Coast IPA?”, foi o título do artigo de J. Travis Smith na revista Gear Patrol. O colunista narra, em tom de lamento, a queda em popularidade da tradicional West Coast IPA em relação à New England IPA, nova queridinha no mercado de cervejas artesanais.

O concurso do Great American Beer Festival é utilizado para sustentar a tese. O número de cervejas inscritas na categoria American-style IPA, que vinham crescendo ano após ano, diminuiu em 2018, chegando a ser ultrapassado pela categoria Juicy or Hazy India Pale Ale.

A West Coast IPA é um símbolo das cervejas artesanais americanas e um estilo que se aprende a apreciar aos poucos. Durante a evolução da espécie humana não fomos treinados a gostar do sabor amargo, muito pelo contrário. Apreciar o amargor presente nas West Coast IPAs (e quase ausente nas New England IPAs) requer um desenvolvimento do paladar.

Nem sempre “easy drinking” é uma qualidade quando se analisa uma cerveja.

Mas nem tudo está perdido. Ainda existem boas West Coast IPAs no mercado. Segue abaixo duas das minhas favoritas:

1 – Racer 5 IPA – Bear Republic Brewing

Uma das mais premiadas cervejas americanas. Forte aroma cítrico e sabor amargo, proporcionados pelos mais tradicionais lúpulos americanos (Cascade, Columbus, Chinook e Centennial). O malte tem grande participação, dando suporte e corpo à cerveja. A graduação alcóolica é robusta, os 7,5% ABV põe a Racer 5 em uma tênue linha que divide IPA e Double IPA. (Notas 99/100 no RateBeer e 93/outstanding no BeerAdvocate)

Fundada em 1995, a Bear Republic é parte importante da história do movimento craft beer americano. Algumas de suas cervejas já estiveram disponíveis no Brasil, mas atualmente é difícil encontrá-las nas prateleiras. Diferente daqui nos Estados Unidos, onde eles têm ótima distribuição.

2 – Union Jack IPA – Firestone Walker Brewing

Uma cerveja que leva o nome West Coast na lata. Malte caramelizado e lúpulos com aroma de pinheiros que te remetem a uma floresta de coníferas. Uma IPA mais balanceada, mas ao mesmo tempo robusta, com 7% de graduação alcoólica. (Notas 99/100 no RateBeer e 94/outstanding no BeerAdvocate).

A aquisição da Firestone Walker pela belga Duvel Moortgat não fez mal nenhum à cervejaria. Muito pelo contrário.

Não tenho ideia de qual será a tendência ou estilo da moda nos próximos verões. Mas sempre haverá espaço na minha geladeira para uma boa e tradicional West Coast IPA.

Cheers 😉

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O seu Blog da Cerveja Artesanal

O blog cervejeiro Cerveja de Todos os Jeitos foi criado por nós aqui do Clube do Malte com o objetivo de afunilar nosso vínculo com nossos leitores e trazer o melhor conteúdo sobre cervejas artesanais, estilos de cerveja, curiosidades, diferenças com a cerveja comum e notícias do mundo cervejeiro. Nosso objetivo é construir a maior e mais engajada comunidade de apaixonados por cerveja do Brasil, e acreditamos que o conhecimento é o primeiro passo para isso acontecer. Aqui é um espaço dedicado para falarmos sobre esta bebida milenar e nos aprofundarmos neste universo tão complexo, porém maravilhoso, que é o das cervejas especiais.
Com um leque tão grande de possibilidades entre os diferentes tipos de cerveja. Contudo, neste blog de cerveja você encontrará os mais variados assuntos e temas relacionados ao cenário cervejeiro do Brasil e do mundo. Aqui você encontrará conteúdos sobre harmonização com cerveja, roteiros cervejeiros, tudo sobre as mais famosas marcas de cerveja, entrevistas com cervejeiros e especialistas, homebrewing com dicas para cervejeiros caseiros, processo de produção de cerveja, entre vários outros no qual trabalhamos com toda dedicação e carinho para te deixar sempre bem informado e antenado. E tem mais, o que acha de ser nosso repórter cervejeiro e aparecer em nossa revista e aqui no Blog?
É simples, envie um e-mail para revista@clubedomalte.com.br com suas dúvidas sobre cervejas, ou dicas de conteúdos que gostaria de ver na revista e no blog. Ou ainda faça indicações de destinos cervejeiros que gostaria de compartilhar com os demais leitores, basta fazer um post em seu Facebook ou Instagram com a #meudestinocervejeiro contando sobre o seu destino preferido, ou se preferir, envie um e-mail para nós, que você poderá ser o repórter cervejeiro do mês. Cheers!