Lager e Ale – Afinal qual a diferença entre elas?

11/09/2019 - Curiosidades, Estilos de Cerveja, Notícias

861 visualizações

Lager e Ale – Afinal qual a diferença entre elas?

Fernanda Barzenski

Você já se perguntou se queria uma cerveja Lager ou uma Pilsen? E quando descobriu as cervejas Ale, ficou pensando em o que há de tão diferente de uma lager? Essas são dúvidas que, pra não dizer todo mundo, a grande maioria das pessoas que já se interessaram por cerveja, tiveram. Afinal qual a diferença entre as cervejas Lager e Ale.

Caso essa questão esteja martelando na sua cabeça, eu vou te contar tudo sobre essas duas famílias gigantescas de cerveja, as Lager e as Ale! Pra gente não fugir muito do assunto, só vou deixar aqui a informação de que temos uma terceira família, que é a Sour, mas isso fica pra um próximo texto!

A primeira coisa que você deve saber é que essa divisão de famílias é baseada na FERMENTAÇÃO das cervejas. E agora vem o grande xis da questão:

Lager: também conhecidas como cervejas de baixa fermentação, são as cervejas que são fermentadas em baixas temperaturas, pra ser mais específica, entre 7 a 15ºC. E como estamos falando de coisas baixas, grande parte do período de fermentação ocorre no fundo do tanque. Pronto, agora você já sabe o que uma cerveja precisa para ser considerada uma Lager!

Dito isso, podemos entender que a cerveja Ale é conhecida como cerveja de alta fermentação, onde as temperaturas durante a fermentação são maiores. Mistério desvendado!

E onde entra a Pilsen nessa história? Oras, a Pilsen é um estilo DENTRO da família Lager. Então, toda Pilsen é uma Lager mas nem toda Lager é uma Pilsen!

Pra te dar mais uma forcinha, vou falar alguns dos estilos mais conhecidos de cada família, ok? Na Lager nós encontramos as Pilsen (já entendi, Fernanda), as Helles, Vienna Lager, entre outras. Nas Ales temos a menina dos olhos IPA, além da APA, Weiss, Bock e nas Sour encontramos as Lambic, Gueuze, entre outros estilos e sub-estilos que crescem cada dia mais, pra nossa sorte!

Mas não se confunda, nem toda Lager é clarinha, a cor é fortemente influenciada pelo malte utilizado, assim como nem toda Ale vai ser escura! E também nem toda Lager vai ser leve ou muito menos sem personalidade, e nem toda Ale será forte ou muito alcoólica.

Espero que tenha acabado com a sua dúvida, mas se ainda tiver alguma, manda aqui nos comentários.

Cheers!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O seu Blog da Cerveja Artesanal

O blog cervejeiro Cerveja de Todos os Jeitos foi criado por nós aqui do Clube do Malte com o objetivo de afunilar nosso vínculo com nossos leitores e trazer o melhor conteúdo sobre cervejas artesanais, estilos de cerveja, curiosidades, diferenças com a cerveja comum e notícias do mundo cervejeiro. Nosso objetivo é construir a maior e mais engajada comunidade de apaixonados por cerveja do Brasil, e acreditamos que o conhecimento é o primeiro passo para isso acontecer. Aqui é um espaço dedicado para falarmos sobre esta bebida milenar e nos aprofundarmos neste universo tão complexo, porém maravilhoso, que é o das cervejas especiais.
Com um leque tão grande de possibilidades entre os diferentes tipos de cerveja. Contudo, neste blog de cerveja você encontrará os mais variados assuntos e temas relacionados ao cenário cervejeiro do Brasil e do mundo. Aqui você encontrará conteúdos sobre harmonização com cerveja, roteiros cervejeiros, tudo sobre as mais famosas marcas de cerveja, entrevistas com cervejeiros e especialistas, homebrewing com dicas para cervejeiros caseiros, processo de produção de cerveja, entre vários outros no qual trabalhamos com toda dedicação e carinho para te deixar sempre bem informado e antenado. E tem mais, o que acha de ser nosso repórter cervejeiro e aparecer em nossa revista e aqui no Blog?
É simples, envie um e-mail para revista@clubedomalte.com.br com suas dúvidas sobre cervejas, ou dicas de conteúdos que gostaria de ver na revista e no blog. Ou ainda faça indicações de destinos cervejeiros que gostaria de compartilhar com os demais leitores, basta fazer um post em seu Facebook ou Instagram com a #meudestinocervejeiro contando sobre o seu destino preferido, ou se preferir, envie um e-mail para nós, que você poderá ser o repórter cervejeiro do mês. Cheers!