Dia dos Namorados cervejeiro

12/06/2019 - Notícias

188 visualizações

Dia dos Namorados cervejeiro

Ana Paula Komar
Jornalista, apaixonada por história, curiosa por culturas e apreciadora de boas cervejas!

Chega de perfumes, camisas ou acessórios. Hoje preparamos 5 dicas de cervejas para você celebrar um Dia dos Namorados cervejeiro. Mas primeiro, um pouquinho de história não faz mal a ninguém, não é mesmo?

Em muitos países o Dia dos Namorados é comemorado em 14 de fevereiro, Dia de São Valentim. Há vários relatos históricos que justificam a data. Um deles conta que Valentim era um bispo que realizou casamentos escondido, mesmo após as proibições do imperador Cláudio II de realizarem casamentos durante os períodos de guerras, por acreditar que os solteiros lutavam melhor. O Bispo foi preso e condenado a morte. Enquanto estava na prisão ele se apaixonoupela filha cega de um carcereiro e, milagrosamente, devolveu-lhe a visão. Valentim foi considerado um mártir pela igreja católica e tornou-se conhecido como o santo do amor. 14 de fevereiro é a data de sua morte e foi o dia escolhido para homenageá-lo. Nos Estados Unidos é o famoso Saint Valentine’s Day.

No Brasil a data não tem uma origem tão romântica assim, mas, com certeza, vale ser comemorada. Celebrada no dia 12 de junho a data foi criada pelo publicitário João Doria, como um incentivo as compras neste período do ano em que havia pouco movimento no comércio. O slogan “não é só com beijos que se prova o amor”, criado por Doria, alavancou as vendas das lojas Clipper – para a qual foi contratado como publicitário – e acabou criando a tradicional troca de presentes entre os casais apaixonados. Mas essa data não foi escolhida por acaso, é justamente na véspera do Dia de Santo Antônio, santo português com tradição de casamenteiro.

E que tal deixar esse Dia dos Namorados um pouco mais lupulado?

Para começar, nada melhor que essa bela cerveja da Bodebrown: a Cerveja do Amor. Ela foi inspirada em As Metamorfoses do poeta romano Ovídio e ganhadora de vários prêmios. Essa cerveja leva em sua receita adição de amoras, que balanceia suas características com uma leve acidez e suaves notas de caramelo. Além disso, apresenta nos aromas e sabores notas vinificas e amadeiradas, pães, leve damasco, laranja, especiarias e baunilha.Dia dos Namorados cervejeiro

A Delirium Nocturnum é outra belezinha que pode esquentar a sua noite. Triplamente fermentada, bem encorpada e de cor escura, ela é produzida com 3 tipos de levedura e 5 tipos de malte. Tudo isso confere a esta excelente Belgian Strong Dark Ale um aroma adocicado e sabor complexo com notas de frutas passas e chocolate. Combina muito bem com o inverno.

Mas se você quer impressionar logo de cara, a Gouden Carolus Classic é perfeita. Ela é mais uma joia da cervejaria e destilaria Het Anker. De coloração marrom clara, levemente turva e de bela formação de espuma. Apresenta aromas de nozes, cravo, chocolate e baunilha. O sabor acompanha o aroma, apresentando complexidade e um álcool presente, mas equilibrado. Apresentada em uma garrafa rolhada é a pedida perfeita para a comemoração.

Agora, se ambos preferem uma cerveja mais leve, mas que tenha também todo esse glamour, a La Trappe Witbier, versão em garrafa rolhada, é excelente. Sua fermentação é contínua dentro da garrafa e apesar de ser uma cerveja que combina com o verão, não deixa de ser uma boa companhia em qualquer época do ano. Ela é feita com o lúpulo Saphir, que proporciona ao aroma e paladar notas de especiarias. Turva e não filtrada, esta cerveja é bastante frutada e aromática.Dia dos Namorados cervejeiroJá se a preferência são as mais amargas, nossa dica é a linha Bodebrown Brut IPA. São quatro opções que variam de acordo com os lúpulos utilizados em cada receita: Sorachi Ace, Mosaic, El Dorado, e Galaxy. A linha Brut IPA é também chamada pelo cervejeiro Samuel Cavalcanti de “Sparkling Hop – espumante de lúpulo, pois apresenta efervescência marcante sem deixar de lado as características de uma IPA. As características de aroma e sabor ficam por conta dos lúpulos de cada uma delas.Dia dos Namorados cervejeiro

Gostou das dicas? Agora é com você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O seu Blog da Cerveja Artesanal

O blog cervejeiro Cerveja de Todos os Jeitos foi criado por nós aqui do Clube do Malte com o objetivo de afunilar nosso vínculo com nossos leitores e trazer o melhor conteúdo sobre cervejas artesanais, estilos de cerveja, curiosidades, diferenças com a cerveja comum e notícias do mundo cervejeiro. Nosso objetivo é construir a maior e mais engajada comunidade de apaixonados por cerveja do Brasil, e acreditamos que o conhecimento é o primeiro passo para isso acontecer. Aqui é um espaço dedicado para falarmos sobre esta bebida milenar e nos aprofundarmos neste universo tão complexo, porém maravilhoso, que é o das cervejas especiais.
Com um leque tão grande de possibilidades entre os diferentes tipos de cerveja. Contudo, neste blog de cerveja você encontrará os mais variados assuntos e temas relacionados ao cenário cervejeiro do Brasil e do mundo. Aqui você encontrará conteúdos sobre harmonização com cerveja, roteiros cervejeiros, tudo sobre as mais famosas marcas de cerveja, entrevistas com cervejeiros e especialistas, homebrewing com dicas para cervejeiros caseiros, processo de produção de cerveja, entre vários outros no qual trabalhamos com toda dedicação e carinho para te deixar sempre bem informado e antenado. E tem mais, o que acha de ser nosso repórter cervejeiro e aparecer em nossa revista e aqui no Blog?
É simples, envie um e-mail para revista@clubedomalte.com.br com suas dúvidas sobre cervejas, ou dicas de conteúdos que gostaria de ver na revista e no blog. Ou ainda faça indicações de destinos cervejeiros que gostaria de compartilhar com os demais leitores, basta fazer um post em seu Facebook ou Instagram com a #meudestinocervejeiro contando sobre o seu destino preferido, ou se preferir, envie um e-mail para nós, que você poderá ser o repórter cervejeiro do mês. Cheers!