Cerveja com lúpulo brasileiro fresco

29/01/2020 - Notícias

2.358 visualizações

Cerveja com lúpulo brasileiro fresco

Ana Paula Komar
Jornalista, apaixonada por história, curiosa por culturas e apreciadora de boas cervejas!

De uns anos para cá as pesquisas acerca da produção de lúpulo no Brasil evoluíram bastante e alguns produtores já estão alcançando bons resultados com o cultivo. São poucos os países produtores de lúpulo porque a planta não aceita qualquer clima ou terreno. Mas o que parecia uma realidade distante hoje já pode ser provado no copo. A empresa Tamayo Hops, produtora da planta em Brasília, e a cervejaria Lunatic Brew, de Curitiba, criaram uma cerveja com lúpulo brasileiro fresco.

>> O incomum estilo de cerveja California Common <<

Com o objetivo de gerar novas experiências a proposta da Lunatic Brew é produzir cervejas que quebram padrões tradicionais de produção e sabor. Com esse conceito a marca criou, juntamente com a Tamayo Hops, uma Harvest Ale, uma cerveja produzida com o insumo recém colhido.

Os lúpulos aromáticos Comet e Cascade são da safra de 2019, do produtor de Pablo Tamayo. Ele foi colhido no dia 6 de dezembro e embarcado no mesmo dia para Curitiba. Em menos de 24 horas após colhidos os lúpulos estavam sendo adicionados na receita cervejeira.

lúpulo brasileiro
Imagem: divulgação

A cerveja é uma típica American IPA, com coloração acobreada, amargor médio, aroma de frutas cítricas e notas de toranja, casca de laranja e limão siciliano. Ela estará disponível em alguns bares do Distrito Federal, em Curitiba, Blumenau, Joinville e Rio de Janeiro.

Onde tomar a cerveja Harvest Ale?

Você poderá encontrar a nos seguintes Harvest Ale nos próximos dias, nos seguintes estabelecimentos:

  • Brasilia:

Fábrika da Cerveja, I Love Beer, Teta Cheese Bar, Metanoia Tap House, Godofredo, Publican e Corina.

  • Curitiba:

100 Beer Garden, God Save The Beer e Beer Mad.

  • Blumenau:

Balbúrdia Cervejeira.

  • Joinville:

River Falls Brewing Co.

  • Rio de Janeiro:

On Tap Bar e Brewteco.

Se tiver a oportunidade de prová-la, nós queremos saber o que achou, conta pra gente aqui nos comentários!

Mas esses não são os primeiros a produzir cerveja com lúpulo brasileiro, nem com lúpulo brasileiro Fresco.

Em Nova Friburgo, região serrana do Rio de Janeiro, há plantações de lúpulo com o qual já são fabricadas cerveja com o ingrediente fresco em flor desde 2018.

Também em 2018, a cervejaria Imaculada de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, produziu uma Brazilian Harvest Ale. A cervejaria MF de Gramado também já fez uma Harvest Ale, batizada de Cerração.

Fonte: Revista BeerArt

Sabe de mais alguma cerveja feita com lúpulo brasileiro? Conta aqui pra gente!

  • Procure sobre cervejaria casarao em Pirenópolis, lá já plantam e produzem cerveja com o lupulo do quintal. Uma amber lager com cascade da plantação própria.
    Abraços

  • Que maravilha. Essa cerveja deve ter ficado ótima, mas não foi a primeira produzida com lúpulo fresco no Brasil. Em 2018 a Imaculada de Caxias do Sul produziu um a Brazilian Harvest Ale e a MF de Gramado produziu uma harvest também, batizada de Cerração. Parabéns aos envolvidos nesta produção e esperamos que em breve seja um tipo comum ao Brasil!!!

    • Olá Silvio, já entramos em contato com a cervejaria e assim que nos informarem sobre isso, comentamos aqui para você!

  • Produzo cerveja artesanal aqui em Nova Friburgo desde 2018, com lúpulos fresco, produzida no distrito de Amparo. Então acredito serem daqui os pioneiros na área, tendo até cervejas premiadas com esses lúpulos de Nova Friburgo.

  • Em Nova Friburgo região serrana temos plantações de lúpulo a mais tempo e fabricamos nossa cerveja com lúpulo fresco em flor desde 2018. Tem que consertar esse artigo aí.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O seu Blog da Cerveja Artesanal

O blog cervejeiro Cerveja de Todos os Jeitos foi criado por nós aqui do Clube do Malte com o objetivo de afunilar nosso vínculo com nossos leitores e trazer o melhor conteúdo sobre cervejas artesanais, estilos de cerveja, curiosidades, diferenças com a cerveja comum e notícias do mundo cervejeiro. Nosso objetivo é construir a maior e mais engajada comunidade de apaixonados por cerveja do Brasil, e acreditamos que o conhecimento é o primeiro passo para isso acontecer. Aqui é um espaço dedicado para falarmos sobre esta bebida milenar e nos aprofundarmos neste universo tão complexo, porém maravilhoso, que é o das cervejas especiais.
Com um leque tão grande de possibilidades entre os diferentes tipos de cerveja. Contudo, neste blog de cerveja você encontrará os mais variados assuntos e temas relacionados ao cenário cervejeiro do Brasil e do mundo. Aqui você encontrará conteúdos sobre harmonização com cerveja, roteiros cervejeiros, tudo sobre as mais famosas marcas de cerveja, entrevistas com cervejeiros e especialistas, homebrewing com dicas para cervejeiros caseiros, processo de produção de cerveja, entre vários outros no qual trabalhamos com toda dedicação e carinho para te deixar sempre bem informado e antenado. E tem mais, o que acha de ser nosso repórter cervejeiro e aparecer em nossa revista e aqui no Blog?
É simples, envie um e-mail para revista@clubedomalte.com.br com suas dúvidas sobre cervejas, ou dicas de conteúdos que gostaria de ver na revista e no blog. Ou ainda faça indicações de destinos cervejeiros que gostaria de compartilhar com os demais leitores, basta fazer um post em seu Facebook ou Instagram com a #meudestinocervejeiro contando sobre o seu destino preferido, ou se preferir, envie um e-mail para nós, que você poderá ser o repórter cervejeiro do mês. Cheers!