Entrevista com Raphael Rodrigues – um dos um dos primeiros a informar sobre cervejas especiais no país

09/08/2019 - Notícias

167 visualizações

Entrevista com Raphael Rodrigues – um dos um dos primeiros a informar sobre cervejas especiais no país

Ana Paula Komar
Jornalista, apaixonada por história, curiosa por culturas e apreciadora de boas cervejas!

Nós conversamos o jornalista Raphael Rodrigues, criador do blog Allbeers, um dos primeiros blogs a tratar sobre cerveja no país. Eleito pela quinto ano consecutivo como o melhor blog de cerveja do Brasil na Enquete organizada anualmente pelo jornalista Roberto Fonseca, o Allbeers surgiu da paixão de Raphael pela cerveja e pelo um universo que a cerca. Hoje totalmente dedicado ao trabalho com o blog e no mercado cervejeiro, com um conhecimento pioneiro, Raphael nos conta como foi sua trajetória e principalmente sobre sua visão do atual mercado de cervejas artesanais no Brasil.

Cerveja de todos os Jeitos: Raphael, primeiramente obrigado por estar conosco. A primeira pergunta é: como você entrou para o meio cervejeiro? Quando o hobby passou também a ser trabalho?

Raphael Rodrigues: Eu que agradeço o convite! Eu tinha uns 15 anos quando comecei uma coleção de latinhas de cerveja e naquela época já era possível encontrar algumas importadas por aqui. A coleção acabou por falta de espaço, mas tenho umas 20 guardadas aqui comigo para lembrar como tudo começou (risos). Continuei experimentando rótulos diferentes durante um bom tempo. No final de 2008 e início de 2009, encontrei algumas cervejas artesanais em um empório em São Paulo e percebi que algo estava acontecendo com a cerveja no Brasil, e para melhor! Foi então que comprei um livro sobre cervejas e comecei a estudar os estilos, copos, escolas cervejeiras…. Logo depois fiz minha matrícula na primeira turma de sommeliers de cerveja do Brasil e consegui um emprego em uma importadora (Tarantino). Desde então fui construindo meu caminho para não sair mais da cerveja!

>>> Entrevista com Juliano Mendes – Um dos fundadores da marca Eisenbahn <<<

Cerveja de todos os Jeitos: Como e por que surgiu o Blog All Beers?

Raphael Rodrigues: Nasceu em fevereiro de 2009, estava muito empolgado com a cultura cervejeira no exterior e encontrava poucas informações no Brasil, por isso criei o All Beers, para produzir diariamente conteúdo informativo nacional e internacional.

Cerveja de todos os Jeitos: O Blog está no ar desde 2009, período em que as cervejas especiais e artesanais eram pouco conhecidas e apreciadas no Brasil. Como foi ser um dos pioneiros no país em produção de conteúdo cervejeiro?

Raphael Rodrigues: Certamente era um cenário muito diferente do que temos hoje em dia! Eu recebia um ou dois releases com novidades por mês, era muito mais complicado! Quando lembro daquela época, fico muito satisfeito de ter passado por tudo isso e continuar até os dias de hoje, gerando conteúdo sobre o tema.

Cerveja de todos os Jeitos: Quais as principais dificuldades que enfrentou no início?

Raphael Rodrigues: No começo eu não tinha os contatos que tenho hoje, ou seja, para conseguir algo eu tinha que garimpar, entrar em contato por e-mail com as cervejarias e nem sempre o retorno era rápido e muitas vezes nem acontecia. Eu continuo fazendo esse trabalho pois sou jornalista e está no sangue essa curiosidade toda, mas hoje é muito mais fácil. Quando comecei o All Beers, eu tinha outros trabalhos e nem sempre conseguia postar com frequência, mas mesmo assim fazia o possível para postar diariamente. Hoje temos diversos eventos e degustações, mas nem sempre foi assim! No começo, às vezes, eu escrevia sobre uma novidade que era lançada por exemplo em Curitiba, mas só ia realmente provar o rótulo no ano seguinte, por falta de distribuição.

Cerveja de todos os Jeitos: O Blog All Beers foi eleito pela 5° vez consecutiva como o melhor blog de cerveja do Brasil na Enquete Cervejeira organizada anualmente pelo jornalista Roberto Fonseca. Qual a importância dessa conquista para o All Beers e para a sua carreira como comandante do blog?

Raphael Rodrigues: Todo ano é um novo desafio, pois o Roberto Fonseca (Bob) altera o formato de votação, ou seja, continua sendo uma grande surpresa quando recebo o resultado final. É muito importante receber um feedback desses e perceber que o trabalho continua agradando o mercado nacional e, claro, é muito gratificante!

Cerveja de todos os Jeitos: O que acha da enquete? Qual a importância dela para o mercado cervejeiro?

Raphael Rodrigues: Acho muito importante pelo fato de ser organizada por um ótimo jornalista do meio cervejeiro. Se trata de uma enquete muito respeitada por todos do meio e aguardada todo ano. Serve como um termômetro para ver quem foi destaque durante o ano.
Cerveja de todos os Jeitos: Atuando nesse meio por quase 10 anos, qual a visão que tem sobre o mercado cervejeiro de hoje no Brasil?Raphael Rodrigues: Fico feliz de ver o crescimento da cerveja artesanal no país! Temos diversos festivais acontecendo em diferentes estados, muitas cervejarias nascendo todo ano, uma variedade incrível de estilos disponíveis e até um estilo no guia da BA – Catharina Sour.
Hoje podemos dizer que estamos no mesmo nível de qualidade que as cervejarias internacionais. Tudo isso acontece depois de um certo amadurecimento e sim, estamos no caminho certo!

