Czechvar – a tradicional cerveja da República Tcheca

03/07/2019 - Notícias

440 visualizações

Czechvar – a tradicional cerveja da República Tcheca

Ana Paula Komar
Jornalista, apaixonada por história, curiosa por culturas e apreciadora de boas cervejas!

Um ícone da República Tcheca, a cerveja Czechvar começou a ser produzida em 1895, pela cervejaria Budejovicky Budvar, também chamada de Budweiser Budvar, na cidade de České Budějovice ou apenas Budweis. Fabricada há mais de 700 anos, as cervejas Czechvar estão entre as mais tradicionais da República Tcheca. Sinônimos de qualidade, suas receitas são preparadas com os melhores insumos e passam por rigorosos processos de fabricação.

Afinal, o nome é Czechvar ou Budweiser?

Você deve ter notado na imagem acima que os copos estão com o rótulo Budweiser. Sim eles são da Czechvar!  Seu nome de origem é Budweiser Budvar, uma referência à cidade de Budweis, na República Tcheca, onde foi criada e produzida. A cervejaria travou um duelo há tempos com a cervejaria Anheuser-Busch, que produz a Budweiser americana. Ambas as cervejas tem o mesmo nome. A Budweiser da República Tcheca leva esse nome como referência à cidade de sua origem, Budweiss. Já a Budweiser americana foi assim batizada porque o fundador da cervejaria comprou a fórmula da cerveja tipo pilsen, na cidade de Budweiss. O que acontece até hoje é que as duas marcas brigam judicialmente em muitas partes do mundo pelo nome Budweiser. Devido a isso, em alguns países em que a americana já possui o registro, a Budweiser Budvar leva o nome Czechvar, como acontece aqui no Brasil.

Atualmente, a Budweiser Budvar está defendendo seus direitos históricos às marcas registradas dos ataques judiciais da Anheuser-Busch em mais de 40 processos judiciais e mais de 70 processos administrativos em escritório de patentes em todo o mundo. A grande maioria das decisões judiciais confirma os direitos da Budweiser Budvar às suas marcas registradas.

Cervejas Czechvar

Uma Pilsen autêntica, a cerveja Czechvar Original é feita com os melhores maltes da Morávia, lúpulo Saaz e passa por 90 dias de maturação, que ampliam ainda mais a excepcionalidade da sua receita. Apresenta notas de baunilha, lúpulo e leve toque de maçã. É refrescante, suave e equilibrada. Seu teor alcoólico é de 5%.

A Czechvar Premium Dark Lager é uma cerveja artesanal retrô, feita para reproduzir as Lagers da Boêmia e da Baviera. Apresenta cor escura fechada, aromas e sabores torrados, com notas de café e caramelo e teor alcoólico de 4.7%.

Além desses rótulos a marca produz uma versão sem álcool, a Budweiser Budvar Free, uma Czech Imperial Lager chamada de Bud Strong, a Budweiser Budvar Classic, que é uma Pale Beer, e ainda a Budweiser Budvar Special, disponível em barris, e por fim a Budweiser Budvar Cvikl, essa é uma versão não filtrada. Estes rótulos dificilmente são encontrados no Brasil.

Hoje em dia, a Budweiser Budvar é uma empresa moderna e dinâmica, construída sobre bases sólidas, tendo conseguido combater a dura concorrência apoiada por gigantescas corporações. A marca é exportada para quase 80 países, estando entre as marcas de cerveja checas mais exportadas.

České Budějovice a cidade da cerveja

Durante o dia em České Budějovice, novos hectolitros da bebida são produzidos para serem enviados para destinos próximos e distantes. Mas se você tiver oportunidade de visitar a República Tcheca, não deixe de conhecer a cidade de České Budějovice. Desfrute de sua hospitalidade e descubra a casa da cerveja Czechvar. A cervejaria oferece passeio guiado para o turista que queira aprender como é fabricada uma cerveja artesanal tradicional Czechvar, conhecer de perto uma tradição milenar combinada com tecnologias modernas que dão origem àquele sabor delicioso da mundialmente conhecida e única cerveja Czechvar.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O seu Blog da Cerveja Artesanal

O blog cervejeiro Cerveja de Todos os Jeitos foi criado por nós aqui do Clube do Malte com o objetivo de afunilar nosso vínculo com nossos leitores e trazer o melhor conteúdo sobre cervejas artesanais, estilos de cerveja, curiosidades, diferenças com a cerveja comum e notícias do mundo cervejeiro. Nosso objetivo é construir a maior e mais engajada comunidade de apaixonados por cerveja do Brasil, e acreditamos que o conhecimento é o primeiro passo para isso acontecer. Aqui é um espaço dedicado para falarmos sobre esta bebida milenar e nos aprofundarmos neste universo tão complexo, porém maravilhoso, que é o das cervejas especiais.
Com um leque tão grande de possibilidades entre os diferentes tipos de cerveja. Contudo, neste blog de cerveja você encontrará os mais variados assuntos e temas relacionados ao cenário cervejeiro do Brasil e do mundo. Aqui você encontrará conteúdos sobre harmonização com cerveja, roteiros cervejeiros, tudo sobre as mais famosas marcas de cerveja, entrevistas com cervejeiros e especialistas, homebrewing com dicas para cervejeiros caseiros, processo de produção de cerveja, entre vários outros no qual trabalhamos com toda dedicação e carinho para te deixar sempre bem informado e antenado. E tem mais, o que acha de ser nosso repórter cervejeiro e aparecer em nossa revista e aqui no Blog?
É simples, envie um e-mail para revista@clubedomalte.com.br com suas dúvidas sobre cervejas, ou dicas de conteúdos que gostaria de ver na revista e no blog. Ou ainda faça indicações de destinos cervejeiros que gostaria de compartilhar com os demais leitores, basta fazer um post em seu Facebook ou Instagram com a #meudestinocervejeiro contando sobre o seu destino preferido, ou se preferir, envie um e-mail para nós, que você poderá ser o repórter cervejeiro do mês. Cheers!