Estudo aponta que cerveja faz bem para o intestino

17/01/2020 - Notícias

312 visualizações

Estudo aponta que cerveja faz bem para o intestino

Ana Paula Komar
Jornalista, apaixonada por história, curiosa por culturas e apreciadora de boas cervejas!

Cerveja faz bem para o intestino? Se bebida com moderação a cerveja de qualidade pode trazer vario benefícios que podem ajudar as pessoas, quando o assunto é saúde. Mas, segundo estudos, para aproveitar esses benefícios, deve-se levar em conta o consumo de até 360 ml ao dia para mulheres e 700 ml para homens.

Um desses benefícios foi descoberto recentemente pelo professor da Universidade de Amsterdã, Eric Claassen. Ele afirma que alguns tipos de cervejas mais “fortes”, como as produzidas na Bélgica (Hoegaarden, Westmalle Tripel e Echt Kriekenbier), são ricas em microrganismos benéficos, conhecidos como probióticos, que auxiliam na manutenção e equilíbrio da flora intestinal.

Isso se dá devido a dupla fermentação pela qual essas cervejas passam, processo que usa uma maior variedade de leveduras (fungos responsáveis por fermentar a bebida) probióticas que, por sua vez, são capazes de produzir ácidos que matam bactérias causadoras de doenças intestinais. Desse modo, cada vez que uma pessoa consome uma cerveja desse tipo, ela está dando reforço aos micróbios que protegem o trato intestinal contra agentes nocivos à saúde.

Mas, o pesquisador alerta para o consumo moderado. Ele explica que esse não é um motivo para as pessoas tomarem maiores quantidades de cerveja. “Não queremos dar às pessoas uma licença para elas beberem mais cerveja. Nós que advogamos por uma boa saúde sabemos que é muito difícil parar após o primeiro copo”, diz Claassen ao site The Independent. Ele lembra que a alta concentração de álcool pode ser prejudicial ao intestino e aponta que o consumo de uma dessas cervejas por dia, pode ser um hábito saudável.

Além das cervejas belgas há outros alimentos que também desempenham esse papel e ajudam no bom funcionamento do intestino, como cereais, verduras escuras, frutas, iogurte natural e kombucha (é uma bebida probiótica feita a partir do chá preto).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O seu Blog da Cerveja Artesanal

O blog cervejeiro Cerveja de Todos os Jeitos foi criado por nós aqui do Clube do Malte com o objetivo de afunilar nosso vínculo com nossos leitores e trazer o melhor conteúdo sobre cervejas artesanais, estilos de cerveja, curiosidades, diferenças com a cerveja comum e notícias do mundo cervejeiro. Nosso objetivo é construir a maior e mais engajada comunidade de apaixonados por cerveja do Brasil, e acreditamos que o conhecimento é o primeiro passo para isso acontecer. Aqui é um espaço dedicado para falarmos sobre esta bebida milenar e nos aprofundarmos neste universo tão complexo, porém maravilhoso, que é o das cervejas especiais.
Com um leque tão grande de possibilidades entre os diferentes tipos de cerveja. Contudo, neste blog de cerveja você encontrará os mais variados assuntos e temas relacionados ao cenário cervejeiro do Brasil e do mundo. Aqui você encontrará conteúdos sobre harmonização com cerveja, roteiros cervejeiros, tudo sobre as mais famosas marcas de cerveja, entrevistas com cervejeiros e especialistas, homebrewing com dicas para cervejeiros caseiros, processo de produção de cerveja, entre vários outros no qual trabalhamos com toda dedicação e carinho para te deixar sempre bem informado e antenado. E tem mais, o que acha de ser nosso repórter cervejeiro e aparecer em nossa revista e aqui no Blog?
É simples, envie um e-mail para revista@clubedomalte.com.br com suas dúvidas sobre cervejas, ou dicas de conteúdos que gostaria de ver na revista e no blog. Ou ainda faça indicações de destinos cervejeiros que gostaria de compartilhar com os demais leitores, basta fazer um post em seu Facebook ou Instagram com a #meudestinocervejeiro contando sobre o seu destino preferido, ou se preferir, envie um e-mail para nós, que você poderá ser o repórter cervejeiro do mês. Cheers!