Cerveja Rauchbier e os segredos do malte defumado

26/12/2019 - Estilos de Cerveja, Notícias

189 visualizações

Cerveja Rauchbier e os segredos do malte defumado

Fred Banionis
Homebrewer, sommelier de cerveja e produtor audiovisual. Amante de harmonizações e caçador de novas experiencias.

Até alguns séculos atrás toda cerveja era defumada, pois o processo usado para interromper a germinação dos grãos maltados era feito em fornalhas a lenha o que tornava a defumação do malte algo inevitável. Em 1817, o inventor e engenheiro britânico Daniel Wheeler revolucionou a forma de secar e torrar maltes com um mecanismo parecido com os utilizados na torra de café hoje em dia e isso eliminou as características defumadas das cervejas. Porém, apesar dessa tecnológica invenção, algumas maltarias se mantiveram ao modo antigo e na cidade de Bamberg, na região Francônia da Alemanha, a tradição da cerveja Rauchbier era levada muito a sério.

Tempos depois as cervejarias Bauerei Schlenkerla e Christian Merz Brauerei Spezial se tornaram ícones na produção de cervejas defumadas. Ambas cervejarias produzem seu próprio malte e contam com diversas Rauchbier em seu portfólio.

Existe uma lenda de que a cerveja Rauchbier nasceu por acidente, quando um incêndio em uma cervejaria teria dado o perfil de fumaça aos maltes e para não perder a produção, o mestre cervejeiro teria usado esses maltes mesmo assim, criando uma cerveja que caiu no gosto popular. Mas nada confirma essa lenda.

Por que cerveja Rauchbier?

O nome Rauchbier remete à fumaça em alemão, porém apesar do BJCP contar com o estilo catalogado, existe uma segunda categoria, Smoked Beers, que engloba qualquer estilo de cerveja com maltes defumados presentes.

A cerveja Rauchbier Clássica tem cores entre um leve acobreado até o marrom escuro, a espuma entre creme e bege, bem encorpada e persistente. No aroma é possível perceber notas de madeira e o distinto defumado lembrando bacon e linguiças. Ela compartilha os sabores e sensação de boca do estilo base, o Märzen, porém com as notas de fumaça e defumado, que podem ser sutis ou mais evidentes. E para os vegetarianos que possam ter ficado curiosos, saibam que respeitando a Reinheitsgebot, a Rauchbier não leva nenhum adjunto, portanto não há bacon ali, podem ficar tranquilos!

Algumas cervejas Rauchbier notáveis: A lendária Archt Schlenkerla Rauchbier e a nacional Schornstein Combusta. Ambas disponíveis no Clube do Malte!

 

Schornstein Combusta

de R$ 25,90
por R$

23,90

Comprar

* Ao clicar em comprar você será redirecionado para a página do produto em nossa loja.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O seu Blog da Cerveja Artesanal

O blog cervejeiro Cerveja de Todos os Jeitos foi criado por nós aqui do Clube do Malte com o objetivo de afunilar nosso vínculo com nossos leitores e trazer o melhor conteúdo sobre cervejas artesanais, estilos de cerveja, curiosidades, diferenças com a cerveja comum e notícias do mundo cervejeiro. Nosso objetivo é construir a maior e mais engajada comunidade de apaixonados por cerveja do Brasil, e acreditamos que o conhecimento é o primeiro passo para isso acontecer. Aqui é um espaço dedicado para falarmos sobre esta bebida milenar e nos aprofundarmos neste universo tão complexo, porém maravilhoso, que é o das cervejas especiais.
Com um leque tão grande de possibilidades entre os diferentes tipos de cerveja. Contudo, neste blog de cerveja você encontrará os mais variados assuntos e temas relacionados ao cenário cervejeiro do Brasil e do mundo. Aqui você encontrará conteúdos sobre harmonização com cerveja, roteiros cervejeiros, tudo sobre as mais famosas marcas de cerveja, entrevistas com cervejeiros e especialistas, homebrewing com dicas para cervejeiros caseiros, processo de produção de cerveja, entre vários outros no qual trabalhamos com toda dedicação e carinho para te deixar sempre bem informado e antenado. E tem mais, o que acha de ser nosso repórter cervejeiro e aparecer em nossa revista e aqui no Blog?
É simples, envie um e-mail para revista@clubedomalte.com.br com suas dúvidas sobre cervejas, ou dicas de conteúdos que gostaria de ver na revista e no blog. Ou ainda faça indicações de destinos cervejeiros que gostaria de compartilhar com os demais leitores, basta fazer um post em seu Facebook ou Instagram com a #meudestinocervejeiro contando sobre o seu destino preferido, ou se preferir, envie um e-mail para nós, que você poderá ser o repórter cervejeiro do mês. Cheers!