A função social da cerveja

25/06/2018 - Prazeres Correlatos

1.262 visualizações

A função social da cerveja

Fábio Luporini
Jornalista, professor de filosofia e sociologia e responsável pelo Portal Duo.

A cerveja é mais que uma bebida apreciada por jovens e adultos. Vai além do fato de ter sido e ainda ser encarada como um alimento, em determinadas culturas, seja no Brasil ou no mundo. A cerveja, hoje em dia, está relacionada a um importante papel social, ou melhor, a vários e diversos papéis sociais. Entre eles, estão o passaporte para a vida adulta, a diversão, o prazer e as relações interpessoais. Hoje preparei um artigo para falar da função social da cerveja.

“Eu aproveitei mais o álcool do que ele se aproveitou de mim.”

Winston Churchill, estadista britânico, ex-primeiro ministro do Reino Unido

Na Idade Média, a cerveja era realmente muito popular, principalmente nos mosteiros, onde era produzida e comercializada. Isso porque esses locais religiosos serviam como ponto de parada de peregrinos, que pousavam e se alimentavam, muitos deles com cerveja. Afinal, a bebida fermentada era muitas vezes mais limpa que a água, dadas as condições de higiene da época. Algumas das cervejas mais famosas e de melhor qualidade no mundo ainda são produzidas em mosteiros.

A função da cerveja nos tempos modernos já é outra. Em primeiro lugar, é um importante elemento de socialização. É com uma latinha, garrafinha ou copo de cerveja que muitas amizades nascem. Ou que muitos segredos são compartilhados. Ou ainda que muitos churrascos são marcados. Uma rodinha entre amigos no bar, restaurante ou em casa. A cerveja torna as pessoas abertas e aptas a se conhecerem, compartilharem momentos e conversas.

>>> Qualidades do ser humano, características das cervejas <<<

A maioridade abre algumas portas na vida do jovem, e uma delas é a possibilidade de apreciar uma cerveja. É como um brinde a um ritual de passagem, esse momento importante que separa o adolescente do adulto. Um marco. Para alguns, a maturidade não vem com a maioridade, e demoram a compreender que do amadurecimento faz parte saber apreciar a cerveja.”

“Enfim, nos nossos relacionamentos, seja em um primeiro contato com alguém, seja em uma comemoração com velhos amigos, encontramos boas oportunidades para compartilharmos uma boa cerveja!”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O seu Blog da Cerveja Artesanal

O blog cervejeiro Cerveja de Todos os Jeitos foi criado por nós aqui do Clube do Malte com o objetivo de afunilar nosso vínculo com nossos leitores e trazer o melhor conteúdo sobre cervejas artesanais, estilos de cerveja, curiosidades, diferenças com a cerveja comum e notícias do mundo cervejeiro. Nosso objetivo é construir a maior e mais engajada comunidade de apaixonados por cerveja do Brasil, e acreditamos que o conhecimento é o primeiro passo para isso acontecer. Aqui é um espaço dedicado para falarmos sobre esta bebida milenar e nos aprofundarmos neste universo tão complexo, porém maravilhoso, que é o das cervejas especiais.
Com um leque tão grande de possibilidades entre os diferentes tipos de cerveja. Contudo, neste blog de cerveja você encontrará os mais variados assuntos e temas relacionados ao cenário cervejeiro do Brasil e do mundo. Aqui você encontrará conteúdos sobre harmonização com cerveja, roteiros cervejeiros, tudo sobre as mais famosas marcas de cerveja, entrevistas com cervejeiros e especialistas, homebrewing com dicas para cervejeiros caseiros, processo de produção de cerveja, entre vários outros no qual trabalhamos com toda dedicação e carinho para te deixar sempre bem informado e antenado. E tem mais, o que acha de ser nosso repórter cervejeiro e aparecer em nossa revista e aqui no Blog?
É simples, envie um e-mail para revista@clubedomalte.com.br com suas dúvidas sobre cervejas, ou dicas de conteúdos que gostaria de ver na revista e no blog. Ou ainda faça indicações de destinos cervejeiros que gostaria de compartilhar com os demais leitores, basta fazer um post em seu Facebook ou Instagram com a #meudestinocervejeiro contando sobre o seu destino preferido, ou se preferir, envie um e-mail para nós, que você poderá ser o repórter cervejeiro do mês. Cheers!