Cronograma para estudar cerveja durante a quarentena – Todo o material é grátis!

08/04/2020 - Momento Cervejeiro, Notícias

2.628 visualizações

Cronograma para estudar cerveja durante a quarentena – Todo o material é grátis!

Ana Paula Komar
Jornalista, apaixonada por história, curiosa por culturas e apreciadora de boas cervejas!

Para você que aprecia uma boa cerveja artesanal, além da degustação, é importante também conhecer mais sobre a vasta cultura que está a cerca da bebida. Se você sempre quis aprofundar mais os seus conhecimentos cervejeiros, mas o problema sempre foi tempo, nesse período de quarentena, mesmo quem está trabalhando de casa, acaba tendo mais tempo, afinal os minutos ou horas que passava no trânsito, no deslocamento para o trabalho, podem ser aproveitados agora de outra forma. Pensando nisso fizemos aqui um compilado com os nossos principais materiais para vocês estudar cerveja em sua casa e virar um expert no assunto.

Bora lá!

Dia 1

Vamos começar pelo princípio de tudo! Você sabe o que é cerveja artesanal? Nesse post AQUI nós explicamos tudo, timtim por timtim para você ficar com a resposta na ponta da língua. Separe 15 minutos do seu dia para apreciar a leitura.

Dia 2 

Agora que você já sabe o que é cerveja artesanal, que tal estudar um pouquinho sobre os seus principais insumos, aqueles quatro primordiais: água, malte, lúpulo e levedura. Vamos começar pelo malte. Afinal de conta, o que é malte. Aqui tem tudo que você precisa saber. Clique AQUI e confira!

Dia 3

O lúpulo é o mais queridinho de todos os insumos, ao menos para os cervejeiros que adoram uma pitada de amargor. Nesse e-book AQUI te contamos tudo sobre essa amada plantinha.

lúpulo

Dia 4

A água! Você sabia que cerca de 90% de uma cerveja é água. Ela pode mudar o gosto da cerveja, dependendo da região de onde é extraída? Clique aqui e confira!

Dia 5

Fechando nosso estudo sobre os principais insumos cervejeiros aprenda AQUI tudo sobre a levedura, um dos quatro insumos indispensáveis para a fabricação de cerveja. No conjunto água, malte, lúpulo e levedura, ela é peça fundamental, tanto para a produção da bebida, quanto para trazer características sensoriais. Sabe aquele belo aroma de cravo e banana de uma Weiss? Trabalho da levedura. A carbonatação, a espuma e até mesmo o sabor, também sofrem influências das leveduras, sem contar, é claro, na produção do álcool na cerveja, que está diretamente ligado ao seu trabalho.

Ufa, a parte mais técnica acabou, ela é mais complicada, mas primordial para você entender mais sobre a bebida e sobre os estilos. Agora é sobre eles que vamos falar.

Dia 6

Certamente você já ouviu falar e leu nos rótulos de cerveja os nomes: IPA, APA, Pale Ale, Weiss ou Weizen, Porter, Stout, Red Ale, Witbier e por aí vai. Mas antes dos estilos é importante você saber sobre as Escolas Cervejeiras, regiões que produzem cervejas há muitos anos, seguindo alguns critérios e parâmetros. São grandes nações que influenciaram a cerveja produzida no mundo todo. As grandes Escolas Cervejeiras são: Alemã, Belga, Britânica e Americana, que é a mais recente. Nesse E-BOOK AQUI você aprende tudo sobre elas.

estudar cervejaDia 7

Nesse dia dedique-se a conhecer mais sobre os estilos de cerveja. Estima-se que hoje existem mais de 150 estilos de cervejas fabricados e comercializados no mundo. Eles são categorizados dentro de três principais famílias: Lager, Ale e Fermentação Espontânea. Comece aprendendo sobre as diferenças entre essas famílias com a ajuda do beer sommelier Luís Celso Jr. que gravou esses vídeos aqui: Ales e Lager e Fermentação espontânea.

Dia 8

Os estilos de cerveja são diferenciados por vários fatores, entre eles, o método de produção, a cor, o aroma, o teor alcoólico e a região de origem.

Aqui você conhecerá então mais sobre os inúmeros estilos de cerveja existentes: IPA, Stout, Porter, Witbier, Weiss, APA, English Pale Ale, American IPA, New England IPA, Saison, Sour, Rauchbier, Fruit Beer e muitos outros. É só clicar nos links nos nomes de cada estilo que mencionei aqui, e navegar em um vasto conteúdo sobre cada um. Mas se preferir algo mais rápido e resumido, temos um compilado com os principais estilos nesse E-BOOK AQUI.

estudar cerveja

Dia 9 

Já que estamos falando sobre estilos resolvi indicar os guias de estilos para vocês estudar. Os principais são os guias da Brewers Association e o BJCP (Beer Judge Certification Program). Esses guias de estilo são bastante usados para orientar as produções de cerveja e servir como guia para jurados e competidores nos concursos cervejeiros. É um material bem extenso, então a minha dica é que você faça uma análise geral, baixe os PDFs e salve em seu computador, pois é uma ótima fonte de pesquisa.

