Você conhece o estilo Oatmeal Stout?

16/06/2017 - Notícias

4.843 visualizações

Você conhece o estilo Oatmeal Stout?

Ana Paula Komar
Jornalista, apaixonada por história, curiosa por culturas e apreciadora de boas cervejas!

Um dos mais interessante e lendário estilo de cerveja, a Stout é uma cerveja com grande bagagem histórica e curiosidades e que atraem milhares de fãs mundo a fora. Filha da cerveja Porter, que era consumida pelos trabalhadores portuários ingleses e irlandeses no século passado, a cerveja Stout surgiu como uma versão mais forte e mais escura da Porter.

Com o passar do tempo o estilo ganhou força e suas próprias derivações, cada uma com características distintas e limites de amargor, álcool, densidade e coloração. Fazem parte desse grupo as Dry Stout, Sweet Stout, American Stout, Russian Imperial Stout e Oatmeal Stout, e é justamente sobre essa última que iremos falar mais.

Mas você conhece o estilo Oatmeal Stout? Essa cerveja é, nada mais nada menos, que uma Stout com adição de aveia. Mas não é tão simples assim. Existe uma história interessante por trás da criação desse estilo. Antigamente, na Inglaterra, haviam duas  versões das Stouts: as Dry Stouts, mais torradas, secas e amargas e as Milk Stouts, hoje conhecidas como Sweet Stouts, que, devido a adição de lactose não fermentável, eram cervejas mais doces. Porem lidar com essa lactose não era uma tarefa tão simples, o que fez surgir tentativas de chegar a esse mesmo sabor com a adição de outros insumos, como a aveia. A aveia conseguiu elevar o corpo da cerveja, mas não apresentou tanto dulçor quanto a lactose, ficando no caso entre os estilos Dry Stout e a Sweet Stout, o que fez nascer a Oatmeal Stout.

De cor escura, bastante encorpada, a Oatmeal Stout apresenta aromas de malte, cereais tostados e leve aroma de aveia. No paladar pode aparecer um sabor semelhante a nozes, proveniente da aveia. É uma cerveja com maior dulçor do malte e amargor médio do lúpulo que se equilibram, porém pendem ao malte.

Se você ainda não conhece esse estilo, temos duas boas indicações que estão em nosso Clube de Assinaturas Beer Pack. Uma é a Oh FUC Coffee Oatmeal Stout, uma receita de produção caseira, que chega em primeira mão para os assinantes do Beer Pack. E a outra é a Stern Line Stout, produzida pela cervejaria americana 3 Daughters, que desembarca pela primeira vez no Brasil direto para o copo dos assinantes Beer Pack.

Quer garantir as suas cervejas do estilo Oatmeal Stout em primeira mão? Então aproveite a oferta abaixo.

Clube de Cervejas Beer Pack

4 Cervejas e 1 Copo (Assinatura)

de R$ 95,88
por R$

84,90

Comprar

* Ao clicar em comprar você será redirecionado para a página do produto em nossa loja.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O seu Blog da Cerveja Artesanal

O blog cervejeiro Cerveja de Todos os Jeitos foi criado por nós aqui do Clube do Malte com o objetivo de afunilar nosso vínculo com nossos leitores e trazer o melhor conteúdo sobre cervejas artesanais, estilos de cerveja, curiosidades, diferenças com a cerveja comum e notícias do mundo cervejeiro. Nosso objetivo é construir a maior e mais engajada comunidade de apaixonados por cerveja do Brasil, e acreditamos que o conhecimento é o primeiro passo para isso acontecer. Aqui é um espaço dedicado para falarmos sobre esta bebida milenar e nos aprofundarmos neste universo tão complexo, porém maravilhoso, que é o das cervejas especiais.
Com um leque tão grande de possibilidades entre os diferentes tipos de cerveja. Contudo, neste blog de cerveja você encontrará os mais variados assuntos e temas relacionados ao cenário cervejeiro do Brasil e do mundo. Aqui você encontrará conteúdos sobre harmonização com cerveja, roteiros cervejeiros, tudo sobre as mais famosas marcas de cerveja, entrevistas com cervejeiros e especialistas, homebrewing com dicas para cervejeiros caseiros, processo de produção de cerveja, entre vários outros no qual trabalhamos com toda dedicação e carinho para te deixar sempre bem informado e antenado. E tem mais, o que acha de ser nosso repórter cervejeiro e aparecer em nossa revista e aqui no Blog?
É simples, envie um e-mail para revista@clubedomalte.com.br com suas dúvidas sobre cervejas, ou dicas de conteúdos que gostaria de ver na revista e no blog. Ou ainda faça indicações de destinos cervejeiros que gostaria de compartilhar com os demais leitores, basta fazer um post em seu Facebook ou Instagram com a #meudestinocervejeiro contando sobre o seu destino preferido, ou se preferir, envie um e-mail para nós, que você poderá ser o repórter cervejeiro do mês. Cheers!