Gosta de cerveja artesanal Weiss? Conheça as variações do estilo

19/08/2016 - Estilos de Cerveja, Notícias

9.485 visualizações

Gosta de cerveja artesanal Weiss? Conheça as variações do estilo

Ana Paula Komar
Jornalista, apaixonada por história, curiosa por culturas e apreciadora de boas cervejas!

A cerveja artesanal Weiss, também chamada de weissbier ou weizenbier é um estilo de cerveja que surgiu na Alemanha e que já conquistou praticamente toda a Europa e também o coração de muitos brasileiros. Popularmente conhecidas no Brasil como cervejas de trigo, esse estilo apresenta algumas variações que podem, até mesmo, já ter te deixado confuso, principalmente com a nomenclatura do rótulo. Weissbier, weizenbier, hefeweizen, Kristallweizen, são alguns nomes, que encontramos nos rótulos das nossas queridas cervejas de trigo. Todas são cervejas de trigo, porém com algumas variações do estilo weizenbier.

Para começar o correto é cerveja artesanal Weiss, weissbier ou weizenbier? Tanto faz, ambos os termos estão corretos.  Em alemão weizen significa trigo e Weiss branco. Como é uma cerveja de trigo, que é branco, surgiram esses dois nomes para o estilo.

Primeira dúvida resolvida, vamos às demais nomenclaturas, ou melhor, variações desse estilo. De acordo com as leis alemãs, para serem consideradas cervejas de trigo, a receita deve apresentar, no mínimo, 50% de malte de trigo e o restante de malte de cevada. Mas mesmo seguindo essa regra é possível chegar a uma grande diversidade de gostos, aromas e intensidades.

Algumas variações da cerveja artesanal Weiss

 

Levantar cerveja de soro de leiteHefe-Weiss ou Hefe-weizen – Se o prefixo Hefe (em alemão “fermento”) é adicionado, significa que a cerveja não foi filtrada e, portanto, ainda mantém algum fermento. Isso que aumenta um pouco mais a sua turbidez, já comum pelo uso de trigo na receita. Com coloração âmbar e um pouco turva é a versão mais comum da cerveja de trigo.

CristalKristallweizen – Já a Kristallweizen é a versão filtrada. A filtragem retira todos os resíduos das leveduras, tornando-a uma cerveja cristalina, bem límpida, com coloração dourada e transparente.

trigo escuroDunkelweizen – Em alemão Dunkel significa escuro, logo a dunkelweizen são as cervejas de trigo escuras. Elas são produzidas com maltes torrados e possuem uma coloração mais escura. Os aromas de cravo e banana, típico das Hefeweizen, são complementados com os aromas dos maltes torrados.

Bock trigoWeizenbock – O termo bock faz referência a uma cerveja forte. A Weizenbock é então uma cerveja de trigo forte. Assim como as cervejas bocks, existe Weizenbocks claras e escuras. A principal característica do estilo Bock é o seu teor alcoólico mais elevado.

trigo-doppelbockWeizendoppelbock – Como bock quer dizer “cerveja forte”e Doppel significa “em dobro”, uma doppelbock é uma cerveja forte em dobro, uma cerveja extra forte. No caso da Weizendoppelbock é uma cerveja de trigo extra forte.

hop-brancoHop Weiss – A Hop Weiss é uma cerveja de trigo com uma carga maior de lúpulo. A hop Weiss da Bodebrown, por exemplo, é uma cerveja que combina o estilo Hefe-Weiss com Dry Hoping (adição de lúpulo no final da maturação) de lúpulo Amarillo, um cítrico americano.

Uma cervejaria especialista nesse estilo é a  Schneider Weisse, que há séculos produzem as melhores weissbiers. Aqui nós te contamos tudo sobre essa cervejaria que, desde sua fundação até hoje, produz apenas cervejas de trigo.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O seu Blog da Cerveja Artesanal

O blog cervejeiro Cerveja de Todos os Jeitos foi criado por nós aqui do Clube do Malte com o objetivo de afunilar nosso vínculo com nossos leitores e trazer o melhor conteúdo sobre cervejas artesanais, estilos de cerveja, curiosidades, diferenças com a cerveja comum e notícias do mundo cervejeiro. Nosso objetivo é construir a maior e mais engajada comunidade de apaixonados por cerveja do Brasil, e acreditamos que o conhecimento é o primeiro passo para isso acontecer. Aqui é um espaço dedicado para falarmos sobre esta bebida milenar e nos aprofundarmos neste universo tão complexo, porém maravilhoso, que é o das cervejas especiais.
Com um leque tão grande de possibilidades entre os diferentes tipos de cerveja. Contudo, neste blog de cerveja você encontrará os mais variados assuntos e temas relacionados ao cenário cervejeiro do Brasil e do mundo. Aqui você encontrará conteúdos sobre harmonização com cerveja, roteiros cervejeiros, tudo sobre as mais famosas marcas de cerveja, entrevistas com cervejeiros e especialistas, homebrewing com dicas para cervejeiros caseiros, processo de produção de cerveja, entre vários outros no qual trabalhamos com toda dedicação e carinho para te deixar sempre bem informado e antenado. E tem mais, o que acha de ser nosso repórter cervejeiro e aparecer em nossa revista e aqui no Blog?
É simples, envie um e-mail para revista@clubedomalte.com.br com suas dúvidas sobre cervejas, ou dicas de conteúdos que gostaria de ver na revista e no blog. Ou ainda faça indicações de destinos cervejeiros que gostaria de compartilhar com os demais leitores, basta fazer um post em seu Facebook ou Instagram com a #meudestinocervejeiro contando sobre o seu destino preferido, ou se preferir, envie um e-mail para nós, que você poderá ser o repórter cervejeiro do mês. Cheers!