Cerveja sem glúten – Quais as opções disponíveis no mercado?

17/11/2019 - Notícias

133 visualizações

Cerveja sem glúten – Quais as opções disponíveis no mercado?

Avelar Júnior
Sommelier de cervejas direto da terra do Tio Sam

Cerveja sem glúten, por fim ela existe e está disponível no mercado. A doença celíaca é uma enfermidade no intestino delgado causada por uma sensibilidade ao glúten. Apesar de muitos casos serem mal diagnosticados, estudos estimam que essa doença atinja cerca de 1 milhão de brasileiros.

Infelizmente ainda não existe cura para esse mal e a única maneira de evitar os sintomas, como diarreia e mal estar, é a completa eliminação do glúten da dieta.

O glúten é uma proteína responsável pela elasticidade da massa do pão e está presente em vários cereais como trigo, cevada e centeio. A substituição desses cereais nem sempre é fácil, mas é possível encontrar cada vez mais opções no mercado. Atualmente existem alguns pães gluten-free e até mesmo cervejas, que é o que vamos abordar aqui.

As cervejas para quem tem restrição ao glúten são basicamente divididas em duas opções:

  1. Cervejas gluten-free:  cervejas que utilizam ingredientes sem glúten na substituição do malte, como milho, sorgo, milhete, trigo-sarraceno, arroz e tapioca (mandioca). Obviamente a qualidade não é a mesma da cerveja tradicional, mas é uma ótima opção para quem tem restrição.
  2. Cervejas reduced-gluten:  cervejas tradicionais, que utilizam malte como ingrediente, mas com uma enzima especial (Brewers Clarex), adicionada no processo de fermentação, que consome a maior parte do glúten. A eliminação não é total, mas as quantidades restantes são muito baixas. Nesse caso vai depender do nível de sensibilidade de cada um, mas a grande maioria das pessoas com restrição ao glúten pode consumir esse tipo de cerveja tranquilamente.

No mercado americano existem várias opções de cervejas sem glúten. Essas são apenas algumas:

Gluten-free:

  • Celia Saison – Ipswich Ale Brewery
  • Watchstander Stout – Ghostfish Brewing Company
  • New Grist Pilsner – Lakefront Brewery

Reduced-gluten:

  • Delicious IPA – Stone Brewing
  • Glütiny Pale Ale – New Belgium Brewing
  • Tread Lightly Ale – New Planet Brewery

Lembrando que essas cervejas devem ser consumidas preferencialmente em garrafa ou lata. Se servidas na torneira elas podem sofrer contaminação de outras cervejas com glúten servidas previamente.

Cheers 😉

 

 

cerveja sem glúten


Farrapos American Pale Ale Sem Glúten

de R$ 21,90
por R$

18,90

Comprar

* Ao clicar em comprar você será redirecionado para a página do produto em nossa loja.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O seu Blog da Cerveja Artesanal

O blog cervejeiro Cerveja de Todos os Jeitos foi criado por nós aqui do Clube do Malte com o objetivo de afunilar nosso vínculo com nossos leitores e trazer o melhor conteúdo sobre cervejas artesanais, estilos de cerveja, curiosidades, diferenças com a cerveja comum e notícias do mundo cervejeiro. Nosso objetivo é construir a maior e mais engajada comunidade de apaixonados por cerveja do Brasil, e acreditamos que o conhecimento é o primeiro passo para isso acontecer. Aqui é um espaço dedicado para falarmos sobre esta bebida milenar e nos aprofundarmos neste universo tão complexo, porém maravilhoso, que é o das cervejas especiais.
Com um leque tão grande de possibilidades entre os diferentes tipos de cerveja. Contudo, neste blog de cerveja você encontrará os mais variados assuntos e temas relacionados ao cenário cervejeiro do Brasil e do mundo. Aqui você encontrará conteúdos sobre harmonização com cerveja, roteiros cervejeiros, tudo sobre as mais famosas marcas de cerveja, entrevistas com cervejeiros e especialistas, homebrewing com dicas para cervejeiros caseiros, processo de produção de cerveja, entre vários outros no qual trabalhamos com toda dedicação e carinho para te deixar sempre bem informado e antenado. E tem mais, o que acha de ser nosso repórter cervejeiro e aparecer em nossa revista e aqui no Blog?
É simples, envie um e-mail para revista@clubedomalte.com.br com suas dúvidas sobre cervejas, ou dicas de conteúdos que gostaria de ver na revista e no blog. Ou ainda faça indicações de destinos cervejeiros que gostaria de compartilhar com os demais leitores, basta fazer um post em seu Facebook ou Instagram com a #meudestinocervejeiro contando sobre o seu destino preferido, ou se preferir, envie um e-mail para nós, que você poderá ser o repórter cervejeiro do mês. Cheers!