Cervejas Altbier: um dos mais antigos estilos de cerveja

10/05/2016 - Estilos de Cerveja

13.773 visualizações

Cervejas Altbier: um dos mais antigos estilos de cerveja

Henrique Cruz
Sommelier de Cervejas; Professor e Consultor; Cervejeiro Caseiro; Juiz BJCP;

De um país que é especialista nas cervejas de trigo, o estilo de cervejas Altbier é um dos raros estilos alemães de Ale. É uma especialidade da cidade de Düsseldorf, na Alemanha. Um estilo que apresenta uma cerveja de cor cobre e aroma predominante de lúpulo.

O nome vem do alemão, onde Alt significa velho. Nome que se deve a forma antiga de fazer cerveja, quando se utilizava leveduras ALES (de alta fermentação) para se fabricar cervejas. As cervejas Altbier também passam por um processo de maturação em baixas temperaturas, que confere um perfil final crisp e uma coloração bem límpida como as de lagers.  É, segundo o Instituto Alemão da Cerveja, um dos estilos mais antigos de cerveja.

Características do estilo Altbier

cerveja-altbier

Características das cervejas Altbier

As cervejas desse estilo apresentam corpo médio e espuma firme. São bem seca na boca e com típico amargor das cervejas produzidas na Europa. Dentre essas, as principais características do estilo de cervejas Altbier são:

Impressão geral: Uma cerveja de cor cobre brilhante, com sabor de malte e lúpulos presentes. O equilíbrio é fundamental neste estilo, onde o amargor do lúpulo deve estar combinando com a complexidade dos maltes especiais onde normalmente o equilíbrio tende ao malte.

Aroma: O aroma de lúpulos do velho mundo (floral, herbal ou condimentado) pode variar de médio a baixo. Perfil do malte é forte e complexo, uma grande variedade de maltes alemães podem ser utilizadas na receita, gerando notas intensas e variadas, as camadas de aromas que podem remeter a pão, casca de pão ou torrada.

Aparência: Cor variando entre âmbar e marrom acobreado sempre brilhante e límpida. Colarinho abundante quase branco e com boa retenção.

Sabor: Sabor de lúpulo pode aparecer como condimentado, floral ou apimentado, mas sempre bem equilibrado e com final crisp. Já os sabores do malte vão lembrar a grão ou noz, com um leve carácter mineral de final.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O seu Blog da Cerveja Artesanal

O blog cervejeiro Cerveja de Todos os Jeitos foi criado por nós aqui do Clube do Malte com o objetivo de afunilar nosso vínculo com nossos leitores e trazer o melhor conteúdo sobre cervejas artesanais, estilos de cerveja, curiosidades, diferenças com a cerveja comum e notícias do mundo cervejeiro. Nosso objetivo é construir a maior e mais engajada comunidade de apaixonados por cerveja do Brasil, e acreditamos que o conhecimento é o primeiro passo para isso acontecer. Aqui é um espaço dedicado para falarmos sobre esta bebida milenar e nos aprofundarmos neste universo tão complexo, porém maravilhoso, que é o das cervejas especiais.
Com um leque tão grande de possibilidades entre os diferentes tipos de cerveja. Contudo, neste blog de cerveja você encontrará os mais variados assuntos e temas relacionados ao cenário cervejeiro do Brasil e do mundo. Aqui você encontrará conteúdos sobre harmonização com cerveja, roteiros cervejeiros, tudo sobre as mais famosas marcas de cerveja, entrevistas com cervejeiros e especialistas, homebrewing com dicas para cervejeiros caseiros, processo de produção de cerveja, entre vários outros no qual trabalhamos com toda dedicação e carinho para te deixar sempre bem informado e antenado. E tem mais, o que acha de ser nosso repórter cervejeiro e aparecer em nossa revista e aqui no Blog?
É simples, envie um e-mail para revista@clubedomalte.com.br com suas dúvidas sobre cervejas, ou dicas de conteúdos que gostaria de ver na revista e no blog. Ou ainda faça indicações de destinos cervejeiros que gostaria de compartilhar com os demais leitores, basta fazer um post em seu Facebook ou Instagram com a #meudestinocervejeiro contando sobre o seu destino preferido, ou se preferir, envie um e-mail para nós, que você poderá ser o repórter cervejeiro do mês. Cheers!