Baixe AQUI o guia da Brewers Association

Baixe AQUI o guia do BJCP

Dia 10

Você sabia que o tipo de copo faz toda a diferença na hora da degustação? Com o passar do tempo, as cervejarias passaram a indicar o tipo de copo ideal para cada estilo, o que ajuda a valorizar as características e qualidades da cerveja. Para que combinem com os mais variados tipos de cerveja, são inúmeros os tipos de copos para cerveja. Com esse E-BOOK AQUI você irá conhecer os principais modelos de copos e aprender como cada um pode realçar atributos diferentes da cerveja.

estudar cerveja

Dia 11

E já que você aprendeu tudo sobre copos, olha só esse E-BOOK AQUI sobre como degustar cerveja artesanal. Mas Ana, não é só colocar no copo e tomar? Sim, você pode simplesmente fazer isso, mas se você está em busca de estudar cerveja, tem todo um ritual de degustação que merece ser seguido e você verá como conseguirá extrair todas as características da bebida.

estudar cerveja

Dia 12 

Para descontrair um pouco e ao mesmo tempo aprender muito sobre a cerveja, separei esse documentário aqui: Como a cerveja salvou o mundo. Esse é um documentário produzido pelo Discovery Channel, que mostra alguns fatos históricos e a importância da cerveja no mundo. Vale super a pena conferir!

Dia 13 e Dia 14

Aqui vamos entrar um pouco na história das principais marcas de cerveja do mundo. O material é bem vasto, por isso separei em dois dias para realizar esse estudo. Basta você ACESSAR AQUI e escolher as cervejarias que deseja conhecer melhor.

estudar cerveja

Dia 15

Avançamos bastante até aqui, não é mesmo? Para o último dia eu separei um material sobre harmonização de cerveja e comida. Para iniciar as harmonizações é necessário já ter uma boa base de conhecimento sobre a bebida, por isso está como último passo nesse nosso cronograma. Nós temos um material bem completo sobre o tema. Siga essa sequência:

Bônus:

  • Recentemente preparei um post com 17 séries, documentários e filmes cervejeiros para assistir durante a quarentena. Vale muito a pena conferir, nele tem indicação de vários conteúdos em vídeos seja mais denso ou mais descontraído, mas que irão te ajudar muito na busca por conhecimento por estudar cerveja.
  • Nosso canal no Youtube também está recheado de muito conteúdo em vídeo, estão se preferir esse tipo de mídia, pode conferir muita coisa por lá!

Espero que goste de todo o material que preparamos aqui para você estudar cerveja em casa e que sua jornada no universo cervejeiro seja incrível.

Cheers!

Nós levamos para você!

Uma seleção especial de kits promoções

Comprar

* Ao clicar em comprar você será redirecionado para a página do produto em nossa loja.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O seu Blog da Cerveja Artesanal

O blog cervejeiro Cerveja de Todos os Jeitos foi criado por nós aqui do Clube do Malte com o objetivo de afunilar nosso vínculo com nossos leitores e trazer o melhor conteúdo sobre cervejas artesanais, estilos de cerveja, curiosidades, diferenças com a cerveja comum e notícias do mundo cervejeiro. Nosso objetivo é construir a maior e mais engajada comunidade de apaixonados por cerveja do Brasil, e acreditamos que o conhecimento é o primeiro passo para isso acontecer. Aqui é um espaço dedicado para falarmos sobre esta bebida milenar e nos aprofundarmos neste universo tão complexo, porém maravilhoso, que é o das cervejas especiais.
Com um leque tão grande de possibilidades entre os diferentes tipos de cerveja. Contudo, neste blog de cerveja você encontrará os mais variados assuntos e temas relacionados ao cenário cervejeiro do Brasil e do mundo. Aqui você encontrará conteúdos sobre harmonização com cerveja, roteiros cervejeiros, tudo sobre as mais famosas marcas de cerveja, entrevistas com cervejeiros e especialistas, homebrewing com dicas para cervejeiros caseiros, processo de produção de cerveja, entre vários outros no qual trabalhamos com toda dedicação e carinho para te deixar sempre bem informado e antenado. E tem mais, o que acha de ser nosso repórter cervejeiro e aparecer em nossa revista e aqui no Blog?
É simples, envie um e-mail para revista@clubedomalte.com.br com suas dúvidas sobre cervejas, ou dicas de conteúdos que gostaria de ver na revista e no blog. Ou ainda faça indicações de destinos cervejeiros que gostaria de compartilhar com os demais leitores, basta fazer um post em seu Facebook ou Instagram com a #meudestinocervejeiro contando sobre o seu destino preferido, ou se preferir, envie um e-mail para nós, que você poderá ser o repórter cervejeiro do mês. Cheers!