Conheça as White IPAs: cervejas refrescantes e lupuladas

03/05/2016 - Estilos de Cerveja

7.513 visualizações

Conheça as White IPAs: cervejas refrescantes e lupuladas

Henrique Cruz
Sommelier de Cervejas; Professor e Consultor; Cervejeiro Caseiro; Juiz BJCP;

Cervejeiros americanos apaixonados por lúpulos desenvolveram a receita das cervejas White IPAs para ser algo sazonal. Aproveitaram o momento das witbier que estavam em alta, e adicionaram um pouco mais de lúpulo. Com isso seria possível agradar tanto os bebedores das Witbier quanto os apaixonados pelas Ipas.

As White IPAs em geral são cervejas com o sabor clássica das witbier, cascas de laranja e coentro, junto do amargos das IPAs. Cervejas famosas do estilo são as Blue Moon White Ipa, Samuel Adams White Water IPA, Sierra Neva Snow Wit White IPA e Gobe Hop Paradise.

Características do estilo White IPA

white-ipa

Impressão geral: uma ipa mais clara, leve e frutada das ipas americanas com a adição de especiarias como casca de laranja e coentro e apresentando um carácter de levedura diferenciado.

Aroma: aroma de lúpulos americanos de média intensidade, éster frutados presentes, um condimentado típico de fermentação belga ou do uso das especiarias pode dominar e esconder um pouco da lupulagem. O perfil de malte é neutro e o álcool não deve aparecer.

Aparência: cor varia em tons de dourado, as vezes límpida mas na maior parte do tempo é turva, espuma branca, densa, cremosa, de média formação e persistência.

Sabor: o sabor segue os aromas, um baixo sabor de panificação pode estar presente, sabores acentuados de especiarias podem ser resultados da fermentação com levedura belga ou da própria adição das especiarias. O sabor do lúpulo varia de baixo a médio, o amargor é alto e o final é bem seco. Uma cerveja bem carbonatadas e refrescante, apesar do seu teor alcoólico um pouco mais forte possui uma excelente Drinkability, o que a torna uma excelente opção para consumir em maiores quantidades.

O Clube do Malte possui uma área exclusiva para as cervejas IPA, além de um e-book sobre os segredos do lúpulo e diversos posts destrinchando e explicando sobre as variações do estilo IPA.

  • Ótimo texto, ótima explicação! Porem não tem a cerveja pra vender no site. Já havia procurado anteriormente

  • Eduardo, realmente esse é um estilo novo, por isso poucas cervejarias andam produzindo e acaba sendo difícil encontrar os exemplares. Em breve acredito que seguindo a tendencia de mercado teremos mais lançamentos deste estilo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O seu Blog da Cerveja Artesanal

O blog cervejeiro Cerveja de Todos os Jeitos foi criado por nós aqui do Clube do Malte com o objetivo de afunilar nosso vínculo com nossos leitores e trazer o melhor conteúdo sobre cervejas artesanais, estilos de cerveja, curiosidades, diferenças com a cerveja comum e notícias do mundo cervejeiro. Nosso objetivo é construir a maior e mais engajada comunidade de apaixonados por cerveja do Brasil, e acreditamos que o conhecimento é o primeiro passo para isso acontecer. Aqui é um espaço dedicado para falarmos sobre esta bebida milenar e nos aprofundarmos neste universo tão complexo, porém maravilhoso, que é o das cervejas especiais.
Com um leque tão grande de possibilidades entre os diferentes tipos de cerveja. Contudo, neste blog de cerveja você encontrará os mais variados assuntos e temas relacionados ao cenário cervejeiro do Brasil e do mundo. Aqui você encontrará conteúdos sobre harmonização com cerveja, roteiros cervejeiros, tudo sobre as mais famosas marcas de cerveja, entrevistas com cervejeiros e especialistas, homebrewing com dicas para cervejeiros caseiros, processo de produção de cerveja, entre vários outros no qual trabalhamos com toda dedicação e carinho para te deixar sempre bem informado e antenado. E tem mais, o que acha de ser nosso repórter cervejeiro e aparecer em nossa revista e aqui no Blog?
É simples, envie um e-mail para revista@clubedomalte.com.br com suas dúvidas sobre cervejas, ou dicas de conteúdos que gostaria de ver na revista e no blog. Ou ainda faça indicações de destinos cervejeiros que gostaria de compartilhar com os demais leitores, basta fazer um post em seu Facebook ou Instagram com a #meudestinocervejeiro contando sobre o seu destino preferido, ou se preferir, envie um e-mail para nós, que você poderá ser o repórter cervejeiro do mês. Cheers!