Cerveja que preserva sabor por mais tempo

03/03/2020 - Notícias

166 visualizações

Cerveja que preserva sabor por mais tempo

Ana Paula Komar
Jornalista, apaixonada por história, curiosa por culturas e apreciadora de boas cervejas!

Olha essa novidade! Pesquisadores da Universidade de Jiangnan, na China, criaram a fórmula para uma cerveja que preserva sabor por mais tempo. Assim como alguns vinhos, algumas cervejas também ficam melhores depois de armazenadas por um tempo. Mas, a grande maioria possui prazo de validade e podem perder suas características vitais depois de um certo período. Foi pensando nisso que os pesquisadores buscaram encontrar uma maneira de manter a cerveja mais fresca por mais tempo.

O estudo foi publicado na revista “Journal of Agricultural and Food Chemistry”, da American Chemical Society (ACS). Os pesquisadores projetaram o levedo de cerveja para criar mais moléculas que protegem a bebida contra o envelhecimento, resultando assim em melhor estabilidade do sabor.

>> Gestão de Qualidade para Cervejarias: o programa para evitar casos como o da Backer <<

Em pesquisas anteriores, os cientistas descobriram que os sabores indesejados causados pelo tempo em determinadas cervejas, estão associados a um aumento de compostos chamados aldeídos. Eles são produzidos durante a fermentação e seus níveis aumentam apenas com a idade.

Sendo assim, descobriram que uma maneira de combater isso pode ser uma molécula chamada NADH, que é pensada para aumentar a atividade enzimática para quebrar os aldeídos. Assim, para o novo estudo, os pesquisadores se propuseram a testar a ideia de modificar geneticamente a genética para produzir mais NADH.

Segundo os pesquisadores a NADH extra poderia aumentar as atividades das enzimas naturais do fermento que transformam os aldeídos em outros tipos de compostos os quais não contribuem para um sabor de cerveja velha.

A equipe diz que esse fermento geneticamente modificado pode melhorar a vida útil da cerveja e garantir que ela fique mais saborosa por mais tempo.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O seu Blog da Cerveja Artesanal

O blog cervejeiro Cerveja de Todos os Jeitos foi criado por nós aqui do Clube do Malte com o objetivo de afunilar nosso vínculo com nossos leitores e trazer o melhor conteúdo sobre cervejas artesanais, estilos de cerveja, curiosidades, diferenças com a cerveja comum e notícias do mundo cervejeiro. Nosso objetivo é construir a maior e mais engajada comunidade de apaixonados por cerveja do Brasil, e acreditamos que o conhecimento é o primeiro passo para isso acontecer. Aqui é um espaço dedicado para falarmos sobre esta bebida milenar e nos aprofundarmos neste universo tão complexo, porém maravilhoso, que é o das cervejas especiais.
Com um leque tão grande de possibilidades entre os diferentes tipos de cerveja. Contudo, neste blog de cerveja você encontrará os mais variados assuntos e temas relacionados ao cenário cervejeiro do Brasil e do mundo. Aqui você encontrará conteúdos sobre harmonização com cerveja, roteiros cervejeiros, tudo sobre as mais famosas marcas de cerveja, entrevistas com cervejeiros e especialistas, homebrewing com dicas para cervejeiros caseiros, processo de produção de cerveja, entre vários outros no qual trabalhamos com toda dedicação e carinho para te deixar sempre bem informado e antenado. E tem mais, o que acha de ser nosso repórter cervejeiro e aparecer em nossa revista e aqui no Blog?
É simples, envie um e-mail para revista@clubedomalte.com.br com suas dúvidas sobre cervejas, ou dicas de conteúdos que gostaria de ver na revista e no blog. Ou ainda faça indicações de destinos cervejeiros que gostaria de compartilhar com os demais leitores, basta fazer um post em seu Facebook ou Instagram com a #meudestinocervejeiro contando sobre o seu destino preferido, ou se preferir, envie um e-mail para nós, que você poderá ser o repórter cervejeiro do mês. Cheers!