Cervejarias investem em sustentabilidade

03/02/2020 - Notícias

144 visualizações

Cervejarias investem em sustentabilidade

Ana Paula Komar
Jornalista, apaixonada por história, curiosa por culturas e apreciadora de boas cervejas!

Nós já publicamos por aqui sobre algumas atitude sustentáveis tomadas por cervejarias nacionais e gringas. Neste post trazemos mais duas cervejarias brasileiras que já colocaram em prática seus projetos de sustentabilidade.

Doktor Bräu

Uma dela é a Doktor Bräu, de Minas Gerais. A cervejaria instalou em sua fábrica 130 painéis de energia solar, que irá gerar toda a energia necessária para a produção e operação da cervejaria. São 3.000 m² de estrutura, dividida entre a planta produtiva, área administrativa, pub e estacionamento.

Segundo Nuberto Hopfgartner, um dos fundadores da Doktor Bräu, as instalações se pagarão em pouco mais de um ano, com uma economia de R$ 12 mil mensais referentes à conta de luz.

Cervejaria Octopus

Neste mês a cervejaria Octopus realizou um plantio de mudas a fim de reduzir o impacto ambiental de sua produção. O plantio ocorreu  na Serra do Gandarela, próximo a Belo Horizonte (MG). Com a ação a marca dá continuidade à prática de compensação ambiental às emissões de carbono durante a produção e distribuição de suas cervejas.

A equipe da Octopus, juntamente com o engenheiro florestal Diogo de Toledo, que auxiliou no plantio, irão realizar a manutenção das mudas plantadas durante os próximos meses.

O projeto Carbono Zero foi desenvolvido através da apuração da cadeia de produção da cervejaria, com auxílio da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e apoio da Flora Jr – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), por meio do qual foi desenvolvido um plano de compensação da emissão de carbono da cervejaria. Para isso foram calculadas quantas árvores deveriam ser plantadas para minimizar os impactos ambientais das atividades produtivas. Segundo a cervejaria o projeto deve ser atualizado anualmente de acordo com o aumento da capacidade de produção.

Além disso, a Octopus também realiza uma distribuição de semente e mudas. Essa ação acontece por dois meios:

  • Distribuidores e pontos de venda que se engajam ao projeto organizam eventos, com cervejas da Octopus, e lá são distribuídas as mudas de plantas gratuitamente a quem se interessar,  com informações sobre a espécie e instruções para plantio;
  • E também, quem adquirir a Old Black – a primeira cerveja envelhecida em barril de amburana – leva pra casa um saquinho com sementes de amburana.

No site cervejariaoctopus.com.br/somosmais você pode acompanhar o andamento de todos os projetos sustentáveis da cervejaria Octopus.

E você, conhece mais alguma cervejaria com iniciativas sustentáveis? Conta aqui pra gente nos comentários!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O seu Blog da Cerveja Artesanal

O blog cervejeiro Cerveja de Todos os Jeitos foi criado por nós aqui do Clube do Malte com o objetivo de afunilar nosso vínculo com nossos leitores e trazer o melhor conteúdo sobre cervejas artesanais, estilos de cerveja, curiosidades, diferenças com a cerveja comum e notícias do mundo cervejeiro. Nosso objetivo é construir a maior e mais engajada comunidade de apaixonados por cerveja do Brasil, e acreditamos que o conhecimento é o primeiro passo para isso acontecer. Aqui é um espaço dedicado para falarmos sobre esta bebida milenar e nos aprofundarmos neste universo tão complexo, porém maravilhoso, que é o das cervejas especiais.
Com um leque tão grande de possibilidades entre os diferentes tipos de cerveja. Contudo, neste blog de cerveja você encontrará os mais variados assuntos e temas relacionados ao cenário cervejeiro do Brasil e do mundo. Aqui você encontrará conteúdos sobre harmonização com cerveja, roteiros cervejeiros, tudo sobre as mais famosas marcas de cerveja, entrevistas com cervejeiros e especialistas, homebrewing com dicas para cervejeiros caseiros, processo de produção de cerveja, entre vários outros no qual trabalhamos com toda dedicação e carinho para te deixar sempre bem informado e antenado. E tem mais, o que acha de ser nosso repórter cervejeiro e aparecer em nossa revista e aqui no Blog?
É simples, envie um e-mail para revista@clubedomalte.com.br com suas dúvidas sobre cervejas, ou dicas de conteúdos que gostaria de ver na revista e no blog. Ou ainda faça indicações de destinos cervejeiros que gostaria de compartilhar com os demais leitores, basta fazer um post em seu Facebook ou Instagram com a #meudestinocervejeiro contando sobre o seu destino preferido, ou se preferir, envie um e-mail para nós, que você poderá ser o repórter cervejeiro do mês. Cheers!