Jerusalém: mais de 5 mil anos de relação com a cerveja

05/11/2019 - Notícias

140 visualizações

Jerusalém: mais de 5 mil anos de relação com a cerveja

Ana Paula Komar
Jornalista, apaixonada por história, curiosa por culturas e apreciadora de boas cervejas!

Jerusalém está localizada entre o Mediterrâneo e o mar Morto e é uma das cidades mais antigas do mundo. Cheia de muitas histórias e tradições a cerveja também é uma delas.

Há registros históricos que trazem dados de que os primeiros litros de cerveja foram feitos na região da mesopotâmia, onde hoje está o Iraque, há mais de 5 mil anos atrás, quando agricultores armazenaram uma porção de cevada em um vaso para uso posterior. Nesse período provavelmente choveu e água fez com que a cevada produzisse açúcar, CO2 e o álcool.

Não muito longe dali, em Jerusalém, registros arqueológicos apontam que a cidade também iniciou sua produção de cerveja há cerca de 5 mil anos atrás. Neste ano, pesquisadores da Universidade Hebraica de Jerusalém conseguiram extrair leveduras de jarros antigos para replicar uma cerveja bebida pelos faraós, há mais de 3.000 anos. A cerveja, ainda sem nome oficial, apresenta 6% de teor alcoólico e sabor que lembra trigo.

>>> Quem é o Santo da Cerveja? <<<

Além dessa levedura, de aproximadamente 3.000 anos atrás, que foi utilizada nesta cerveja, os pesquisadores encontraram também outras que datam cerca de 5.000 anos atrás. Ao todo, seis tipos de leveduras foram extraídos de pedaços de jarros encontrados em sítios arqueológicos da região.

Talvez o que você não saiba é que para celebrar toda essa rica história de relação com a cidade promove todos os anos o Jerusalém Beer Festival. Esse é um dos principais eventos da indústria cervejeira de Israel. O evento oferece noites inesquecíveis dedicadas a celebrar 120 tipos e estilos de cerveja, locais e internacionais, com dezenas de milhares de visitantes de todas as partes de Israel, música ao vivo e ambiente único.

O Jerusalém Beer Festival é realizado por 15 anos consecutivos, no Parque da Independência, bem no coração de Jerusalém. A festa que aconteceu em agosto, reuniu neste ano aproximadamente 20 mil visitantes, que chegam em busca de conhecer e provar muitas cervejas que nem sabia que existiam, além de vivenciar a cultura enriquecedora da cidade.

 

 

 

 

Kit de Cerveja Faxe Royal Lata 500 ml

Compre 4 e Ganhe Balde de Gelo

de R$ 107,60
por R$

64,90

Comprar

* Ao clicar em comprar você será redirecionado para a página do produto em nossa loja.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O seu Blog da Cerveja Artesanal

O blog cervejeiro Cerveja de Todos os Jeitos foi criado por nós aqui do Clube do Malte com o objetivo de afunilar nosso vínculo com nossos leitores e trazer o melhor conteúdo sobre cervejas artesanais, estilos de cerveja, curiosidades, diferenças com a cerveja comum e notícias do mundo cervejeiro. Nosso objetivo é construir a maior e mais engajada comunidade de apaixonados por cerveja do Brasil, e acreditamos que o conhecimento é o primeiro passo para isso acontecer. Aqui é um espaço dedicado para falarmos sobre esta bebida milenar e nos aprofundarmos neste universo tão complexo, porém maravilhoso, que é o das cervejas especiais.
Com um leque tão grande de possibilidades entre os diferentes tipos de cerveja. Contudo, neste blog de cerveja você encontrará os mais variados assuntos e temas relacionados ao cenário cervejeiro do Brasil e do mundo. Aqui você encontrará conteúdos sobre harmonização com cerveja, roteiros cervejeiros, tudo sobre as mais famosas marcas de cerveja, entrevistas com cervejeiros e especialistas, homebrewing com dicas para cervejeiros caseiros, processo de produção de cerveja, entre vários outros no qual trabalhamos com toda dedicação e carinho para te deixar sempre bem informado e antenado. E tem mais, o que acha de ser nosso repórter cervejeiro e aparecer em nossa revista e aqui no Blog?
É simples, envie um e-mail para revista@clubedomalte.com.br com suas dúvidas sobre cervejas, ou dicas de conteúdos que gostaria de ver na revista e no blog. Ou ainda faça indicações de destinos cervejeiros que gostaria de compartilhar com os demais leitores, basta fazer um post em seu Facebook ou Instagram com a #meudestinocervejeiro contando sobre o seu destino preferido, ou se preferir, envie um e-mail para nós, que você poderá ser o repórter cervejeiro do mês. Cheers!