Picolé de cerveja? Isso já é realidade no Brasil!

07/01/2020 - Curiosidades, Notícias

661 visualizações

Picolé de cerveja? Isso já é realidade no Brasil!

Ana Paula Komar
Jornalista, apaixonada por história, curiosa por culturas e apreciadora de boas cervejas!

Se tem duas coisas que adoramos consumir para nos refrescar nesses dias de calor é um bom sorvete e, é claro, uma deliciosa cerveja gelada, não é mesmo? Mas você já pensou em juntar os dois em um único produto? Já imaginou fazer picolé de cerveja?

Muito provavelmente ninguém aqui gosta quando a cerveja congela, na verdade não é aconselhável a prática de colocar cerveja para gelar no congelador. O correto é usar apenas o refrigerador da geladeira. Pois no congelador ela acaba gelando de forma muito rápida e pode ainda causar o congelamento do liquido, que não é nada legal, já que mata características sensoriais importantes para a degustação da bebida, como aroma e sabor.

Não dessa maneira, mas de uma forma totalmente adequada, estudada e testada durante quatro meses, duas empresas pernambucanas apostaram na criação de um único produto gastronômico juntando essas duas maravilhas: o picolé de cerveja.

A proposta do produto foi desenvolvida pela cervejaria Ekäut, junto com a fabricante de sorvete Frisabor. A receita mescla a textura do picolé com o aroma e o sabor da cerveja artesanal. Depois de alguns testes e análise de especialistas em cerveja e sorvete, a versão escolhida para o lançamento foi a feita com uma cerveja American IPA – uma cerveja de corpo alto, sabor e aroma frutado e amargor elevado.

“Durante os testes, fizemos experiências com várias cervejas de vários tipos até chegarmos no rótulo atual. Colocamos uma base neutra pra deixar o sabor da cerveja mais forte. Chegamos ao resultado de cerveja no palito”, disse o gerente industrial da Frisabor, Ricardo Bicalho ao G1.

Para não sobrepor o sabor da cerveja, o picolé é feito sem leite ou qualquer outro produto de origem animal, o que o torna também um produto vegano. Ele possui 3,25% de teor alcoólico, sendo a venda e consumo permitido somente para maiores de 18 anos. O alvo do produto é o público cervejeiro.

Com foco no lançamento para o verão e pré-carnaval, os criadores afirmam que no Nordeste, local que faz calor o ano inteiro, provavelmente o picolé de cerveja continue a ser produzido.

A expectativa é que o consumidor possa encontrar o produto em sorveterias e na cervejaria a partir do dia 9 de janeiro, pelo preço de R$ 7.

Nós, que estamos no Sul, vamos ficar na torcida para esse picolé desembarcar por aqui também. Estou super curiosa para prová-lo e vocês?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O seu Blog da Cerveja Artesanal

O blog cervejeiro Cerveja de Todos os Jeitos foi criado por nós aqui do Clube do Malte com o objetivo de afunilar nosso vínculo com nossos leitores e trazer o melhor conteúdo sobre cervejas artesanais, estilos de cerveja, curiosidades, diferenças com a cerveja comum e notícias do mundo cervejeiro. Nosso objetivo é construir a maior e mais engajada comunidade de apaixonados por cerveja do Brasil, e acreditamos que o conhecimento é o primeiro passo para isso acontecer. Aqui é um espaço dedicado para falarmos sobre esta bebida milenar e nos aprofundarmos neste universo tão complexo, porém maravilhoso, que é o das cervejas especiais.
Com um leque tão grande de possibilidades entre os diferentes tipos de cerveja. Contudo, neste blog de cerveja você encontrará os mais variados assuntos e temas relacionados ao cenário cervejeiro do Brasil e do mundo. Aqui você encontrará conteúdos sobre harmonização com cerveja, roteiros cervejeiros, tudo sobre as mais famosas marcas de cerveja, entrevistas com cervejeiros e especialistas, homebrewing com dicas para cervejeiros caseiros, processo de produção de cerveja, entre vários outros no qual trabalhamos com toda dedicação e carinho para te deixar sempre bem informado e antenado. E tem mais, o que acha de ser nosso repórter cervejeiro e aparecer em nossa revista e aqui no Blog?
É simples, envie um e-mail para revista@clubedomalte.com.br com suas dúvidas sobre cervejas, ou dicas de conteúdos que gostaria de ver na revista e no blog. Ou ainda faça indicações de destinos cervejeiros que gostaria de compartilhar com os demais leitores, basta fazer um post em seu Facebook ou Instagram com a #meudestinocervejeiro contando sobre o seu destino preferido, ou se preferir, envie um e-mail para nós, que você poderá ser o repórter cervejeiro do mês. Cheers!