Aprenda como comprar e degustar um bom queijo

11/06/2018 - Prazeres Correlatos

498 visualizações

Aprenda como comprar e degustar um bom queijo

Lorenza Coelho
Jornalista , especialista em comunicação empresarial e amante de queijos. Por onde passa, gosta de conhecer e apreciar essa iguaria. É também editora-chefe do Portal do Queijo.

    Sabe comprar e degustar um bom queijo?

    Como boa mineira e queijólatra, sempre que me deparo com dicas e outros assuntos relacionados a queijo gosto de conhecer e esmiuçar.

    Estive com dois especialistas ano passado que me passaram algumas informações úteis que quero compartilhar com você. São eles: o veterinário mineiro, especialista em queijos artesanais de leite cru e consultor Elmer Almeida e o mexicano Carlos Yescas, diretor da cheesecoalition e um dos maiores defensores do queijo artesanal no mundo.

    Eles me ensinaram, respectivamente, como escolher o queijo na hora da compra e como degustá-lo de forma diferente..

     

    >>>Confira aqui os tipos de Queijo Minas artesanal<<<

    Na hora de comprar

    Elmer me contou que a compra do queijo de leite cru requer cuidados. O ideal é que se conheça a origem do produto porque este tipo de queijo, enquanto fresco, pode ter bactérias patogênicas que podem fazer mal a quem degustá-lo.

    Felizmente, em Minas Gerais temos vários produtores com certificação espalhados pelo estado. Mas para aqueles que não conseguem comprar esta iguaria direto da roça, a dica é procurar por queijos maturados que podem ser encontrados nos empórios e mercados, já que a qualidade em termos de segurança alimentar é maior.

    Durante a maturação ocorre uma série de processos físicos, bioquímicos e microbiológicos que alteram a composição química dos queijos, principalmente quanto a ao seu conteúdo em açúcares, proteínas e lipídeos. Ela é realizada em câmaras com controle de temperatura e umidade.

    Agora aprenda como  degustar um bom queijo

    Já Carlos Yeskas me ensinou uma forma bem diferente de apreciar o queijo. Achei tão interessante que preferi gravar um vídeo e colocar no canal do Youtube do Portal do Queijo:

    Mas também vou te explicar aqui o passo a passo:

    Segure o queijo e corte um pequeno pedaço. Em seguida, amasse-o em suas mãos e faça uma pequena massa para abrir o aroma do queijo. Com a mesma massa, faça uma pequena concha com sua mão e segure-a perto do nariz. Agora cheire-o profundamente.Novamente, com a mesma mão, pegue o queijo – um pedaço maior – e leve-o à boca. Ao degustá-lo e após engolir, abra um pouco sua boca para sentir um sabor mais completo.

    Espero que goste dessa dica! Quer saber mais sobre queijos, confira no Porta do Queijo.

    Até a próxima.

     

    Deixe uma resposta