Além das IPAs

16/10/2019 - Cervejarias, Estilos de Cerveja, Notícias

239 visualizações

Além das IPAs

Avelar Júnior
Sommelier de cervejas direto da terra do Tio Sam

O colunista da revista BeerAdvocate, Andy Crouch, escreveu recentemente um artigo que vale a pena tirar alguns minutos para ler: Hazy Days and Brighter Futures. Crouch fala a respeito do quase monopólio das cervejas IPAs no mercado americano e, mais especificamente, das New England IPAs. Segundo ele, o debate empobreceu e praticamente se resume a discutir se uma cerveja é hazy o suficiente ou não.

Se tivermos que usar uma palavra para definirmos cerveja artesanal, essa palavra seria diversidade. A variedade de estilos, com todos as suas nuances, é o que faz essas cervejas tão atrativas. Quando colocamos ao lado uma Porter, uma Tripel e uma Berliner Weisse, nem parece que estamos falando de um mesmo produto, mas estamos. Todas são diferentes tipos de cerveja.

>> Novo Brazil – a cervejaria de brasileiros na America do Norte <<

No entanto, quando vamos a um bar, o que vemos? Mais da metade das torneiras são cervejas IPAs. Chegamos a um ponto em que até os monges da Spencer Brewery lançaram uma Juicy IPA.

Calma, calma. Não me entendam mal. O cara que escreve estas linhas (malditas, para alguns) é o mesmo que dirige mais de três horas para ir até Vermont comprar uma caixa de Heady Topper.

Eu sou o típico Hophead. Gosto de NEIPA, West Coast IPA, Session IPA, Double IPA, Brut IPA (assunto para uma próxima coluna) e etc. Mas também gosto de sair do lugar comum.

Rob Tod nunca esteve no lugar comum. Há mais de vintes anos, quando fundou a Allagash Brewing, esse ex-hippie de fala mansa e obstinação invejável manteve-se fiel ao seu propósito de montar uma cervejaria seguindo a tradição da escola belga.

A Allagash é hoje uma das poucas cervejarias nos Estados Unidos que se especializaram nas cervejas de estilo belga, desde a Allagash Saison até o seu carro-chefe, a Allagash White. Mesmo quando se aventuram em outros estilos eles continuam usando a levedura belga, como a Allagash Black, que é o que eles chamam de “belgian-stout”.

Hoje em dia todo mundo bebe Witbier, mas em 1995 era diferente. Seria muito mais fácil ter começado a cervejaria com uma IPA do que com uma cerveja nublada, com aroma de coentro e que muitos diziam que estava estragada. Hoje a Allagash está entre as cinquenta maiores cervejarias americanas e eu te garanto uma coisa: depois de experimentar a Allagash White você nunca mais vai querer saber da Blue Moon.

Cheers 😉

 

 

Kit de Cerveja To Ol Session Raid

Compre 3 Leve 8

de R$ 231,20
por R$

86,70

Comprar

* Ao clicar em comprar você será redirecionado para a página do produto em nossa loja.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O seu Blog da Cerveja Artesanal

O blog cervejeiro Cerveja de Todos os Jeitos foi criado por nós aqui do Clube do Malte com o objetivo de afunilar nosso vínculo com nossos leitores e trazer o melhor conteúdo sobre cervejas artesanais, estilos de cerveja, curiosidades, diferenças com a cerveja comum e notícias do mundo cervejeiro. Nosso objetivo é construir a maior e mais engajada comunidade de apaixonados por cerveja do Brasil, e acreditamos que o conhecimento é o primeiro passo para isso acontecer. Aqui é um espaço dedicado para falarmos sobre esta bebida milenar e nos aprofundarmos neste universo tão complexo, porém maravilhoso, que é o das cervejas especiais.
Com um leque tão grande de possibilidades entre os diferentes tipos de cerveja. Contudo, neste blog de cerveja você encontrará os mais variados assuntos e temas relacionados ao cenário cervejeiro do Brasil e do mundo. Aqui você encontrará conteúdos sobre harmonização com cerveja, roteiros cervejeiros, tudo sobre as mais famosas marcas de cerveja, entrevistas com cervejeiros e especialistas, homebrewing com dicas para cervejeiros caseiros, processo de produção de cerveja, entre vários outros no qual trabalhamos com toda dedicação e carinho para te deixar sempre bem informado e antenado. E tem mais, o que acha de ser nosso repórter cervejeiro e aparecer em nossa revista e aqui no Blog?
É simples, envie um e-mail para revista@clubedomalte.com.br com suas dúvidas sobre cervejas, ou dicas de conteúdos que gostaria de ver na revista e no blog. Ou ainda faça indicações de destinos cervejeiros que gostaria de compartilhar com os demais leitores, basta fazer um post em seu Facebook ou Instagram com a #meudestinocervejeiro contando sobre o seu destino preferido, ou se preferir, envie um e-mail para nós, que você poderá ser o repórter cervejeiro do mês. Cheers!