Estudo aponta que música interfere no sabor da cerveja

07/06/2016 - Notícias

1.150 visualizações

Estudo aponta que música interfere no sabor da cerveja

Ana Paula Komar
Jornalista, apaixonada por história, curiosa por culturas e apreciadora de boas cervejas!

Tomar sua cerveja favorita enquanto assiste uma partida de futebol ou em um churrasco é bom, mas quando está em boa companhia e com boa música o momento fica perfeito, é relaxante e prazeroso. Segundo um estudo realizado na Bélgica pelo pesquisador brasileiro, Felipe Reinoso Carvalho, a música interfere no sabor da cerveja.

Um dos teste foi realizado no Museu dos Instrumentos, em Bruxelas. O pesquisador pediu para que os voluntários classificassem três cervejas. A degustação foi embalada por estímulos sonoros diferentes: uma trilha de piano para acentuar sabores doces, uma mais complexa com instrumentos metálicos para destacar os azedos e outra canção com o baixo bem grave para valorizar as notas amargas.

As três cervejas que cada participante provou eram, na verdade, a mesma cerveja. Segundo o pesquisador, mesmo assim, eles transferiram a experiência de acordo com os tons das músicas para as percepções do paladar. Ele também explica que frequências mais baixas – os sons graves – acentuam os sabores amargos, e frequências altas – os agudo – realçam a doçura dos alimentos e bebidas.

Música e cerveja

No Beer Pack desse mês queremos proporcionar aos nossos assinantes uma nova experiência, unindo duas de nossas paixões: música e cerveja.
Com a ideia de unir os sabores da bebida com a música surgiu o projeto The Beers, uma parceria entre o Clube do Malte e a Cervejaria Curitiba.
Nesse pack são 2 rótulos do projeto The Beer, agora com novas receitas: Underground Rock Pale Ale, um dos melhores exemplos nacionais do estilo American Pale Ale e a Chicago Blues, uma Porter de primeira.
Para completar a seleção desse mês, trazemos duas belgas exclusivas: Blanche de Bruxelles Rosée, uma Witbier incrível de coloração rosa e a Manneken Pils, uma Pilsner deliciosamente perfeita. Ambas, da conhecida cervejaria Brasserie Lefèbvre. A harmonização, desta vez, não fica por conta de sólidos, mas sim de música!

Assine até 10/12 e garanta essa seleção!

beer-pack

Beer Pack 4 Cervejas e 1 Copo

Receba em casa, todos os meses, 4 cervejas e 1 copo.

de R$ 95,88
por R$

79,90

Comprar

* Ao clicar em comprar você será redirecionado para a página do produto em nossa loja.

O conteúdo sobre a pesquisa foi publicado na revista Superinteressante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O seu Blog da Cerveja Artesanal

O blog cervejeiro Cerveja de Todos os Jeitos foi criado por nós aqui do Clube do Malte com o objetivo de afunilar nosso vínculo com nossos leitores e trazer o melhor conteúdo sobre cervejas artesanais, estilos de cerveja, curiosidades, diferenças com a cerveja comum e notícias do mundo cervejeiro. Nosso objetivo é construir a maior e mais engajada comunidade de apaixonados por cerveja do Brasil, e acreditamos que o conhecimento é o primeiro passo para isso acontecer. Aqui é um espaço dedicado para falarmos sobre esta bebida milenar e nos aprofundarmos neste universo tão complexo, porém maravilhoso, que é o das cervejas especiais.
Com um leque tão grande de possibilidades entre os diferentes tipos de cerveja. Contudo, neste blog de cerveja você encontrará os mais variados assuntos e temas relacionados ao cenário cervejeiro do Brasil e do mundo. Aqui você encontrará conteúdos sobre harmonização com cerveja, roteiros cervejeiros, tudo sobre as mais famosas marcas de cerveja, entrevistas com cervejeiros e especialistas, homebrewing com dicas para cervejeiros caseiros, processo de produção de cerveja, entre vários outros no qual trabalhamos com toda dedicação e carinho para te deixar sempre bem informado e antenado. E tem mais, o que acha de ser nosso repórter cervejeiro e aparecer em nossa revista e aqui no Blog?
É simples, envie um e-mail para revista@clubedomalte.com.br com suas dúvidas sobre cervejas, ou dicas de conteúdos que gostaria de ver na revista e no blog. Ou ainda faça indicações de destinos cervejeiros que gostaria de compartilhar com os demais leitores, basta fazer um post em seu Facebook ou Instagram com a #meudestinocervejeiro contando sobre o seu destino preferido, ou se preferir, envie um e-mail para nós, que você poderá ser o repórter cervejeiro do mês. Cheers!