Ambev doará álcool gel e é acusada de embalar campanha de marketing como filantropia

26/03/2020 - Notícias

203 visualizações

Ambev doará álcool gel e é acusada de embalar campanha de marketing como filantropia

Ana Paula Komar
Jornalista, apaixonada por história, curiosa por culturas e apreciadora de boas cervejas!

No dia 17 de março, a Ambev anunciou que irá usar uma de suas fábricas no Brasil para produzir 500 mil unidades de álcool em gel que serão doadas para hospitais públicos nos municípios de São Paulo, Rio de Janeiro e de Brasília, onde se concentram a maioria dos casos de Covid-19, a doença causada pelo coronavírus, no Brasil até o momento.

A marca ainda afirmou que arcará com a logística para entregar as 500 mil unidades de álcool em gel da Ambev em cada hospital público desses municípios. A iniciativa é, sem dúvida, digna de aplausos, não só para a Ambev, como para várias outras marcas que também estão usando de suas fábricas para a produção de álcool em gel e que irão distribuir gratuitamente a quem precisa.

Uma delas é a BrewDog, cervejaria escocesa, que também produzirá e doará o produto, no caso deles, para instituições de caridade. E felizmente essa ação é abordada não só pelo mercado cervejeiro, existem muitas empresas, grandes, médias ou pequenas, que estão realizando ações em prol da sociedade nesse momento – o que é muito bom!

Campanha de marketing embalada como filantropia. Será?

No caso da Ambev, surgiu uma polêmica no tocante à real intenção da corporação com essa ação. O The Intercept Brasil, publicou na última sexta-feira, 20 de março, que:

“Num grupo de WhatsApp divulgado no Linkedin pelo diretor de Inovações Felipe Cerchiari, e a cujo histórico o Intercept teve acesso, a Ambev propôs a outras empresas que financiassem a produção de novos lotes do álcool em gel em troca de publicidade nas embalagens e divulgação de mídia. A depender da quantidade de dinheiro investido, o logotipo impresso nas embalagens varia de tamanho conforme o gasto”, trecho completo da postagem.

Segundo essa publicação, no catálogo apresentado no mensageiro instantâneo as cotas de patrocínio custam de R$ 60 mil a R$ 2 milhões. Os valores equivalem ao tamanho em que a logomarca do patrocinador será exposta no rótulo das garrafinhas de álcool em gel.

“Ao entrar no grupo, representantes de empresas como iFood, Alelo e Scania recebiam uma apresentação com a proposta de parceria. A Ambev tenta, no documento, convencer as grandes corporações que a visibilidade e o retorno serão garantidos”, trecho completo da publicação do The Intercept Brasil.

A Ambev foi questionada sobre esse fato e respondeu em nota somente que “se une à intenção de centenas de outras empresas do país nos esforços conjuntos para mitigar os efeitos da Covid-19 à população”.

Trouxemos aqui nesse post alguns pontos principais apresentados pelo The Intercept Brasil em relação a esse fato, mas super indico que você confira a matéria completa nesse LINK AQUI. O conteúdo apresenta ainda mais alguns dados sobre custos da Ambev para a produção do álcool em gel e sobre tipos de mídia gratuita, comparadas a propagandas pagas, que se pode gerar com ações como essa. Vale muito a pena conferir!

E você já sabe né, estamos com o canal de comentários aqui aberto para saber a sua opinião. Conta aqui pra gente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O seu Blog da Cerveja Artesanal

O blog cervejeiro Cerveja de Todos os Jeitos foi criado por nós aqui do Clube do Malte com o objetivo de afunilar nosso vínculo com nossos leitores e trazer o melhor conteúdo sobre cervejas artesanais, estilos de cerveja, curiosidades, diferenças com a cerveja comum e notícias do mundo cervejeiro. Nosso objetivo é construir a maior e mais engajada comunidade de apaixonados por cerveja do Brasil, e acreditamos que o conhecimento é o primeiro passo para isso acontecer. Aqui é um espaço dedicado para falarmos sobre esta bebida milenar e nos aprofundarmos neste universo tão complexo, porém maravilhoso, que é o das cervejas especiais.
Com um leque tão grande de possibilidades entre os diferentes tipos de cerveja. Contudo, neste blog de cerveja você encontrará os mais variados assuntos e temas relacionados ao cenário cervejeiro do Brasil e do mundo. Aqui você encontrará conteúdos sobre harmonização com cerveja, roteiros cervejeiros, tudo sobre as mais famosas marcas de cerveja, entrevistas com cervejeiros e especialistas, homebrewing com dicas para cervejeiros caseiros, processo de produção de cerveja, entre vários outros no qual trabalhamos com toda dedicação e carinho para te deixar sempre bem informado e antenado. E tem mais, o que acha de ser nosso repórter cervejeiro e aparecer em nossa revista e aqui no Blog?
É simples, envie um e-mail para revista@clubedomalte.com.br com suas dúvidas sobre cervejas, ou dicas de conteúdos que gostaria de ver na revista e no blog. Ou ainda faça indicações de destinos cervejeiros que gostaria de compartilhar com os demais leitores, basta fazer um post em seu Facebook ou Instagram com a #meudestinocervejeiro contando sobre o seu destino preferido, ou se preferir, envie um e-mail para nós, que você poderá ser o repórter cervejeiro do mês. Cheers!