Cerveja sem glúten é realmente segura para celíacos?

27/12/2019 - Notícias

526 visualizações

Cerveja sem glúten é realmente segura para celíacos?

Fred Banionis
Homebrewer, sommelier de cerveja e produtor audiovisual. Amante de harmonizações e caçador de novas experiencias.

Neste mês recebemos a seguinte pergunta do nosso cliente e leitor Régiton Luiz M. de Menezes: “Amigos do clube do malte! Sou um grande fã do trabalho de vocês e da revista de vocês também. Minha esposa é celíaca e procura se satisfazer com alguma cerveja sem glúten, mas não se sente segura de estar consumindo esse tipo pois na rotulagem das cervejas aparece malte de cereais que contêm glúten. Vocês poderiam explicar melhor como é o processo de fabricação desse tipo de cerveja e se ela realmente é segura para quem tem doença celíaca? ”

Régiton vamos a explicação sobre o tema cerveja sem glúten!

Uma cerveja para ser considerada de fato ”sem glúten” precisa cumprir dois requisitos:

1- Ser produzida com maltes que não contêm glúten: arroz, milho, sorgo, quinoa, trigo-sarraceno, etc.

2- Ser produzida em equipamento próprio. Uma cerveja sem glúten não pode ser produzida com o mesmo maquinário no qual se produz uma cerveja convencional, pois pode haver uma contaminação cruzada.

O que ocorre com essas cervejas que contêm cevada, centeio, trigo, etc. é que, de acordo com a legislação, é considerado sem glúten qualquer bebida que não ultrapasse 20 ppm de glúten. Na verdade, essas bebidas são então seguras para quem tem intolerância ao glúten ou sensibilidade não-celíaca ao glúten. No caso de celíacos, o correto é procurar cervejas produzidas com o malte dos grãos específicos mencionados acima.

E para maior segurança, o ideal é informar-se a respeito da produção diretamente com a cervejaria responsável, assim pode tirar todas as dúvidas a respeito dos ingredientes e a forma de fabricação da cerveja, para assim aprecia-la tranquilamente.

Você também tem alguma dúvida sobre cerveja? Conte com a nossa ajudinha. Mande sua pergunta para o e-mail blog@clubedomalte.com.br, que responderemos aqui. Compartilhe, a sua dúvida pode ser a mesma de muitos outros leitores e nós estamos prontos para ajudá-lo!

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O seu Blog da Cerveja Artesanal

O blog cervejeiro Cerveja de Todos os Jeitos foi criado por nós aqui do Clube do Malte com o objetivo de afunilar nosso vínculo com nossos leitores e trazer o melhor conteúdo sobre cervejas artesanais, estilos de cerveja, curiosidades, diferenças com a cerveja comum e notícias do mundo cervejeiro. Nosso objetivo é construir a maior e mais engajada comunidade de apaixonados por cerveja do Brasil, e acreditamos que o conhecimento é o primeiro passo para isso acontecer. Aqui é um espaço dedicado para falarmos sobre esta bebida milenar e nos aprofundarmos neste universo tão complexo, porém maravilhoso, que é o das cervejas especiais.
Com um leque tão grande de possibilidades entre os diferentes tipos de cerveja. Contudo, neste blog de cerveja você encontrará os mais variados assuntos e temas relacionados ao cenário cervejeiro do Brasil e do mundo. Aqui você encontrará conteúdos sobre harmonização com cerveja, roteiros cervejeiros, tudo sobre as mais famosas marcas de cerveja, entrevistas com cervejeiros e especialistas, homebrewing com dicas para cervejeiros caseiros, processo de produção de cerveja, entre vários outros no qual trabalhamos com toda dedicação e carinho para te deixar sempre bem informado e antenado. E tem mais, o que acha de ser nosso repórter cervejeiro e aparecer em nossa revista e aqui no Blog?
É simples, envie um e-mail para revista@clubedomalte.com.br com suas dúvidas sobre cervejas, ou dicas de conteúdos que gostaria de ver na revista e no blog. Ou ainda faça indicações de destinos cervejeiros que gostaria de compartilhar com os demais leitores, basta fazer um post em seu Facebook ou Instagram com a #meudestinocervejeiro contando sobre o seu destino preferido, ou se preferir, envie um e-mail para nós, que você poderá ser o repórter cervejeiro do mês. Cheers!