Muito além da cerveja – uma tradição filantrópica

24/10/2016 - Cervejarias, Curiosidades, Notícias

1.092 visualizações

Muito além da cerveja – uma tradição filantrópica

Avelar Júnior
Sommelier de cervejas direto da terra do Tio Sam

A tradição filantrópica nos Estados Unidos remota desde a época da independência. O cientista político francês Alexis de Tocqueville chamou a atenção para a grande disposição da população em formar, o que ele denominou de, associações voluntárias.

A desconfiança em relação ao governo é uma característica inata de uma boa parte dos americanos e muito do que é feito em prol da sociedade é conseguido através de associações de várias pessoas ou através de grandes contribuições individuais.

A lista de bilionários filantropos vai desde Rockefeller e Andrew Carnegie no século passado, até Warren Buffet e Bill Gates nos dias de hoje.

Você pode até estar em um dia de Diógenes de Sinope e dizer que isso é somente para aliviar o sentimento de culpa. Pode ser até verdade em relação a alguns, mas os bons resultados de muitas destas ações é inegável.

img_0478Algumas cervejarias como a Samuel Adams e a New Belgium têm grandes programas assistenciais, mas estas cervejarias são de grande porte. Será que esta também seria uma opção possível em cervejarias menores?

A Maine Beer Company prova que sim. Desde o início, os irmãos e fundadores, David e Daniel Kleban, destinam 1% do faturamento bruto para organizações ambientais. Os funcionários  têm um bom pacote de benefícios e a cervejaria tem um avançado programa de reciclagem. Recomendo uma visita ao site www.mainebeercompany.com  para maiores informações.

Mas, não tenham dúvida, de que todos esses programas seriam irrelevantes sem um excelente produto por trás. O que sustenta tudo isso é a cerveja. E não é à toa que o motto da empresa é: Do what’s right (faça o que é certo).

A cerveja que ilustra esse texto é a MO Pale Ale. Quem imagina grandes novidades neste estilo tão comum? Pois fizeram uma excelente cerveja, bem lupulada, com sabores tropicais acentuados, mas sem a aspereza (no bom sentido) de uma IPA. Nota 99/100 no ratebeer.com.

Você pode também escolher a Lunch IPA (nota 100/100) para ajudar nas pesquisas sobre baleias ou a King Titus Porter (nota 99/100) para ajudar na preservação dos gorilas de Ruanda. Altruísmo nunca foi tão saboroso.

Cheers 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O seu Blog da Cerveja Artesanal

O blog cervejeiro Cerveja de Todos os Jeitos foi criado por nós aqui do Clube do Malte com o objetivo de afunilar nosso vínculo com nossos leitores e trazer o melhor conteúdo sobre cervejas artesanais, estilos de cerveja, curiosidades, diferenças com a cerveja comum e notícias do mundo cervejeiro. Nosso objetivo é construir a maior e mais engajada comunidade de apaixonados por cerveja do Brasil, e acreditamos que o conhecimento é o primeiro passo para isso acontecer. Aqui é um espaço dedicado para falarmos sobre esta bebida milenar e nos aprofundarmos neste universo tão complexo, porém maravilhoso, que é o das cervejas especiais.
Com um leque tão grande de possibilidades entre os diferentes tipos de cerveja. Contudo, neste blog de cerveja você encontrará os mais variados assuntos e temas relacionados ao cenário cervejeiro do Brasil e do mundo. Aqui você encontrará conteúdos sobre harmonização com cerveja, roteiros cervejeiros, tudo sobre as mais famosas marcas de cerveja, entrevistas com cervejeiros e especialistas, homebrewing com dicas para cervejeiros caseiros, processo de produção de cerveja, entre vários outros no qual trabalhamos com toda dedicação e carinho para te deixar sempre bem informado e antenado. E tem mais, o que acha de ser nosso repórter cervejeiro e aparecer em nossa revista e aqui no Blog?
É simples, envie um e-mail para revista@clubedomalte.com.br com suas dúvidas sobre cervejas, ou dicas de conteúdos que gostaria de ver na revista e no blog. Ou ainda faça indicações de destinos cervejeiros que gostaria de compartilhar com os demais leitores, basta fazer um post em seu Facebook ou Instagram com a #meudestinocervejeiro contando sobre o seu destino preferido, ou se preferir, envie um e-mail para nós, que você poderá ser o repórter cervejeiro do mês. Cheers!