Cerveja de todos os Jeitos: Como você vê o movimento das cervejas artesanais?

Raphael Rodrigues: Fortalecido de maneira global! Em alguns países mais desenvolvido que outros, mas definitivamente deixou de ser algo desconhecido. As dificuldades sempre vão existir, mas acredito na paixão dos cervejeiros e também em quem apoia sua cena local. Gosto de imaginar o mercado como um todo, cervejarias, importadoras, distribuidoras, lojas, festivais, brewpubs, mídias cervejeiras, loja de insumos, tudo junto trabalhando por algo maior, assim que as coisas devem funcionar, e não um tentando passar a perna no outro para se dar bem.

Cerveja de todos os Jeitos: O que considera importante na hora de avaliar uma cervejaria como de qualidade?

Raphael Rodrigues: Acredito que o conjunto da obra. Não adianta fazer um rótulo bom e os outros ficarem de lado. Acredito que uma boa cervejaria pensa em todos os detalhes, e não estou falando apenas da produção da cerveja e sim ter a mesma atenção no “after”, quando a cerveja já está nos pdvs. Comunicação e preocupação com o seu produto é fundamental!

Cerveja de todos os Jeitos: Qual a sua cervejaria brasileira favorita?

Raphael Rodrigues: Impossível responder! São muitas! Gosto de cerveja e acho que várias cervejarias estão fazendo trabalhos incríveis! Não seria justo citar uma e esquecer de outra.

Cerveja de todos os Jeitos: E qual cerveja você mais aprecia?

Raphael Rodrigues: Tenho uma certa tendência em escolher cervejas com malte torrado. Adoro cervejas envelhecidas e com alta graduação alcoólica. Ao mesmo tempo, acho incríveis as cervejas com baixo abv, para tomar durante horas conversando com os amigos. Para citar alguns estilos que gosto muito: Imperial Stout, RIS, Porter, Bock, Barley Wine, IPA, NE IPA, Berliner Weisse, Scotch Ale, Gose, Bitter, Saison, Lambic… uma lista sem fim! Que ótimo (risos).

Cerveja de todos os Jeitos: O que enxerga para os próximos anos?

Raphael Rodrigues: Acredito que no Brasil o crescimento será contínuo e cada vez mais encontramos boas cervejas em bares, restaurantes, supermercados e eventos culturais. O acesso ao produto de qualidade está mais fácil e todos gostam de provar uma boa cerveja.
Realmente não consigo imaginar no futuro as pessoas parando de consumir e muito menos os cervejeiros parando de inovar. A cerveja artesanal vai só crescer!

Cerveja de todos os Jeitos: Além do Blog, há algum outro projeto que está atuando? Têm alguma novidade que possa nos contar?

Raphael Rodrigues: O All Beers Sessions, a festa do All Beers que acontece no início de todo ano. Teremos a quarta edição em 2019. É uma festa com ingressos limitados, que marca o início do ano cervejeiro. Um dia inteiro com boas cervejas, música, amigos e comida! Recentemente lancei uma linha de camisetas cervejeiras com a Siamese T-shirts (www.siamese.com.br/allbeers). O resultado ficou bem legal e sempre foi algo que tive vontade de fazer.
Na verdade sempre estou pensando em coisas novas! Quando fazemos algo por paixão, tudo acontece naturalmente e na hora certa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O seu Blog da Cerveja Artesanal

O blog cervejeiro Cerveja de Todos os Jeitos foi criado por nós aqui do Clube do Malte com o objetivo de afunilar nosso vínculo com nossos leitores e trazer o melhor conteúdo sobre cervejas artesanais, estilos de cerveja, curiosidades, diferenças com a cerveja comum e notícias do mundo cervejeiro. Nosso objetivo é construir a maior e mais engajada comunidade de apaixonados por cerveja do Brasil, e acreditamos que o conhecimento é o primeiro passo para isso acontecer. Aqui é um espaço dedicado para falarmos sobre esta bebida milenar e nos aprofundarmos neste universo tão complexo, porém maravilhoso, que é o das cervejas especiais.
Com um leque tão grande de possibilidades entre os diferentes tipos de cerveja. Contudo, neste blog de cerveja você encontrará os mais variados assuntos e temas relacionados ao cenário cervejeiro do Brasil e do mundo. Aqui você encontrará conteúdos sobre harmonização com cerveja, roteiros cervejeiros, tudo sobre as mais famosas marcas de cerveja, entrevistas com cervejeiros e especialistas, homebrewing com dicas para cervejeiros caseiros, processo de produção de cerveja, entre vários outros no qual trabalhamos com toda dedicação e carinho para te deixar sempre bem informado e antenado. E tem mais, o que acha de ser nosso repórter cervejeiro e aparecer em nossa revista e aqui no Blog?
É simples, envie um e-mail para revista@clubedomalte.com.br com suas dúvidas sobre cervejas, ou dicas de conteúdos que gostaria de ver na revista e no blog. Ou ainda faça indicações de destinos cervejeiros que gostaria de compartilhar com os demais leitores, basta fazer um post em seu Facebook ou Instagram com a #meudestinocervejeiro contando sobre o seu destino preferido, ou se preferir, envie um e-mail para nós, que você poderá ser o repórter cervejeiro do mês. Cheers!