Carbonade Flamande na cerveja Chicago Blues & Underground

22/03/2020 - Notícias

97 visualizações

Carbonade Flamande na cerveja Chicago Blues & Underground

Junior Neves
Chef de cozinha, consultor de bares e restaurantes e personal chef de eventos e harmonizações.

Desta vez temos uma receita típica belga, sendo uma releitura do prato preparada pelo Chef Francisco Neto. Neste prato, o Carbonade Flamande,  a carne fica no ponto de quase se desmanchar e é acompanhada de um molho encorpado, trazendo potência para o sabor. O leve defumado da cerveja Porter cria um paladar sem igual e intenso, além de oferecer aromas que dão água na boca.

Ingredientes:

  • 1 kg de carne bovina (sete);
  • 1 Underground IPA de 355 ml;
  • 1 Chicago Blues Carvalho Americano de 355 ml;
  • 300 g de bacon em cubos;
  • 1 cebola;
  • 1 cenoura;
  • 1 tomilho fresco;
  • 5 dentes de alho;
  • 3 fatias de pão integral;
  • 1 colher de açúcar mascavo; e
  • Sal e pimenta do reino a gosto.

Risoto de cerveja IPA

Modo de preparo:

Em uma panela, refogue o bacon até que solte a gordura e reserve. Em seguida, sele a carne cortada em cubos na gordura do bacon e também reserve. Corte grosseiramente a cebola, o alho e a cenoura e refogue tudo na mesma panela, juntamente com o açúcar mascavo até dourar.

Logo após adicione o bacon e a carne, tempere com uma pitada de sal e pimenta do reino. Em seguida entre com as cervejas Chicago Blues e Underground IPA, coloque o tomilho e misture todos os ingredientes.

Quando ferver adicione as fatias de pão integral e tampe a panela, deixando em fogo baixo entre 45 e 60 minutos, até que a carne fique macia e o molho consistente. Se necessário, adicione caldo de legumes aos poucos, sempre mexendo para não deixar grudar no fundo. Acerte o sal e pimenta e sirva.

Dica: como acompanhamento você pode servir esse prato com batatas fritas ou arroz branco e farofa.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O seu Blog da Cerveja Artesanal

O blog cervejeiro Cerveja de Todos os Jeitos foi criado por nós aqui do Clube do Malte com o objetivo de afunilar nosso vínculo com nossos leitores e trazer o melhor conteúdo sobre cervejas artesanais, estilos de cerveja, curiosidades, diferenças com a cerveja comum e notícias do mundo cervejeiro. Nosso objetivo é construir a maior e mais engajada comunidade de apaixonados por cerveja do Brasil, e acreditamos que o conhecimento é o primeiro passo para isso acontecer. Aqui é um espaço dedicado para falarmos sobre esta bebida milenar e nos aprofundarmos neste universo tão complexo, porém maravilhoso, que é o das cervejas especiais.
Com um leque tão grande de possibilidades entre os diferentes tipos de cerveja. Contudo, neste blog de cerveja você encontrará os mais variados assuntos e temas relacionados ao cenário cervejeiro do Brasil e do mundo. Aqui você encontrará conteúdos sobre harmonização com cerveja, roteiros cervejeiros, tudo sobre as mais famosas marcas de cerveja, entrevistas com cervejeiros e especialistas, homebrewing com dicas para cervejeiros caseiros, processo de produção de cerveja, entre vários outros no qual trabalhamos com toda dedicação e carinho para te deixar sempre bem informado e antenado. E tem mais, o que acha de ser nosso repórter cervejeiro e aparecer em nossa revista e aqui no Blog?
É simples, envie um e-mail para revista@clubedomalte.com.br com suas dúvidas sobre cervejas, ou dicas de conteúdos que gostaria de ver na revista e no blog. Ou ainda faça indicações de destinos cervejeiros que gostaria de compartilhar com os demais leitores, basta fazer um post em seu Facebook ou Instagram com a #meudestinocervejeiro contando sobre o seu destino preferido, ou se preferir, envie um e-mail para nós, que você poderá ser o repórter cervejeiro do mês. Cheers!